Franquias crescem com um pé no interior e outro no exterior
As estratégias adotadas para promover o crescimento desse modelo de negócio, que faturou 8,3% mais em 2016, serão o destaque da ABF Franchising, que começa nesta quarta
O mercado de franquias continua sendo uma das principais alternativas para quem quer empreender e abrir um negócio próprio.
Em um ano e meio, o franchising brasileiro ganhou mais de 70 novas marcas, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Foram 62 redes em 2016 e outras 14 nos primeiros cinco meses deste ano. Entre as estreantes estão as marcas Rochinha, fabricante de sorvetes do litoral norte paulista, e a de móveis modulados Todeschini.
Das 76 novas marcas que chegaram ao mercado, 20 são do ramo de alimentação, 18 da área de saúde, beleza e bem-estar e 11 de serviços para casa, construção e limpeza.
Todas elas estarão expostas nesta quarta-feira (21/06), na maior feira de franquias do país, a ABF Franchising Expo, que deve receber 65 mil visitantes até o próximo sábado (24/06).
Altino Cristofoletti Júnior, presidente da entidade, afirma estar confiante de que assim como nos dois últimos anos o evento servirá como uma espécie de inspiração e salvação para quem sofre os efeitos da recessão.
“Nós temos muito espaço para crescer. O Brasil não é aquilo que estamos vendo nos jornais", diz.
O setor representa 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas do país) e, mesmo com todas as dificuldades, faturou mais de R$ 150 bilhões em 2016 - um crescimento nominal de 8,3%.
A queda da inflação, a abertura de 20 novos shoppings e a leve melhora na confiança do consumidor e do empresário contribuíram para o desempenho positivo do setor.
Consideradas as principais apostas do franchising, a interiorização e a internacionalização têm sido a estratégia mais adotada para colocar as redes em evidência, de acordo com o presidente da entidade. Atualmente, 5.570 municípios do país têm franquias.
A tendência de inserir marcas em cidades que apresentam arranjos econômicos mais estruturados, como o agronegócio, e naquelas que se destacam pela criação de empregos, deve registrar um crescimento superior a 2% em 2017, de acordo com Cristofoletti. É o fenômeno da interiorização.
Paralelamente, o processo de internacionalização das marcas brasileiras, está acontecendo dentro de um processo de planejamento e não por impulso, de acordo com o presidente da entidade.
Este ano a feira receberá empreendedores de toda a América Latina interessados em levar franquias brasileiras para países como Uruguai, Guatemala, Chile e Argentina.
"Às vezes, ir para outro país não significa ganhar dinheiro, mas sim fortalecer a marca", diz.
Outra preocupação do setor é como lidar com a geração Millennial (nascidos após 1982). Além de franqueados e consumidores, os millenials também já estão se tornando franqueadores e estão quebrando alguns paradigmas.
Uma pesquisa realizada pelo Bureau of Labor Statistics, em 2016, mostra que de 50% a 75% dos millennials associam o franchising ao empreendedorismo.
Esses jovens são ambiciosos e enxergam no modelo uma forma rápida de empreender, ganhar independência financeira, autonomia e acesso ao conhecimento.
Numa outra análise, realizada junto aos baby boomers (nascidos no período de 1946 a 1964), somente 9% fazem a mesma associação que os millennials.
Ou seja, para essa geração o franchising aparece como uma alternativa além dos cargos executivos em empresas, sem estresse, e sim, como algo motivador para esse período da vida.
Liana Bittencourt, consultora e sócia-diretora do Grupo Bittencourt, acredita que é preciso mais atenção a esse novo perfil de investidores no mercado.
Para Liana, o franqueador deve se acostumar cada vez mais a lidar com pessoas das mais diversas origens e expectativas, além de aprender a cultivar a criatividade, potencializar talentos e gerenciar custos - como fazem muito bem as startups.
"O franqueado tem que estruturar um modelo em que franqueado e franqueador ganhem", diz.
"O franqueado é um empresário e não um funcionário comprando o seu emprego".
*FOTO: Divulgação ABF