Consumidor gasta mais em lojas que aceitam cartões
Pesquisa mostra que a elevação média no consumo é de R$ 50 em estabelecimentos que utilizam esse meio de pagamento
Atualmente, de cerca de 17 milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil aproximadamente 2,5 milhões aceitam meios de pagamentos eletrônicos. A pequenas empresa é a categoria que menos adota essa modalidade de pagamento no país.
Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela Tendências Consultoria a pedido da Mastercard. O estudo foi realizado com 610 comerciantes de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Salvador.
A pesquisa também revelou que 82% dos comerciantes acreditam que os cartões de débito ajudam a aumentar o tíquete médio do consumidor.
O percentual é ainda maior entre os lojistas que aceitam cartão de crédito: 89% acreditam que os lucros seriam menores se eles não recebessem de seus clientes por esse meio de pagamento.
“Os meios de pagamentos eletrônicos podem ajudar as empresas a atravessar a crise de uma forma menos traumática”, afirma Alexandre Brito, vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul. “A pesquisa mostrou que o uso dos cartões estimula os clientes a aumentar o valor de suas compras.”
O valor do tíquete médio das transações com dinheiro é de R$ 76,66, de acordo com o estudo. Quando o pagamento é feito com o cartão de crédito, a média avança para R$ 128,24.
Entre os comerciantes que não aceitam cartões, os principais motivos citados foram os custos das tarifas (39%) e questões relativas a leis, regulamentação e imposto (21%).
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