Conheça 5 ferramentas de IA como alternativas ao ChatGPT

O uso desses recursos pode melhorar processos das empresas ao substituir tarefas repetitivas feitas por humanos, como elaborar respostas padrão por e-mail ou transcrever reuniões

Mariana Missiaggia
03/Jul/2023
  • btn-whatsapp
Conheça 5 ferramentas de IA como alternativas ao ChatGPT

As tecnologias orientadas por Inteligência Artificial deram um grande salto nos últimos anos. Muitas dessas ferramentas foram incorporadas ao nosso cotidiano e impressionam ao executar tarefas complexas em poucos minutos.

No final do ano passado, o lançamento do ChatGPT, modelo de inteligência artificial conversacional desenvolvido pela OpenAI, chamou atenção por suas funções adicionais, como geradores de imagens e comando de voz. Mas pode-se dizer que os últimos seis meses marcaram um ponto de virada na maneira como percebemos e utilizamos a IA em nosso cotidiano.

Os chatbots ganharam enorme relevância em grandes empresas e têm contribuído para solucionar problemas de forma rápida. Em geral, essas IAs criam textos, geram imagens, realizam contas, respondem perguntas e até escrevem códigos de programação. Tudo isso com um grau de profundidade maior do que os próprios assistentes de voz, como Siri e Alexa.

Com toda a euforia em torno do lançamento dessas tecnologias, Alan Camillo, fundador e diretor de tecnologia da Blue Shift, aponta que a inteligência artificial mudará, de fato, a maneira como as pessoas trabalham, estudam, viajam, recebem diagnósticos, se relacionam e se comunicam umas com as outras.

Outro termo muito utilizado é o blockchain. Embora raramente sejam usadas juntas, a IA e blockchain se apresentam como tecnologias que conduzirão nosso futuro. Vale ressaltar que esses dois termos geralmente dependem de paradigmas de programação totalmente diferentes. 

"O blockchain é uma tecnologia com um mercado ainda incipiente, e que ainda não mostra uma receita clara de sucesso", diz Camillo. Já a IA, segundo o especialista, pode ser tão eficaz quanto o trabalho humano em muitas tarefas, com o diferencial de poder operar 24 horas por dia sem sofrer de fadiga ou se tornarem suscetíveis a erros.

A seguir, veja alguns exemplos de inteligência artificial que podem ajudar no dia a dia de uma empresa:

FIREFLIES - PARA TRANSCREVER REUNIÕES E VÍDEOS

Tratado como uma solução de transcrição de áudio e gravação de reuniões, o Fireflies tem como função principal transcrever conversas. Para quem usa o Google Meet, por exemplo, a reunião é capturada automaticamente e transcrita diretamente do navegador, sem nenhuma outra ação necessária.

Além de registrar cada evento de forma integral, ainda é possível habilitar funções para revisar uma reunião de horas em poucos minutos, criar itens de ação, tarefas, perguntas e outras métricas importantes.

Também é possível filtrar e ouvir os principais tópicos discutidos durante as reuniões, adicionar comentários, lembretes e reações a partes específicas das conversas, assim como destacar os momentos mais memoráveis das reuniões.

As anotações geradas podem ser compartilhadas com outros aplicativos de colaboração do usuário. Uma outra aba de inteligência de conversa pode rastrear o tempo de conversa do orador, sentimentos, objeções, monólogos e outras métricas importantes para treinar a comunicação da equipe.

PERPLEXITY AI - PARA TER BOAS FONTES

Considerado mais minimalista, esse chatbot é fácil de usar e oferece respostas instantâneas para pesquisas diversas e soluções para o dia a dia. Seu maior diferencial é que, diferentemente do ChatGPT, o PerplexityAI cita as fontes usadas para obter a informação solicitada. E ao final do chat, ele oferece algumas outras referências de pesquisas relacionadas ao tema.

Comparado aos demais, o software possui menos interação pessoal e personalizada, entretanto, é mais eficiente e apresenta pesquisas mais apuradas. O PerplexityAI é gratuito, e não é preciso se cadastrar para entrar. Basta abrir o site e começar a trabalhar.

PROMPTBOX - PARA ARMAZENAR IA

Funcionando como uma verdadeira barra de pesquisa, essa extensão permite salvar, compartilhar e armazenar sugestões de Inteligência Artificial capaz de obter respostas de várias ferramentas diferentes. 

Na prática, a ferramenta é intuitiva e fácil de usar, e dispensa conhecimentos avançados em programação. Nesse caso, a capacidade de personalização é bem elevada e pode ser ajustada de acordo com cada necessidade específica, o que permite um maior controle sobre os resultados obtidos.

Muito utilizado, o PromptBox também já conta com uma comunidade de usuários ativa e engajada, que compartilha conhecimentos e experiências para ajudar uns aos outros a obterem resultados ainda melhores.

COMPOSE AI - PARA CRIAR CONTEÚDO PERSONALIZADO

O Compose AI pode reduzir em até 40% o tempo investido na escrita de um texto novo. A ferramenta é capaz de analisar o estilo e preferências do usuário e criar conteúdos personalizados.

O software se anuncia como uma inteligência que escreve seus e-mails de forma simples e há até exemplos para ajudá-lo a ter uma ideia de como começar.

Logo no início, o Compose AI pergunta o que cada um deseja escrever e, para quem não souber exatamente o que pedir, o software gerará algumas opções de e-mail diferentes para escolher. O aplicativo já fica incorporado na caixa de e-mails e pode ser usado sempre que for preciso acelerar a escrita.

SPISPACE COPILOT - PARA LER E RESUMIR EM POUCOS MINUTOS

Em geral, o SciSpace Copilot é uma ferramenta que simplifica o processo de compreensão de literatura científica complex. Bem focado em pesquisa, esse assistente abre espaço para qualquer pessoa entender de forma clara um texto de literatura científica, termos técnicos, matemática e tabelas em artigos de pesquisa e relatórios.

Ao contrário dos métodos tradicionais de busca por termos ou conceitos desconhecidos, o Copilot permite que os usuários destaquem o texto e recebam instantaneamente uma explicação concisa e clara daquilo que estão lendo.

São várias funcionalidades que aprimoram a experiência do usuário, como simplificar a linguagem técnica, permitir que os usuários façam perguntas para aprofundar um artigo e fornecer explicações para matemática e tabelas em PDFs.

Há ainda a capacidade de alternar entre 13 idiomas e salvar artigos ou PDFs na coleção do usuário para uso posterior. O Copilot é compatível com vários sites populares, incluindo Nature, Elsevier, ResearchGate, Google Scholar, ArXiv, Medium, Wall Street Journal e Scientific American - e, portanto, amplamente acessível para qualquer pessoa que trabalhe com literatura científica.

 

IMAGEM: Pexels

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas