Lojas Geek: por que esse negócio é um sucesso?

Com clientes fiéis e que gastam muito dinheiro com coleções, o mercado especializado no universo nerd, como a Loja Tip de Leonardo e Renata (na foto), movimenta UU$ 42 bilhões por ano no mundo e não para de crescer

Mariana Missiaggia
03/Out/2017
  • btn-whatsapp
Lojas Geek: por que esse negócio é um sucesso?

Cinco anos atrás, a Livraria Cultura apostou em um público que cresceu convivendo com desenhos, histórias em quadrinhos, jogos de vídeo game, séries e filmes, e lançou o projeto Geek.Etc.Br –uma loja inteira dedicada a produtos licenciados colecionáveis, no Conjunto Nacional, em São Paulo. Em 2016, o mesmo modelo de loja foi inaugurado também em Recife.

Hoje, já não restam dúvidas de que a rede de livrarias antecipou uma tendência e o que parecia ser brincadeira de criança e adolescente evoluiu para um mercado bilionário, que movimenta US$ 42 bilhões anuais (cerca de R$ 138 bilhões) mundo afora.

Das dez maiores bilheterias de 2016, seis eram de filmes de fantasia e ficção científica, que foram replicados em produtos do universo nerd, como almofadas, canecas, miniaturas e outros itens.

Star Wars, Harry Potter, Game of Thrones, Friends e Mulher Maravilha são alguns dos títulos que acumulam fanáticos, que são facilmente reconhecidos nas ruas por conta dos acessórios vendidos em lojas especializadas.

R$ 5 MIL NO CARTÃO DE CRÉDITO

Consumidor deste nicho, o analista de e-commerce Leonardo Pires de Almeida e a mulher Renata Lazarin Costa, costumavam passar horas garimpando colecionáveis com a temática de super-heróis em sites internacionais.

Sempre que algum jogo ou filme novo era lançado, Almeida pesquisava novidades e as revendia para seus amigos. Quando a consultoria em que trabalhava foi fechada, em 2014, ele e a esposa decidiram formalizar a prática com a abertura de um e-commerce: a Loja Tip.

O casal comprou tudo o que podia com o limite de R$ 5 mil no cartão de crédito e cadastrou uma série de produtos na internet. Em pouco tempo, eles juntaram o suficiente para abrir o primeiro escritório da empresa, que até então funcionava na sala de casa.

Hoje, a dupla fatura em média R$ 50 mil por mês e já abriu a primeira loja física, na rua Augusta, em São Paulo. Muito procurados como opção de presente para amigo secreto, datas como Dia dos Namorados e Natal, os itens chegam a causar reboliço na loja.

“Nessas datas o faturamento do mês é alcançado em uma semana e os produtos se esgotam”, diz.

O mesmo acontece em épocas de lançamentos de filmes. O crescimento de 50% no primeiro semestre 2017 em relação à 2016 também foi alavancado pela participação da marca em eventos, como o festival de música Lollapalooza.

Convidados pela própria organização, Almeida e Renata montam uma espécie de loja pop up para expor e vender os produtos, e acabam conquistando clientes do País todo.

Grandes varejistas como a Riachuelo também aderiram aos licenciados e passaram a vender itens de Star Wars aproveitando a demanda trazida pelo anúncio de pelo menos outros três filmes da saga até 2019. Nas lojas da rede, há camisetas, tênis, almofadas, lingeries e lençóis com a cara do vilão Darth Vader.

Em uma semana, 70 mil peças foram vendidas -volume que era esperado para um mês inteiro.

Na Livraria Cultura, além do espaço Geek.Etc.Br, todas as lojas da empresa passaram a receber uma área dedicada a esse segmento, sempre exposto com destaque.

A Loja Integrada, plataforma de e-commerce mais popular do Brasil, acompanha o crescimento do mercado Geek. No primeiro semestre de 2016, foram criadas 104 novas lojas na categoria de colecionáveis.

Outas 118 novas lojas passaram a comercializar os produtos no portal no mesmo período deste ano.

Agora, quando o assunto é faturamento, os números impressionam. Enquanto no primeiro semestre de 2016, os gastos chegaram a R$ 2,9 milhões, em 2017 o crescimento no faturamento atingiu 121% e chegou a R$ 6,4 milhões no primeiro semestre.

QUEM CONSOME

Poder de consumo e, claro, a paixão por certas referências definem os geeks. Histórias e personagens representam um público engajado que discute, acompanha e compra fielmente tudo que envolva este nicho de mercado.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Geek Power, elaborada pelo Ibope Conecta e o portal Omelete, com 26 mil pessoas, 68% dos geeks estão na faixa de 18 e 34 anos e 85% são homens.

Ainda de acordo com o estudo, 65% têm ensino superior. Outros 64% obtêm renda familiar entre dois e dez salários mínimos, e admiram marcas como Netflix, Disney, Marvel e Lucasfilms.

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
--
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas