Intenção de consumo das famílias melhora em fevereiro, diz CNC

A alta foi puxada pelo otimismo quanto às condições do momento. O subíndice Consumo Atual teve o avanço mais significativo do mês, de 3,9%

Estadão Conteúdo
18/Fev/2022
  • btn-whatsapp
Intenção de consumo das famílias melhora em fevereiro, diz CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 0,4% em fevereiro ante janeiro, para 77,6 pontos, informou nesta sexta-feira, 18/02, a entidade. É o maior nível do ICF desde maio de 2020, quando atingiu 81,7 pontos.

Na comparação com fevereiro de 2021, o aumento foi de 4,6%. Mesmo com a alta deste mês, o ICF segue abaixo do nível de satisfação (100 pontos), como ocorre desde 2015.

A alta de fevereiro foi puxada por uma melhoria nas condições de consumo no presente. O subíndice Consumo Atual teve o avanço mais significativo do mês, de 3,9% ante janeiro. Além disso, 16% das famílias disseram ter percebido um aumento de seu consumo no presente, maior proporção desde abril de 2020.

O subíndice Renda Atual cresceu 2,1% ante janeiro. A proporção de famílias que perceberam uma melhora na sua renda ficou em 21,7%, maior proporção desde junho de 2021.

A percepção sobre o mercado de trabalho também melhorou. O subíndice Perspectiva Profissional atingiu 90,8 pontos, alta de 0,9% ante janeiro e de 1,2% sobre fevereiro de 2021. A parcela de famílias que avaliaram esse item de forma negativa reduziu para o menor patamar desde abril de 2020, 48,9%. Em janeiro, esse porcentual era de 50,3% e, em fevereiro de 2021, de 50,8%.

O ICF também registrou os efeitos da alta de juros, por causa do ciclo de aumento da taxa básica Selic (de 2% ao ano, em março de 2021, para 10,75% ao ano atualmente). Por causa disso, o único subíndice do ICF a registrar queda em fevereiro foi Momento para Duráveis, com tombo de 7,7% ante janeiro, o sexto mês seguido de queda. Na comparação com fevereiro de 2021, a queda foi de 9,2%.

Por outro lado, houve alta de 0,7% ante janeiro no subíndice Acesso ao Crédito, após quatro meses de queda. Em nota, a CNC ressaltou que essa alta sugere que, apesar da alta da Selic, "o crédito continua sendo um importante indutor do consumo".

 

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais