'Degustação' da Francal marca volta das feiras de negócio

Em formato showroom, evento presencial do setor calçadista acontece nos dias 1 e 2 de setembro, com foco em negócios, relacionamento e rígidos protocolos sanitários. Última edição foi em 2019 (acima)

Karina Lignelli
26/Ago/2021
  • btn-whatsapp
'Degustação' da Francal marca volta das feiras de negócio

Um dos setores que mais sofreram os impactos da pandemia em 2020 foi o de feiras de negócios, que deixou de alavancar mais de R$ 900 milhões devido aos cancelamentos ou adiamentos dos eventos presenciais, segundo levantamento da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios).

Com o avanço da vacinação, flexibilização maior das medidas restritivas e, principalmente, a proximidade do fim do ano, uma das feiras mais tradicionais do setor calçadista, a Francal, cuja última edição foi em 2019, marca a volta dos eventos presenciais adequada ao momento: em formato showroom, dentro de um hotel. 

Realizado em parceria com a Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados), o 'Showroom de Calçados e Acessórios Francal' acontece nos próximos dias 01 e 02 de setembro, das 9h às 19h.

Menor, com controle de público, seguindo rígidos protocolos sanitários e com estandes compactos (9m²), o evento, sediado no Holiday Inn Parque Anhembi (Zona Norte paulistana), atende a uma demanda do mercado e tem foco em negócios e relacionamento, segundo Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras. 

LEIA MAIS:  O varejo nunca mais voltará ao normal. E isso é uma coisa boa

“Nossa preocupação sempre foi a saúde e, dentro desta premissa, intensificamos o diálogo com o setor na pandemia e decidimos em conjunto adiar a Francal Ablac Show para 2022”, explica. "Mas identificamos o desejo do mercado por um encontro presencial ainda este ano para aquecer as vendas, e decidimos atender”. 

A princípio, mais de 20 marcas de todos os portes aderiram espontaneamente ao formato, desenvolvido com estrutura modular e dimensão padronizada e compacta dos estandes que, segundo os organizadores do evento, darão mais destaque às coleções e deixarão a área de exposição mais segura. 

Reforçando o formato de "Salão do Sapato" para a edição deste ano, Abdala afirma que a ideia é proporcionar uma visitação mais regionalizada, uma espécie de 'esquenta' para o que deve vir a partir de 2022. 

"É um formato pequeno, mas que vai gerar negócios, e que promoverá a volta do relacionamento, fundamental para o setor", destaca, dizendo que a expectativa é receber cerca de 500 visitantes. "É pouco, mas obviamente será um start, para mostrar que o setor está vivo até as feiras voltarem a acontecer em toda sua pujança." 

O Show Room de Calçados e Acessórios Francal é exclusivo para profissionais do setor, mediante comprovação da atividade profissional, e as inscrições podem ser feitas somente on-line, por meio deste link

IMPACTOS E EXPECTATIVAS  

Desde março de 2020, quando foi realizada a Abrin, tradicional evento do setor de brinquedos, último evento realizado de forma presencial antes da pandemia, o setor de feiras de negócios amargou perdas. 

Com o avanço da pandemia, a média de R$ 300 bilhões em negócios gerados anualmente em quase 750 feiras deixou de acontecer, segundo Abdala Jamila Abdala que, além de comandar a Francal, também é presidente do Conselho de Administração da Ubrafe. 

"O comércio e os shoppings fechavam, mas podiam abrir. Mas nós não, ficamos fechados, fechados."

Ao reforçar que as perdas foram 'incalculáveis', ele conta que, pelas características do setor, os eventos on-line geraram pouquíssimos negócios, e serviram só para troca de informações e atualização do mercado. 

LEIA MAIS:  Fluxo maior nas lojas aponta para retomada da economia

"Não foi só perda de negócios, mas de empregos. A estrutura da cidade foi prejudicada, como transporte aéreo, restaurantes e hotéis, cuja ocupação, que chega a 70% nesses períodos, hoje não passa de 10%."

Com o showroom da Francal, e a perspectiva de realização de pelo menos 90 eventos ainda em 2021, Abdala afirma que este será um grande passo do setor para que os negócios voltem a acontecer.  

Em sua avaliação, a vacina trouxe confiança, e todos os expositores e empresários do setor estão preparados para cumprir rigorosamente os protocolos sanitários e atender às mudanças de comportamento. 

"Entendemos que 2022 será um novo cenário, que vai permitir eventos presenciais e principalmente geração de negócios. Isso representa empregos, renda e volta à estabilidade social", acredita. 

FOTO: Divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais