Distrital Mooca premia empresas e instituições da região
1º Prêmio Destaque Empresarial lançado pela Distrital Mooca da ACSP em parceria com o São Cristóvão Saúde premiou personalidades do empresariado e empresas, como a padaria Cepam e o Mooca Plaza Shopping
A noite da última quarta-feira (28/8) marcou o lançamento do 1º Prêmio Destaque Empresarial, organizado pela Distrital Mooca da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o São Cristóvão Saúde. Na ocasião, nova empresas foram premiadas, além de uma instituição e algumas personalidades do empresariado também foram homenageadas.
O evento marcou o encerramento dos festejos de aniversário do bairro da Mooca, que completou 463 anos no último dia 17/8. A premiação reuniu cerca de 250 pessoas entre autoridades e convidados.
A premiação trouxe para a classe empresarial e de profissionais de diversas áreas e segmentos de atuação, a oportunidade de brilharem por mérito na atuação profissional, pela postura de comprometimento, com ética e responsabilidade, sem esquecer do caráter empreendedor e filantrópico de muitos dos homenageados.
Para Luiz Carlos Castan, superintendente da Distrital Mooca, promover esse tipo de evento é importante pois exalta não apenas as empresas, instituições e pessoas em questão, mas também toda a ética, cidadania, valorização humanística, cuidado com o próximo e qualidade nos serviços prestados por eles.
"Isso em muito se assemelha às qualidades que a ACSP busca na excelência de sua atuação como entidade de classe que fomenta o empreendedorismo e luta pela livre iniciativa”, diz.
Franciso Antonio Parisi, vice-presidente da ACSP, representou o presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto, durante o evento e aprovou a realização do evento.
"Sempre estimulo e busco incentivar a realização desses eventos porque eles são a clara oportunidade de mostrar o que de melhor a nossa sociedade e nossos profissionais podem realizar e construir para um mundo melhor, com mais equidade, equilíbrio, responsabilidade social, geração de riquezas e qualidade de vida", diz.
Parisi aproveitou a data (28/8) em que também se comemora o Dia do Voluntariado, para homenagear o corpo diretivo da ACSP, que é formado por voluntários que honram o compromisso assumido.
Já Valdir Ventura, CEO do São Cristóvão Saúde, agradeceu a parceria de “empresas cidadãs e amigas”, e a oportunidade de reconhecer talentos através do Prêmio Destaque Empresarial e as demais categorias criadas para contemplar outras áreas de atuação.
Ao receber um prêmio especial e surpresa, categoria única, de personalidade do ano “Hors-Concours” (na tradução literal do francês para o português: fora de competição) criada para que recebesse a homenagem em nome do pai, Américo Ventura, Valdir se emocionou.
"Peço desculpas por não conseguir falar. A emoção tomou conta de minhas palavras, só posso dizer muito obrigado e o quanto esta noite será guardada para sempre”.
A parte histórica do evento ficou com o Encontro Histórico-Cultural da Mooca, em sua quarta edição, coordenado pela jornalista Elizabeth Florido, também diretora da Distrital Mooca, e que este ano trouxe o olhar para o grande desenvolvimento sócio-econômico a partir dos adventos das indústrias da Mooca.
Considerada o símbolo máximo da industrialização paulistana, a Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM) foi lembrada por Elizabeth. Em um resgate histórico, ela aponta que a empresa chegou a ser a maior da América Latina, com cerca de 350 empresas dos mais variados ramos de atividades e se tornou um ícone da industrialização de São Paulo - modelo das primeiras indústrias paulistanas que se instalaram no bairro da Mooca.
Andrea Matarazzo, ex-secretário de Estado da Cultura de São Paulo, representou a família durante a homenagem que destacou a importância da família fundadora do complexo industrial.
Ao agradecer a escolha, Matarazzo destacou seu contentamento em ver as indústrias em destaque numa época em que se entende que elas estejam “fora de moda”. "Destacar e homenagear o pioneirismo e a capacidade empreendedora de minha família é mostrar às gerações atuais que não é de agora que se faz empreendedorismo”.
Confira a lista dos homenageados e as respectivas categorias em que foram contemplados:
Homenageados do IV Encontro Histórico-Cultural da Mooca:
-Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo - Andrea Matarazzo;
-Grupo Comolatti - Sergio Comolatti (presidente) - representante: José Sardinha (diretor administrativo).
Prêmio Destaque Empresarial:
- Lapefer Comércio e Indústria de Laminados Ltda. – recebeu seu presidente, Miguel Jorge Locatelli;
- Mooca Plaza Shopping - recebeu seu superintendente, Rafael Saito, acompanhado de Isabela Moreira, gerente de Marketing;
-Panificadora Cepam – recebeu seu diretor, Reinaldo Bertagnon;
-Sacada Pizzaria – recebeu seu proprietário, José Leandro Silva;
-Drogaria Sinete - recebeu seu proprietário, Mário Batista Câmara;
-X-Car - recebeu um dos sócios-proprietários, Marcelo Giordano.
-Verzino Arquitetura – arquiteta responsável, Cibeli Bagnato.
- L+M Gets - Gestão, espaços, tecnologia em saúde - sócio-diretor, Lauro Michelin.
-MR Consultores Associados – recebeu seu diretor, Rogério Medeiros.
Prêmio Destaque Empoderamento da Mulher:
-Profa. Alzira Altenfelder Silva Mesquita – veio representá-la, do alto de seus 104 anos, a diretora pedagógica do Colégio São Judas Tadeu, Sineide Esteves Peinado.
Prêmio Destaque Responsabilidade Social:
-Newton Zadra – presidente do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente.
Prêmio Destaque Empresarial Américo Ventura – categoria Empresário do ano:
-Jaime Basso – presidente e CEO da Cooperativa Sicredi – na ocasião, representado por Moacir Nieuhues, diretor executivo.
Prêmio surpresa Destaque Empresarial Américo Ventura – categoria Hors Concours – Personalidade Empresarial do Ano:
-Valdir Pereira Ventura – CEO do Grupo São Cristóvão Saúde.