Inflação desacelera a 0,23% em maio, diz IBGE

Em abril, o IPCA havia registrado 0,61%. No ano, o índice acumula alta de 2,95%

Redação DC
07/Jun/2023
  • btn-whatsapp
Inflação desacelera a 0,23% em maio, diz IBGE

*com informações da Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,23% em maio deste ano. A taxa é menor que a de abril último (0,61%) e de maio de 2022 (0,47%).

Com o resultado, divulgado no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 7/6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA – a inflação oficial do país – é de 2,95% no ano. Em 12 meses, o acumulado é de 3,94%, abaixo dos 4,18% acumulados até abril.

Segundo Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio (FAC-SP), a inflação de maio veio abaixo da expectativa do mercado, que era de 0,33%, o que sugere que o Banco Central poderá iniciar a redução da taxa básica de juros, a Selic.

“A inflação está entrando na meta estabelecida pela Conselho Monetário Nacional, o que mostra que as ações do governo e as medidas de austeridade do Banco Central estão funcionando. Indica também que o BC pode iniciar a redução da Selic, o que será positivo para o crescimento econômico”, diz Medina.

O principal impacto na inflação de maio veio do grupo de despesas, saúde e cuidados pessoais, que registrou alta de preços de 0,93%, puxada por itens como planos de saúde (1,20%), itens de higiene pessoal (1,13%) e produtos farmacêuticos (0,89%).

QUEDA DE PREÇOS

Dois grupos de despesas acusaram deflação (queda de preços) e evitaram uma inflação maior: transportes (-0,57%) e artigos de residência (-0,23%).

O comportamento dos transportes foi influenciado pela queda de preços das passagens aéreas (-17,73%) e combustíveis (-1,82%) como óleo diesel (-5,96%), gasolina (-1,93%) e gás veicular (-1,01%).

Os alimentos continuaram registrando inflação (0,16%), mas em nível abaixo de abril (0,71%), devido ao comportamento de itens como preços das frutas (-3,48%), do óleo de soja (-7,11%) e das carnes (-0,74%).

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais