Confira o que abre e o que fecha em SP no feriado de Carnaval

Mesmo não sendo feriado nacional, tanto o governo paulista quanto a prefeitura de São Paulo estabeleceram ponto facultativo entre os dias 12 e 14 de fevereiro

Redação DC
08/Fev/2024
  • btn-whatsapp
Confira o que abre e o que fecha em SP no feriado de Carnaval

Os serviços públicos na cidade de São Paulo, tanto os municipais quanto os estaduais, terão o funcionamento alterado no período de Carnaval. Confira como ficam: 

Rodízio: o Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para carros de segunda-feira de Carnaval (12) até a Quarta-Feira de Cinzas (14). Continuam vigentes as restrições para veículos pesados (caminhões) e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).

Metrô e CPTM: na sexta-feira e no sábado (9 e 10), as estações Palmeiras-Barra Funda, que atendem aos passageiros da CPTM e do Metrô, e Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, ficarão abertas ininterruptamente para embarque e desembarque. 

As demais estações da CPTM e do Metrô ficarão abertas apenas para transferência e desembarque.

Ainda nos dias 9 e 10, as quatro linhas metroferroviárias operadas pela iniciativa privada (4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) funcionarão 24 horas por dia para atender o público.

Já na segunda e na terça-feira (12 e 13), a operação das linhas da CPTM será igual à de sábado, com trens de prontidão em caso de necessidade. 

Na quarta-feira (14), a operação é normal. No Metrô, a operação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e se necessário, haverá aumento na frota.

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba vão operar na segunda-feira (12), com programação de sábado. Na terça-feira (13), elas vão operar com a operação de domingo. Na quarta-feira de cinzas (14), a programação também será a mesma de sábado, com reforço na frota a partir das 11h.

Saúde: algumas unidades de saúde na capital estarão com funcionamento alterado até o meio-dia da quarta-feira (14).

Estarão abertos no período equipamentos como Assistências Médicas Ambulatoriais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, inclusive para vacinação, além dos Hospitais Municipais e Prontos-socorros Municipais. 

Na quarta-feira (14), as UBSs voltam a abrir normalmente a partir das 12h.

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Poupatempo: os postos do Poupatempo em todo o Estado estarão fechados nos dias 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira), reabrindo ao meio-dia de quarta-feira (14).

Durante todo o período, os serviços digitais, como pesquisa de débitos de veículos, renovação da CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e licenciamento de veículos, entre outros, continuarão funcionando normalmente. 

Fisco: o Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) não funcionará na segunda (12) e terça-feira (13). Ele reabre na quarta-feira (14) com atendimento do meio-dia às 16h. 

A partir de quinta-feira (15), o CAF retoma o atendimento normal, das 10h às 16h.

No caso da Fazenda estadual, todas as unidades da Secretaria da Fazenda funcionam normalmente até sexta-feira (9). Depois, permanecem fechadas na segunda, terça e reabrem às 12h da quarta-feira (14).

Abastecimento: os sacolões e Mercados Municipais da cidade terão esquema especial de funcionamento durante o Carnaval. Entre os locais abertos estão os Sacolões Pinheiros e Freguesia do Ó. Estarão fechados os Mercados Municipais da Penha, de Guaianases, entre outros.

Sabesp: todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas de sábado até a terça-feira de Carnaval, reabrindo normalmente na quarta-feira (14). 

Os postos localizados nas unidades do Poupatempo funcionarão normalmente no sábado (10) e ficarão fechados na segunda e na terça-feira de Carnaval (12 e 13). Na Quarta-feira de Cinzas (14), o atendimento ao público no Poupatempo começará às 12h.

Procon: as audiências, o setor administrativo, a Ouvidoria, os postos avançados localizados dentro de delegacias e os núcleos regionais do Procon-SP estarão fechados na segunda (12) e na terça-feira (13), retornando na quarta-feira (14), a partir das 12h.

INSS: as Agências da Previdência Social (APS) não vão funcionar na segunda-feira (12) e na terça-feira (13). Já na quarta-feira (14), as agências só abrirão para atendimento ao público nas unidades com perícias médicas agendadas para após as 14h, não haverá atendimento administrativo nesse dia.

 

IMAGEM: Daniela Souza

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas