Justiça liberta executivo brasileiro no Japão

Carlois Ghosn estava preso em Tóquio desde 19 de novembro, sob a acusação de ter subnotificado seus rendimentos e de ter transferido recursos ilegalmente para a Arábia Saudita

Ansa
06/Mar/2019
  • btn-whatsapp
Justiça liberta executivo brasileiro no Japão

O Tribunal de Tóquio aceitou nesta terça-feira (5/03) um pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente da Nissan, da Mitsubishi e da Renault Carlos Ghosn, suspeito de fraude fiscal, mediante pagamento de fiança de 1 bilhão de ienes (cerca de R$ 33,7 milhões, pela cotação atual).

O executivo brasileiro de 64 anos estava preso na capital do Japão desde 19 de novembro, sob a acusação de ter subnotificado seus rendimentos e de ter transferido recursos ilegalmente para a Arábia Saudita.

A Justiça já havia negado dois pedidos de liberdade, mas desta vez aceitou as novas condições sugeridas pelo advogado de defesa Junichiro Hironaka, que assumiu a função em fevereiro passado, após a saída de Motonari Otsuru.

LEIA MAIS: 'Erro o tempo todo, aprendo porque erro'

Ghosn terá de submeter suas comunicações online a controles dos promotores e terá seus deslocamentos vigiados por câmeras de segurança. Segundo Hironaka, no entanto, não há tempo hábil para tirar o executivo da cadeia já nesta terça-feira.

Os advogados da família Ghosn em Paris já haviam apresentado uma petição ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos questionando o período excessivo de prisão preventiva, superior a 100 dias.

Em função do escândalo, o brasileiro foi demitido da presidência da Nissan e da Mitsubishi e renunciou ao comando da Renault - as três montadoras formam uma aliança automotiva. Ghosn alega inocência e diz ser vítima de "complô" e "traição" por parte dos executivos da Nissan, que planejam mudar os termos da parceria com a Renault.

Atualmente, a montadora francesa tem 43% das ações do grupo japonês, com direito a voto, enquanto a Nissan, que é mais lucrativa, possui 15% da Renault, sem direito a voto.

FOTO: Divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais