Fortalecimento do SCPC marca atual momento da Equifax-Boa Vista

Diretor do único birô de crédito a trabalhar 100% em nuvem, Alexandre Kanbach contou, durante o 21º Congresso da Facesp, como espera expandir o negócio com ações voltadas aos pequenos negócios

Mariana Missiaggia
16/Mai/2024
  • btn-whatsapp
Fortalecimento do SCPC marca atual momento da Equifax-Boa Vista

Fundamentais para ampliar a oferta de crédito ao consumidor, os serviços de proteção ao crédito garantem maior segurança na concessão de financiamentos e simplificam as operações. 

Criado em 1956 pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) atendia à demanda de seus associados que vendiam a prestação e buscavam certa garantia para conceder crédito aos consumidores.

Era a partir do cadastro de negativos de um grupo de lojas associadas, como Mappin e Ducal, que o serviço administrado pela ACSP permitia o cerco daqueles que já estavam em débito, além da inclusão dos nomes que se tornavam inadimplentes posteriormente. O tempo passou e, em 2010, para continuar competitivo no mercado, o SCPC buscou investidores. Nascia então a Boa Vista SCPC.

No ano passado, mais uma etapa desse processo aconteceu, com a combinação de negócios entre a Boa Vista e a Equifax, permitindo usar a experiência global da companhia americana, que opera em 24 países, assim como sua tecnologia e capacidade de investimentos para expandir as operações do birô de crédito no Brasil.

O PRÓXIMO PASSO...

Agora, a prioridade é resgatar o vigor da marca SCPC e fortalecer essa plataforma, segundo Alexandre Kanbach, diretor comercial da Equifax.

"A marca SCPC tem um peso tão grande nesse processo de recuperação de dívida que quando o devedor recebe um comunicado impresso ou digital informado pelo SCPC, isso ganha uma urgência diferente", disse o executivo durante o 21º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ações para fortalecer ainda mais a marca estão sendo elaboradas, segundo Kanbach. A expectativa é que a partir de junho algumas novidades sejam anunciadas.

Aposta nos pequenos negócios - Apostando na capilaridade da rede de associações comerciais, Kanbach diz identificar na robusta estrutura comercial dessas sedes regionais um dos principais alavancadores da Boa Vista-Equifax.

O objetivo de ampliar a participação no mercado de análise de crédito para pequenas e médias empresas (PMEs) passa pela criação de uma vice-presidência de PME, comandada por Luiz Rufino.

Anteriormente, o departamento comercial da Boa Vista era unificado, com PMEs e grandes empresas. Essa nova divisão, segundo Rufino, permite desenvolver ações voltadas especificamente aos pequenos negócios, atendendo as particularidades e necessidades do segmento. 

De um modo geral, o plano é levar inovação à rede Facesp, compartilhando experiências que deram certo em outros países, como nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na Ásia, na Índia, na Austrália, e outros lugares em que estão presentes.

“As associações comerciais parceiras terão a responsabilidade de apoiar e abrir as portas para o birô, por meio de agendas de visita, eventos, entre outras iniciativas para juntos transformarmos este potencial a ser explorado em receita real”, disse Kanbach.

Enquanto as associações comerciais trabalham na busca por novos clientes, a Equifax apoiará esse processo oferecendo inteligência analítica, capacitação, leads, estudos de potencial, além de produtos e serviços de qualidade.

Nas palavras do executivo, o trabalho dessa rede de associações se destaca justamente pela proximidade e pela forma direta como elas se comunicam com os lojistas. Quatro pilares centrais norteiam essa nova estratégia comercial:

Qualificação: capacitação e qualificação constantes da força comercial, com um maior engajamento das equipes das associações comerciais; e identificação e o compartilhamento das melhores práticas adotadas na rede Facesp, que resultaram em desempenhos de destaque;

Governança: implantação de um modelo de negócio focado em resultados e metas, utilizando indicadores e benchmarks de desempenho. Neste pilar estão previstas as reuniões com o comitê gestor da Facesp, quando assuntos estratégicos e de ações práticas de melhoria do novo plano comercial serão debatidos;

Cobertura: ampliação da base de consulentes;

Dados: aceleração da agenda de negativação e do consumidor positivo.

 

IMAGEM: Vinicius Cordeiro

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais