Inpi quer facilitar registro de desenho industrial por microempresas

Registro de desenho industrial é uma proteção ainda pouco utilizada pelas empresas brasileiras, principalmente de micro e pequeno porte

Agência Brasil
28/Set/2017
  • btn-whatsapp
Inpi quer facilitar registro de desenho industrial por microempresas

Termina nesta sexta-feira (29/09) o prazo para recebimento de contribuições da sociedade civil na consulta pública aberta pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para elaboração do Manual de Desenho Industrial. O documento explica as diretrizes que as pessoas interessadas na obtenção desse tipo de registro devem cumprir.

O tema foi abordado no 1º Seminário Internacional de Desenho Industrial, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) e Inpi.

A analista do Sebrae-RJ, Renata Macedo, especialista em gestão de projetos, destacou que o registro de desenho industrial é uma proteção ainda pouco utilizada pelas empresas brasileiras, principalmente de micro e pequeno porte. O desconhecimento ainda é, para ela, a razão da pouca procura.

O seminário teve o objetivo de disseminar informações sobre as vantagens que o registro pode trazer aos designers do país.

“Informar aos empresários que existe essa possibilidade, que eles podem fazer uso para proteger os seus projetos, seus produtos, conhecer mais como é feito o registro”, completou Renata.

Renata Macedo avaliou que a proteção do desenho industrial está ligada não só à inovação, mas também à competitividade. “Porque, a partir do momento em que você tem a proteção daquela inovação, você pode ser mais competitivo frente à concorrência”. Por isso, ela salientou a importância do manual para informar como os empresários podem fazer o registro de suas obras.

O Sebrae-RJ também disponibiliza mecanismos de facilitação de acesso ao registro do desenho industrial. É o caso do Sebraetec. “Nós damos orientação e facilitamos o contato com prestadores de serviços, especialistas em propriedade intelectual, que irão ajudá-los nesse processo de registro que, muitas vezes, é de difícil acesso para as pequenas empresas”.

FOTO: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas