H&M abre sua primeira loja no metaverso

Varejista se tornou a primeira loja de moda a estar oficialmente presente e de portas abertas no ambiente. Contudo, os bens adquiridos só existem e poderão ser usados virtualmente

Mariana Missiaggia
04/Jan/2022
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H&M abre sua primeira loja no metaverso

A cada dia o metaverso ganha novos adeptos e se aproximando do varejo. Recentemente, a sueca H&M, do segmento de moda, lançou sua primeira loja no ambiente virtual.

Seguindo os passos de marcas como Nike, Adidas e Zara, que também têm apostado no conceito, a chegada da H&M ao metaverso tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais, explorando conceitos como os de realidade virtual e de realidade aumentada.

Empresa responsável pela ação da H&M, a Ceek, plataforma de streaming de realidade virtual 3D, simula experiências como as de assistir a um concerto ao vivo, estar em uma sala de aula e participar de um evento esportivo.

O intuito da desenvolvedora é invadir o máximo possível de áreas dentro do metaverso e capacitar os criadores com as ferramentas necessárias para gerar novos fluxos de receita digitalmente - sejam empresários, músicos, atletas ou o que for para impulsionar experiências que encantam em mundos virtuais existentes e emergentes.

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Atualmente, já há uma gama de possibilidades de realidade virtual dentro da cidade Ceek no metaverso, incluindo um teatro, uma arena de concertos, um complexo esportivo e um hangout lounge.

Por meio de parcerias com a Universal Music, por exemplo, é possível realizar apresentações ao vivo de artistas mundialmente famosos como Bon Jovi, Lady Gaga, U2 e outros.

No caso da H&M, grandes personalidades do mundo da moda foram convidadas para o lançamento da nova coleção Innovation Circular Design Story, em Madri.

E na ocasião, a plateia pode mergulhar em seu próprio metaverso para descobrir a coleção usando seus próprios avatares. A marca realizou uma experiência de imersão única, em que os convidados puderam criar e explorar um desfile virtual em uma loja digital.

A partir disso, a varejista se tornou a primeira loja de moda a estar oficialmente presente e de portas abertas no metaverso. Sendo assim, já é possível andar pela loja, ver produtos, escolher e comprar na H&M Digital. Contudo, os bens adquiridos só existem e poderão ser usados no ambiente digital. Para aqueles que quiserem, num futuro breve, será possível encontrar e encomendar esses mesmos itens nas lojas físicas da H&M.

 

IMAGENS: H&M/divulgação

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