Distrital Mooca premia empresas e instituições da região

1º Prêmio Destaque Empresarial lançado pela Distrital Mooca da ACSP em parceria com o São Cristóvão Saúde premiou personalidades do empresariado e empresas, como a padaria Cepam e o Mooca Plaza Shopping

Redação DC
30/Ago/2019
  • btn-whatsapp
Distrital Mooca premia empresas e instituições da região

A noite da última quarta-feira (28/8) marcou o lançamento do 1º Prêmio Destaque Empresarial, organizado pela Distrital Mooca da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o São Cristóvão Saúde. Na ocasião, nova empresas foram premiadas, além de uma instituição e algumas personalidades do empresariado também foram homenageadas. 

O evento marcou o encerramento dos festejos de aniversário do bairro da Mooca, que completou 463 anos no último dia 17/8. A premiação reuniu cerca de 250 pessoas entre autoridades e convidados.

A premiação trouxe para a classe empresarial e de profissionais de diversas áreas e segmentos de atuação, a oportunidade de brilharem por mérito na atuação profissional, pela postura de comprometimento, com ética e responsabilidade, sem esquecer do caráter empreendedor e filantrópico de muitos dos homenageados.

Para Luiz Carlos Castan, superintendente da Distrital Mooca, promover esse tipo de evento é importante pois exalta não apenas as empresas, instituições e pessoas em questão, mas também toda a ética, cidadania, valorização humanística, cuidado com o próximo e qualidade nos serviços prestados por eles.

"Isso em muito se assemelha às qualidades que a ACSP busca na excelência de sua atuação como entidade de classe que fomenta o empreendedorismo e luta pela livre iniciativa”, diz.

Franciso Antonio Parisi, vice-presidente da ACSP, representou o presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto, durante o evento e aprovou a realização do evento.

"Sempre estimulo e busco incentivar a realização desses eventos porque eles são a clara oportunidade de mostrar o que de melhor a nossa sociedade e nossos profissionais podem realizar e construir para um mundo melhor, com mais equidade, equilíbrio, responsabilidade social, geração de riquezas e qualidade de vida", diz.

Parisi aproveitou a data (28/8) em que também se comemora o Dia do Voluntariado, para homenagear o corpo diretivo da ACSP, que é formado por voluntários que honram o compromisso assumido.

Já Valdir Ventura, CEO do São Cristóvão Saúde, agradeceu a parceria de “empresas cidadãs e amigas”, e a oportunidade de reconhecer talentos através do Prêmio Destaque Empresarial e as demais categorias criadas para contemplar outras áreas de atuação.

Ao receber um prêmio especial e surpresa, categoria única, de personalidade do ano “Hors-Concours” (na tradução literal do francês para o português: fora de competição) criada para que recebesse a homenagem em nome do pai, Américo Ventura, Valdir se emocionou.

"Peço desculpas por não conseguir falar. A emoção tomou conta de minhas palavras, só posso dizer muito obrigado e o quanto esta noite será guardada para sempre”.

A parte histórica do evento ficou com o Encontro Histórico-Cultural da Mooca, em sua quarta edição, coordenado pela jornalista Elizabeth Florido, também diretora da Distrital Mooca, e que este ano trouxe o olhar para o grande desenvolvimento sócio-econômico a partir dos adventos das indústrias da Mooca.

Considerada o símbolo máximo da industrialização paulistana, a Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM) foi lembrada por Elizabeth. Em um resgate histórico, ela aponta que a empresa chegou a ser a maior da América Latina, com cerca de 350 empresas dos mais variados ramos de atividades e se tornou um ícone da industrialização de São Paulo - modelo das primeiras indústrias paulistanas que se instalaram no bairro da Mooca.

Andrea Matarazzo, ex-secretário de Estado da Cultura de São Paulo, representou a família durante a homenagem que destacou a importância da família fundadora do complexo industrial.

Ao agradecer a escolha, Matarazzo destacou seu contentamento em ver as indústrias em destaque numa época em que se entende que elas estejam “fora de moda”. "Destacar e homenagear o pioneirismo e a capacidade empreendedora de minha família é mostrar às gerações atuais que não é de agora que se faz empreendedorismo”.

Confira a lista dos homenageados e as respectivas categorias em que foram contemplados:

Homenageados do IV Encontro Histórico-Cultural da Mooca:

-Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo - Andrea Matarazzo;
-Grupo Comolatti - Sergio Comolatti (presidente) - representante: José Sardinha (diretor administrativo).

Prêmio Destaque Empresarial:

- Lapefer Comércio e Indústria de Laminados Ltda. – recebeu seu presidente, Miguel Jorge Locatelli;
- Mooca Plaza Shopping - recebeu seu superintendente, Rafael Saito, acompanhado de Isabela Moreira, gerente de Marketing;
-Panificadora Cepam – recebeu seu diretor, Reinaldo Bertagnon;
-Sacada Pizzaria – recebeu seu proprietário, José Leandro Silva;
-Drogaria Sinete - recebeu seu proprietário, Mário Batista Câmara;
-X-Car - recebeu um dos sócios-proprietários, Marcelo Giordano.
-Verzino Arquitetura – arquiteta responsável, Cibeli Bagnato.
- L+M Gets - Gestão, espaços, tecnologia em saúde - sócio-diretor, Lauro Michelin.
-MR Consultores Associados – recebeu seu diretor, Rogério Medeiros.

Prêmio Destaque Empoderamento da Mulher:

-Profa. Alzira Altenfelder Silva Mesquita – veio representá-la, do alto de seus 104 anos, a diretora pedagógica do Colégio São Judas Tadeu, Sineide Esteves Peinado.

Prêmio Destaque Responsabilidade Social:

-Newton Zadra – presidente do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente.

Prêmio Destaque Empresarial Américo Ventura – categoria Empresário do ano:

-Jaime Basso – presidente e CEO da Cooperativa Sicredi – na ocasião, representado por Moacir Nieuhues, diretor executivo.

Prêmio surpresa Destaque Empresarial Américo Ventura – categoria Hors Concours – Personalidade Empresarial do Ano:

-Valdir Pereira Ventura – CEO do Grupo São Cristóvão Saúde.

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas