Consumidor gasta mais em lojas que aceitam cartões

Pesquisa mostra que a elevação média no consumo é de R$ 50 em estabelecimentos que utilizam esse meio de pagamento

Thais Ferreira
22/Out/2015
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Consumidor gasta mais em lojas que aceitam cartões

Atualmente, de cerca de 17 milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil aproximadamente 2,5 milhões aceitam meios de pagamentos eletrônicos. A pequenas empresa é a categoria que menos adota essa modalidade de pagamento no país. 

Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela Tendências Consultoria a pedido da Mastercard. O estudo foi realizado com 610 comerciantes de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Salvador. 

A pesquisa também revelou que 82% dos comerciantes acreditam que os cartões de débito ajudam a aumentar o tíquete médio do consumidor. 

O percentual é ainda maior entre os lojistas que aceitam cartão de crédito: 89% acreditam que os lucros seriam menores se eles não recebessem de seus clientes por esse meio de pagamento. 

“Os meios de pagamentos eletrônicos podem ajudar as empresas a atravessar a crise de uma forma menos traumática”, afirma Alexandre Brito, vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul. “A pesquisa mostrou que o uso dos cartões estimula os clientes a aumentar o valor de suas compras.”

O valor do tíquete médio das transações com dinheiro é de R$ 76,66, de acordo com o estudo. Quando o pagamento é feito com o cartão de crédito, a média avança para R$ 128,24.

Entre os comerciantes que não aceitam cartões, os principais motivos citados foram os custos das tarifas (39%) e questões relativas a leis, regulamentação e imposto (21%). 

Foto: Thinkstock

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
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