Gastos com alimentação fora de casa sobem 7,3%

Em abril, vendas cresceram em todos os canais, como delivery, centros comerciais e lojas de rua e quiosques, segundo o Instituto Foodservice Brasil

Redação DC
18/Jun/2024
  • btn-whatsapp
Gastos com alimentação fora de casa sobem 7,3%

Apesar de uma redução de patamar, os gastos com alimentação fora de casa (foodservice) cresceram 7,3% em abril ante igual período do ano anterior. Os dados são do Índice de Desempenho do Foodservice (IDF), pesquisa mensal do Instituto Foodservice Brasil (IFB). 

Quando ajustado pela inflação, o crescimento real também se mostrou positivo, alcançando 2,9%. Esse desempenho reflete o aumento acumulado nos primeiros meses do ano, em que o setor atingiu 10,9% nas vendas totais e 6,5% nas vendas reais de janeiro a abril de 2024. 

A participação do canal delivery permaneceu em um patamar próximo ao do mês de março, e representou 21,9% do total das transações. As vendas nos centros comerciais e lojas de rua também mostraram crescimento em abril, registrando 3,8% e 11,1%, respectivamente. Da mesma forma, o número de quiosques obteve aumento de 2,3% na comparação anual.

O ticket médio apresentou um aumento de 1,3%, subindo de R$ 40,10, em abril de 2023, para R$ 40,60 em abril de 2024. Este incremento, embora pareça modesto, é significativo, considerando o contexto inflacionário. Além disso, o número de transações totais aumentou 4,3%, demonstrando uma recuperação no volume de vendas e no fluxo de clientes, embora ainda esteja abaixo dos 8% registrados nos dois meses anteriores.

A inflação acumulada dos últimos 12 meses para os associados do IFB foi de 5,1% em abril de 2024 - uma queda em relação aos 8,4% em abril de 2023. Essa redução contribuiu para a manutenção do poder de compra dos consumidores, favorecendo o desempenho do setor.

“As oscilações observadas são comuns, e fazem parte da curva histórica do foodservice no Brasil. E, mesmo nesse cenário, as redes analisadas apresentaram um crescimento maior que a média do mercado”, explicou Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais