Embraer testa avião movido a biocombustível de cana

É a primeira vez que o programa ecoDemonstrator, lançado em 2011 pela Boeing, é realizado fora do território norte-americano e em parceria com outra fabricante

Estadão Conteúdo
27/Nov/2016
  • btn-whatsapp
Embraer testa avião movido a biocombustível de cana

Um avião que usa biocombustível de cana-de-açúcar e tecnologias sustentáveis está sendo testado em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Na cidade fica uma unidade da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), que desenvolve o projeto em parceria com a Boeing.

Os testes com a aeronave, que pesa 35 toneladas, são os primeiros no País e começaram neste mês. O modelo E170 conta com tecnologias de ponta voltadas para a preservação do meio ambiente e foi testado, até agora, em 15 voos.

Primeiro modelo do programa batizado de ecoDemonstrator, a aeronave tem capacidade para 70 passageiros e soma características curiosas, como uma tinta especial que impede insetos de ficarem no bico do avião. Isso facilita a lavagem da aeronave e economiza água.

Já as asas foram fabricadas com vidro e isopor para não haver muito barulho nos pousos e decolagens, evitando a poluição sonora.

No caso do combustível à base de cana, a vantagem é ambiental, com a redução de 80% na emissão de gases capazes de causar o efeito estufa.

LEIA MAIS: Avião solar inicia teste de vôo sem combustível

Os primeiros testes foram considerados favoráveis. O coordenador da pesquisa, Onofre Andrade, diz que a única dificuldade que ainda persiste é o custo do combustível.

"Hoje ele ainda é mais alto que o combustível fóssil, mas a expectativa é que, em dois anos, já fique compatível", explica.

PARCERIA

A aeronave, do modelo E170, levantou voo agora, mas foi apresentada pela primeira vez em julho deste ano. Com os recursos de que dispõe, ela pretende elevar a eficiência e o desempenho do setor aéreo.

É a primeira vez que o programa ecoDemonstrator, lançado em 2011 pela Boeing, é realizado fora do território norte-americano e em parceria com outra fabricante.

A parceria, firmada no Brasil no ano o passado, buscou juntar de forma inédita os esforços de duas das principais fabricantes de aeronaves do mundo em benefício da indústria aeroespacial.

"Ao integrar e testar diferentes tecnologias em uma única aeronave no Brasil, contribuímos com um poderoso instrumento de apoio ao desenvolvimento tecnológico e à inovação", disse Mauro Kern, vice-presidente Executivo de Operações da Embraer, por ocasião da apresentação da aeronave.

FOTO: Divulgação

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas