Consumidor gasta mais em lojas que aceitam cartões

Pesquisa mostra que a elevação média no consumo é de R$ 50 em estabelecimentos que utilizam esse meio de pagamento

Thais Ferreira
22/Out/2015
  • btn-whatsapp
Consumidor gasta mais em lojas que aceitam cartões

Atualmente, de cerca de 17 milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil aproximadamente 2,5 milhões aceitam meios de pagamentos eletrônicos. A pequenas empresa é a categoria que menos adota essa modalidade de pagamento no país. 

Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela Tendências Consultoria a pedido da Mastercard. O estudo foi realizado com 610 comerciantes de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Salvador. 

A pesquisa também revelou que 82% dos comerciantes acreditam que os cartões de débito ajudam a aumentar o tíquete médio do consumidor. 

O percentual é ainda maior entre os lojistas que aceitam cartão de crédito: 89% acreditam que os lucros seriam menores se eles não recebessem de seus clientes por esse meio de pagamento. 

“Os meios de pagamentos eletrônicos podem ajudar as empresas a atravessar a crise de uma forma menos traumática”, afirma Alexandre Brito, vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul. “A pesquisa mostrou que o uso dos cartões estimula os clientes a aumentar o valor de suas compras.”

O valor do tíquete médio das transações com dinheiro é de R$ 76,66, de acordo com o estudo. Quando o pagamento é feito com o cartão de crédito, a média avança para R$ 128,24.

Entre os comerciantes que não aceitam cartões, os principais motivos citados foram os custos das tarifas (39%) e questões relativas a leis, regulamentação e imposto (21%). 

Foto: Thinkstock

 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais