Ikesaki chega aos 60 e aposta em feiras de olho no futuro do mercado de beleza

Com 12 lojas de varejo e uma de atacado, Grupo tem investido em eventos regionais do setor com a expectativa de que representem 30% dos negócios totais nos próximos três anos

Redação DC
09/Set/2024
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Ikesaki chega aos 60 e aposta em feiras de olho no futuro do mercado de beleza

O fundador do Grupo Ikesaki, Hirofumi Ikesaki, falecido em 2022, construiu no bairro paulistano da Liberdade o primeiro supermercado de cosméticos do Brasil, que agora completa 60 anos. Nesse aniversário, a rede, que já coloca sua expertise em feiras do setor desde a década de 1980 ao iniciar a Beauty Fair, quer ampliar essa participação de olho "no futuro do mercado de beleza", conforme diz a marca. Com isso, a expectativa é que as feiras regionais de beleza representem 30% dos negócios totais da Ikesaki nos próximos três anos.

Hoje, consolidada como a maior feira de beleza das Américas a segunda maior do mundo, a Beauty Fair, que termina nesta terça-feira (10/09) na Expo Center Norte (Zona Norte da Cpital Paulista) movimenta R$ 1 bilhão em negócios/ano e atrai, em média, 205 mil visitantes em quatro dias de evento. Com seus mega estandes, a Ikesaki ocupa uma área de 1,5 mil m², reunindo todos os elos da cadeia: indústria, comércio e profissionais do ramo. 

Os bons resultados levaram o Grupo Ikesaki a apostar nessa vertente, passando a adquirir feiras profissionais com a proposta de expansão regional. Hoje, o grupo já comanda a  Professional Fair, a Barber Week, a PMU Prime Brazil e a Brazil Lash Congress. Para 2025, a previsão é realizar a Professional Fair SP (abril), em Minas Gerais (julho) e no Rio de Janeiro  (outubro). Para 2026, a Professional Fair acontecerá no Centro-Oeste e no Sul.

PIONEIRISMO

A ideia inovadora do sr.Hirofumi de revender produtos de beleza surgiu em 1964, quando  vendia produtos químicos para tinturarias de imigrantes japoneses em São Paulo. Ele observou que, graças às melhores condições econômicas, as esposas dos comerciantes estavam abrindo salões de cabeleireiros. Com a falta de recursos para contratar funcionários para loja, o empreendedor criou o sistema de autosserviço, em que o próprio cliente pegava os produtos nas gôndolas e levava ao caixa. O modelo hoje é adotado por todas as perfumarias. 

A formação profissional é outro braço da Ikesaki: um milhão de profissionais foram capacitados pela educação técnica profissional da rede desde seu momento zero, quando a Max Factor trouxe maquiadoras do Japão para lançar sua linha de produtos no Brasil, e fazer  demonstrações de uso dos produtos na loja. Essa ponto continua central para a Ikesaki, que o considera o principal pilar no desenvolvimento sustentável do mercado profissional de beleza.

Oferecer uma solução completa para o profissional de beleza, que em uma única visita à loja é capaz de montar seu salão inteiro, levou a Ikesaki a também oferecer móveis e outros utensílios. Hoje, as hiperlojas têm showroom, e as lojas menores consultam os produtos no catálogo virtual para oferecer atendimento especializado sobre esse tipo de compra.

O projeto de expansão das lojas marcou um ciclo de abertura com filiais com cerca de 2 mil m² em macrorregiões de São Paulo, incluindo São Miguel, Tucuruvi, Santo Amaro, Santo André e Campinas. Para acelerar a expansão, a partir de 2022 foram inauguradas lojas em torno de 600 m, que oferecem o mesmo mix de soluções; há unidades em Aricanduva, Tatuapé, Campo Limpo, Sorocaba e Santos. No total, são 12 lojas de varejo e um atacado - ou "atacarejo de produtos de beleza", pois atende também clientes pessoa física, na Marginal Tietê.

Do Grupo ainda faz parte a Taiff, de equipamentos profissionais, presente em mais de 150 mil pontos de vendas no Brasil e em 10 países do mundo. Para ter ideia, oito em cada 10 secadores de alta performance vendidos no Brasil são da marca Taiff, e cinco a cada 10 modeladores. 

FOTO: Reprodução do site

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