H&M abre sua primeira loja no metaverso

Varejista se tornou a primeira loja de moda a estar oficialmente presente e de portas abertas no ambiente. Contudo, os bens adquiridos só existem e poderão ser usados virtualmente

Mariana Missiaggia
04/Jan/2022
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H&M abre sua primeira loja no metaverso

A cada dia o metaverso ganha novos adeptos e se aproximando do varejo. Recentemente, a sueca H&M, do segmento de moda, lançou sua primeira loja no ambiente virtual.

Seguindo os passos de marcas como Nike, Adidas e Zara, que também têm apostado no conceito, a chegada da H&M ao metaverso tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais, explorando conceitos como os de realidade virtual e de realidade aumentada.

Empresa responsável pela ação da H&M, a Ceek, plataforma de streaming de realidade virtual 3D, simula experiências como as de assistir a um concerto ao vivo, estar em uma sala de aula e participar de um evento esportivo.

O intuito da desenvolvedora é invadir o máximo possível de áreas dentro do metaverso e capacitar os criadores com as ferramentas necessárias para gerar novos fluxos de receita digitalmente - sejam empresários, músicos, atletas ou o que for para impulsionar experiências que encantam em mundos virtuais existentes e emergentes.

LEIA MAIS: Por que as empresas devem ficar de olho no metaverso

Atualmente, já há uma gama de possibilidades de realidade virtual dentro da cidade Ceek no metaverso, incluindo um teatro, uma arena de concertos, um complexo esportivo e um hangout lounge.

Por meio de parcerias com a Universal Music, por exemplo, é possível realizar apresentações ao vivo de artistas mundialmente famosos como Bon Jovi, Lady Gaga, U2 e outros.

No caso da H&M, grandes personalidades do mundo da moda foram convidadas para o lançamento da nova coleção Innovation Circular Design Story, em Madri.

E na ocasião, a plateia pode mergulhar em seu próprio metaverso para descobrir a coleção usando seus próprios avatares. A marca realizou uma experiência de imersão única, em que os convidados puderam criar e explorar um desfile virtual em uma loja digital.

A partir disso, a varejista se tornou a primeira loja de moda a estar oficialmente presente e de portas abertas no metaverso. Sendo assim, já é possível andar pela loja, ver produtos, escolher e comprar na H&M Digital. Contudo, os bens adquiridos só existem e poderão ser usados no ambiente digital. Para aqueles que quiserem, num futuro breve, será possível encontrar e encomendar esses mesmos itens nas lojas físicas da H&M.

 

IMAGENS: H&M/divulgação

 

 

 

 

 

 

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