Cotait oficializa chapa para reeleição ao comando da ACSP

O empresário Alfredo Cotait Neto entregou à Secretaria de Processo Eleitoral da ACSP, representada por Helena Ayala, documentos que oficializam a sua candidatura

Redação DC
11/Fev/2021
  • btn-whatsapp
Cotait oficializa chapa para reeleição ao comando da ACSP

*colaborou Alan Viana

O empresário Alfredo Cotait Neto, atual presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), entregou na manhã desta quinta-feira, 11/02, à Secretaria de Processo Eleitoral da entidade, representada por Helena Ayala, que substituiu o titular João Carlos Maradei, o seu pedido de registro de chapa para disputar a reeleição ao comando da associação.

Cotait promete dar continuidade ao processo de reestruturação da entidade iniciada em 2019, ano de seu primeiro mandato, que teve como foco aproximar a ACSP dos empreendedores.

Sua gestão foi marcada pelo lançamento de produtos e serviços voltados à capacitação e respaldo aos empresários. Nos últimos dois anos, a associação lançou a Faculdade do Comércio (FAC), inaugurou a plataforma com cursos profissionalizantes Profis Online, desburocratizou a oferta de crédito com o ACCrédito e auxiliou micros e pequenos negócios a darem os primeiros passos no e-commerce com o marketplace Vitrine ACSP, entre outras ações.

“Se eleitos, vamos completar toda a reorganização da Associação Comercial para que ela possa continuar o trabalho institucional em defesa da livre iniciativa”, disse Cotait durante a oficialização de sua chapa.

O empresário sabe que pode reassumir a associação em um momento delicado para os setores de comércio e serviços. Os efeitos da pandemia foram destrutivos para os negócios, e 2021 também tende a ser um ano complicado. O cenário econômico ainda é nebuloso, depende do desenrolar da crise da covid-19. Com o desemprego elevado e a queda na renda, o consumo é prejudicado.

“Não vamos conseguir vacinar toda a população antes de setembro ou outubro, mas 2021 nos permite olhar para a frente, pensar na retomada. Nesse meio tempo, nós da ACSP estaremos na linha de frente para defender os empresários de tudo o que vier para dificultar suas vidas”, diz Cotait.

Uma das frentes defendidas pela associação comercial para estimular a retomada econômica são as reformas fiscal e tributária. Esta última tem gerado preocupação aos empresários, especialmente aos do setor de serviços, pois as propostas em análise no Congresso tendem a aumentar a carga sobre eles.

Cotait diz que, por meio da ACSP, buscará diálogo com o governo e parlamentares para chegar a uma proposta que não prejudique os empresários. “Ainda não conhecemos o produto final das propostas de reforma tributária, por isso convidamos o relator [o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)] para explicar aos nossos associados o atual estágio da reforma”, afirmou o empresário.

Alfredo Cotait Neto é engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie com mestrado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Preside o Conselho Deliberativo da Boa Vista SCPC, a Câmara de Comércio Brasil-Líbano, e foi condecorado pelo Itamaraty com o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco.

Presidiu a Comissão Normativa de Legislação Urbanística e a Comissão Municipal de Emprego. Como primeiro suplente de Romeu Tuma (PTB-SP), falecido em 26 de outubro de 2010, foi senador da República por São Paulo entre 3/11/2010 e 31/1/2011.

Na iniciativa privada, liderou empreendimentos nas áreas de construção civil, mercado de capitais, financeira, hoteleira e hospitalar. 

IMAGEM: Alan Viana/ACSP

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas