Faturamento do e-commerce cresce, mas volume de vendas cai

Levantamento feito pela Ebit durante período que contempla a Black Friday e o Natal mostra recuo de 5,9% na quantidade de pedidos feitos online

Estadão Conteúdo
26/Dez/2016
  • btn-whatsapp
Faturamento do e-commerce cresce, mas volume de vendas cai

O comércio eletrônico registrou crescimento nominal de 3,8% no valor das vendas durante o Natal, na comparação com igual período do ano anterior, segundo dados da Ebit, empresa especializada em informações sobre o setor. 

O resultado considera o período de 15 de novembro a 24 de dezembro e inclui, portanto, vendas feitas durante a Black Friday, período promocional de novembro.

As vendas no período totalizaram R$ 7,7 bilhões no e-commerce. Apesar do crescimento em valor, a quantidade de pedidos feitos online caiu. Foram 16,6 milhões de encomendas, recuo de 5,9% ante 2015.

A Ebit considera que, embora as vendas tenham registrado resultado bom durante a Black Friday, as semanas seguintes não confirmaram as expectativas positivas do setor.

"Os indicadores macroeconômicos apresentaram redução da confiança do consumidor nos últimos dois meses e houve o aumento da incerteza com relação à economia brasileira", disse em nota Pedro Guasti, CEO da Ebit. 

"Isso refletiu diretamente nas vendas do varejo restrito, incluindo o e-commerce", conclui.

O tíquete médio das compras online no período foi de R$ 463, alta de 10,3% na comparação com o mesmo período de 2015. Segundo o monitoramento da Ebit, as categorias de produtos que mais venderam foram eletrodomésticos, seguidos por itens de moda, telefonia, cosméticos e, por fim, produtos para casa e decoração.

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas