Natal Iluminado embeleza Centro de SP e busca atrair pessoas para a região

Na abertura do evento promovido pela ACSP, em parceria com a Prefeitura, o prefeito Ricardo Nunes destacou outras medidas voltadas à reocupação do Centro, como o projeto Smart Sampa e mudanças na Operação Delegada

Karina Lignelli
15/Dez/2023
  • btn-whatsapp
Natal Iluminado embeleza Centro de SP e busca atrair pessoas para a região

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, realizou na noite da última quinta-feira (14/12), na Catedral da Sé, a abertura oficial do "Natal Iluminado". A iniciativa faz parte do calendário natalino e celebra o período com decoração e eventos gratuitos no Centro Histórico.

O projeto, que teve abertura oficial realizada pelo presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, é uma ação conjunta entre o poder público e empresários do comércio para tornar a região central, que tem intensa atividade comercial, mais atrativa para a população. 

"Estamos entusiasmados em trazer nosso Natal Iluminado, que acontece de forma muito especial. Será o maior evento de todos os anos, com diversas atrações e cuidado especial para as decorações, uma forma de valorizar e trazer público para prestigiar o Centro”, disse Ordine. 

A segurança do Centro é outra questão relevante nesse processo de ocupação da região, segundo o prefeito Ricardo Nunes, que também participou do evento. Recentemente ele anunciou a ampliação do efetivo de policiais militares de folga para fortalecer a Operação Delegada, em parceria com o Governo do Estado, e do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM).

O prefeito também citou as mais de 400 câmeras do projeto Smart Sampa espalhadas pela região, para auxiliar nesse trabalho. "Hoje o Centro está bem diferenciado, mas a ocupação desses espaços passa por atividades como a Vila Natalina e o próprio Natal Iluminado, parceria com a ACSP, que são ações fundamentais para tornar o Centro cada dia mais bonito." 

A Orquestra Sinfônica e Juvenil de Heliópolis e o Coral de Heliópolis, do Instituto Bacarelli, apresentaram um repertório natalino sob regência do maestro Edilson Ventureli

 

As Orquestras Sinfônica e Juvenil de Heliópolis e o Coral de Heliópolis, do Instituto Bacarelli, apresentaram durante o evento um repertório natalino sob regência do maestro Edilson Ventureli. O secretário de Estado Guilherme Afif Domingos também participou do evento, representando o governador Tarcísio de Freitas.

Ao final, os participantes da abertura do Natal Iluminado seguiram em cortejo até a frente da Prefeitura de São Paulo para participar da ativação da árvore tecnológica, que realiza diferentes projeções em LED. 

A ACSP também promove o Concurso Natal Iluminado, ação que vai premiar as melhores decorações de Natal da cidade. Podem participar estabelecimentos comerciais, residências, edifícios residenciais e públicos, lojas de shopping, galerias, centros comerciais, entre outros. Para saber como se inscrever e as regras do concurso, CLIQUE AQUI.

TARIFA ZERO MANTIDA

Ao mencionar os diversos pontos de decoração natalina espalhados pelo Centro, como o do perímetro formado pelas ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Benjamin Constant, onde há corredor com linhas aéreas iluminadas, e as Vila Natalinas espalhadas por outros pontos da cidade além da Sé (Vila Maria, Itaquera e Água Espraiada), Nunes reforçou o agradecimento à ACSP.

Ele destacou que, com isso, a "cidade está preparada" para as pessoas curtirem esse momento importante de confraternização com a família e os amigos passeando nos ônibus decorados - e com "Tarifa Zero no domingão", conforme disse. 

A gratuidade, aliás, foi um dos pontos destacados por Nunes como uma das apostas para melhorar o ambiente da cidade de São Paulo e estimular as pessoas a conhecerem e se deslocarem pela cidade.

Ele também disse que não há nenhum "descompasso" com o governo estadual por manter a Tarifa Zero, ao mesmo tempo em que foi anunciado o reajuste das tarifas do Metrô e CPTM.

O discurso de abertura do Natal Iluminado foi feito por Roberto Ordine (esq.), presidente da ACSP, que aparece ao lado da primeira dama da cidade de São Paulo, Regina Carnovale Nunes, e do Prefeito Ricardo Nunes

"Discutimos a questão com técnicos da Prefeitura e do Governo do Estado, e não há nenhum problema na diferenciação nas tarifas. O Metrô fez a correção em 13%, que é metade da inflação dos transportes (26%), e nós manteremos os R$ 4,40 - e a gratuidade aos domingos", disse. "O orçamento foi enviado para a Câmara, e o subsídio está alinhado com o governo e a Secretaria Estadual de Transportes."

A redução no número de passageiros desde 2019 - de 9 milhões para 7 milhões - foi a justificativa de Nunes para manter a gratuidade. Segundo ele, por uma questão de políticas públicas, é fundamental incentivar o uso do transporte coletivo, e que as discussões técnicas sobre o tema não incluíram só questões tarifárias, mas também sobre o meio ambiente e o trânsito da cidade. 

Também entra aí a questão da ociosidade do transporte público aos domingos, que chega a 60% do total. Neste dia, 1.730 linhas e 4.850 ônibus circulam, atingindo toda a capilaridade da cidade (2,2 milhões de passageiros), mas eles acabam circulando com apenas 40% da capacidade total.  

"Vamos liberar a ociosidade, que já é paga pela Prefeitura por quilômetro rodado", disse. "É importante que os paulistanos possam visitar espaços culturais, esportivos e de lazer para vivenciar sua cidade. Não terá nenhuma alteração: no próximo domingo, dia 17, começa a Tarifa Zero." 

As Vilas Natalinas espalhadas pela cidade concentram uma série de atrações para quem mora ou visita a Capital, de pista de patinação no gelo, passando por festival de food truck a calendário de shows que inclui artistas como Elba Ramalho, Roupa Nova e outros. O Festival de Natal vai até 25 de dezembro.

IMAGENS: ACSP/divulgação     *Alterado em 19/12 às 9h18

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis