IA cai no gosto do consumidor do foodservice

Uso da tecnologia para agilizar pedidos e para ter acesso a informações nutricionais e alergênicas dos pratos são as principais vantagens apontadas, segundo estudo da consultoria Galunion

Redação DC
05/Set/2024
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IA cai no gosto do consumidor do foodservice

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte do dia a dia dos estabelecimentos de foodservice, e o consumidor já sente isso: enquanto 79% aprovam o uso de IA para receber pedidos de forma mais ágil, outros 62% usam como fonte de informação nutricional e alergênicos para a dieta.

Os dados são do estudo "Alimentação Saudável Hoje: a visão do consumidor”, elaborado pela Galunion e apresentado nesta quinta-feira (05/09) no Galunion Insights 2024, realizado hoje e amanhã (06/09), no Senac Santo Amaro (Zona Sul da Capital paulista). Aqui, foram entrevistados 1.028 consumidores, de forma on-line, ao longo do mês de agosto. 

Entrando em questões que englobam a alimentação saudável, a mesma pesquisa ainda revela que 40% dos entrevistados gostariam de consumir produtos com apelos para saúde física ou mental. Ou seja, a geração de informação nutricional adequada é uma das necessidades do consumidor atual e que, segundo eles, pode ser aprimorada com o uso de IA.

Outra pesquisa apresentada no evento, “Tendências do Ecossistema de Foodservice”, explora a utilização de IA do ponto de vista dos operadores, mostrando que, atualmente, 31% das redes, 11% dos independentes e 43% dos fornecedores, utilizam IA profissionalmente nos negócios.

Ainda do ponto de vista dos operadores, enquanto 60% da amostra geral acredita que valorizar a equipe é fundamental para gerar uma melhor experiência para o cliente, esse número sobe para 72% se levarmos em conta os estabelecimentos de alta performance. 

Além disso, os respondentes que usam Inteligência Artificial estão ainda mais alinhados com isso, já que 77% dos que usam IA acreditam na necessidade de valorização dos times.

Voltando à questão de saudabilidade, o estudo mapeou as tendências ligadas à alimentos e bebidas que os negócios irão apostar nos próximos 12 meses. Neste caso, entendendo a importância o conceito para o mercado, 24% das redes, 17% dos independentes e 40% dos fornecedores, afirmaram que irão investir em produtos com apelos para saúde física e mental.

Os dados gerais do estudo da Galunion, que pesquisou o Ecossistema de Foodservice englobaram 372 marcas, que respondem por 9.571 unidades e atendem 404.550 consumidores.  

FOTO: Freepik

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