Janeiro tem alta de 2,7% nas vendas do varejo paulistano

O resultado foi puxado pelas vendas à vista (4,1%), reflexo da demanda por itens típicos do verão e de início do ano. O número faz parte do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo

Redação DC
20/Jan/2020
  • btn-whatsapp

O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu 2,7% na primeira quinzena de janeiro, na comparação com igual período do ano passado. O resultado foi puxado pelas vendas à vista (4,1%), reflexo da demanda por itens típicos do verão e de início do ano. O número faz parte do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“A moda praia e produtos de drogaria, como protetor solar e bronzeador, ajudam a impulsionar essas vendas à vista. Tem também a procura por material escolar, que contribuiu com a alta”, explica Emilio Alfieri, economista da ACSP.

Já as vendas a prazo, que costumam refletir a procura por itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, cresceram menos, registrando alta de 1,3% nessa primeira quinzena do ano frente igual período de 2019.

O resultado dessa primeira metade de janeiro está dentro das expectativas da ACSP, segundo Alfieri. Ele lembra que no final do ano passado houve uma euforia no varejo por causa da liberação do FGTS, que ajudou a impulsionar as vendas.

“Essa euforia passou agora. O consumidor não tem mais os recursos do Fundo de Garantia e aparecem as contas de início do ano, como o IPVA e o IPTU. Então, é natural que os números sejam mais modestos. Essa alta de 2,7% pode ser considerada positiva”, diz o economista da ACSP.

Na comparação com a primeira quinzena de dezembro de 2019, o movimento de vendas cai 38,4%. Segundo Alfieri, esse é um resultado sazonal para a cidade de São Paulo, reflexo da base forte do final do ano passado e do tradicional êxodo do paulistano para o litoral e o interior, o que enfraquece o varejo da capital paulista.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física