Ferramentas ajudam lojistas a comprar e vender melhor

Lojistas e fornecedores atacadistas estão cada vez mais conectados e reformularam seus modelos de negócios. Com o uso da tecnologia, ficou mais fácil precificar, gerir estoque, entre outras demandas do dia a dia

Mariana Missiaggia
08/Nov/2018
  • btn-whatsapp
Ferramentas ajudam lojistas a comprar e vender melhor

Assim como a internet mudou a forma como as pessoas compram e conhecem novas marcas, ela também está revolucionando a maneira como lojistas e fornecedores negociam.

Com o avanço da tecnologia, muitas plataformas e aplicativos trouxeram uma série de soluções para as varejistas. No entanto, apenas 35% do varejo brasileiro têm adotado estratégias digitais em seus negócios, de acordo com dados da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac).

Especialistas dizem que investir em softwares para automatizar as lojas não é mais uma tendência, e sim uma necessidade. Por isso, listamos quatro ferramentas que auxiliam no gerenciamento de lojas para que a operação como um todo seja bem-sucedida.

EMULZINT E-VOCÊ

A Emulzint, fornecedora de ingredientes para padarias e confeitarias, lançou um aplicativo que auxilia os gestores em atividades do dia a dia e ainda promete impulsionar as vendas dos estabelecimentos.

Chamado de “Emulzint e-Você”, a ferramenta de precificação serve a diversas finalidades. A função “Folha de Custo”, por exemplo, calcula o custo final de cada receita.

Só é preciso colocar o custo dos ingredientes e, em cada receita, inserir a quantidade que cada porção leva. A partir daí, o aplicativo calcula o gasto com cada receita de acordo com o rendimento e sugere um preço de venda.

O aplicativo também dá dicas de merchandising e oferece a personalização de banners para serem usados em datas comemorativas e promoções das padarias e confeitarias. 

HOUPA

Com o objetivo de reunir compradores e fornecedores dos grandes polos de moda do Brasil e do mundo, o aplicativo Houpa foi desenvolvido para simular o ambiente físico das lojas no cenário virtual, onde tudo é feito 100% online.

Disponível gratuitamente, a plataforma conecta fornecedores de atacado a empresários de forma simples, rápida e fácil.

Para acessá-la, é necessário realizar um cadastro, onde são solicitadas informações como o CNPJ de compradores e vendedores. Após esse passo, o vendedor pode avaliar o cadastro de seus clientes para optar se deseja ou não trabalhar com o mesmo sem tanta burocracia.

O aplicativo traz funcionalidades como chat, feed de notícias para acompanhar lançamentos, promoções, busca de marcas, produtos, acessórios, consulta de preço, histórico de pedidos e acompanhamento do status dos pedidos em tempo real.

MEU ATENDIMENTO

Mesmo com a evolução do conceito omnichannel, a loja física continua sendo o principal canal de aproximação entre lojistas e consumidores. Ainda é nesse ambiente que a maioria das decisões de compra acontece e também onde muitos clientes desistem de determinado produto ou serviço.

Para entender melhor essa jornada, o aplicativo Meu Atendimento ajuda o varejista a mapear e automatizar processos como primeiro atendimento, pagamento e análise do fluxo de clientes na loja.

A partir dessa ferramenta, o funcionário preenche um questionário no smartphone assim que o cliente sai da loja, informando os motivos pelos quais a compra não se concretizou.

Em seguida, o aplicativo compila as respostas e as transforma em gráficos e análises sobre as vendas perdidas. Com os dados, traça algumas oportunidades e ajuda a identificar possíveis gargalos da empresa.

TRUSTVOX

Independentemente do canal em que a compra ocorra, hoje em dia, o consumidor tem a oportunidade de avaliar e compartilhar sua experiência no universo online. Se a jornada de compra for positiva, o lojista sai ganhando e sabe onde está acertando.

Mas, quando isso não acontece, é muito comum que as reclamações caiam direto nas redes sociais e abalem a reputação da empresa. Nesse caso, a resposta deve ser rápida e alguns softwares podem ajudar a monitorar o que estão falando sobre sua marca. 

Além de rastrear essas citações, o Trustvox verifica a veracidade de resenhas postadas nas mídias sociais e demais canais digitais por meio de opiniões reais sobre produtos e serviços. A partir disso, a ferramenta identifica e neutraliza possíveis perfis falsos. 

“Muitas lojas virtuais moderam as opiniões e excluem avaliações negativas, o que prejudica o cliente no momento da compra. O consumidor online não tem como testar o produto e, por isso, ele se sente sozinho e tem medo de errar, desistindo da compra na maioria das vezes”, diz a CEO, Tatiana Pezoa.

FOTO: Shopfy

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais