Comerciante: agente do desenvolvimento

Como elemento de contato com o consumidor, o comércio funciona como um termômetro de suas necessidades e desejos e se torna fator de estabilização dos fluxos de produção

Roberto Mateus Ordine
16/Jul/2022
  • btn-whatsapp

Comemora-se hoje, 16 de julho, o Dia do Comerciante, estabelecido por decreto de 2008 como uma homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cayru, Patrono do Comércio, por sua participação na “abertura dos portos” brasileiros, que permitiu ao país negociar com todas as nações, abrindo caminho para o desenvolvimento econômico do Brasil.

A partir da expansão do comércio internacional, fator de integração entre as nações, surgiram as Associações Comerciais, sendo a primeira da Bahia, que propiciaram a expansão do mercado interno, sendo fator de integração entre as diversas regiões do país.

Como elemento de contato com o consumidor, o comércio funciona como um termômetro de suas necessidades e desejos, se torna fator de estabilização dos fluxos de produção com seus estoques e estimula o desenvolvimento do consumo, pois com a publicidade atrai o consumidor, e com crediário facilita as vendas.

Presente em todo o território nacional, mesmo em regiões mais distantes dos centros maiores, o setor comercial é formado principalmente por pequenas e médias empresas, muitas delas familiares, e é grande absorvedor de mão de obra.

A rápida evolução da tecnologia vem provocando mudanças significativas no comércio, como as vendas on-line que, de um lado, podem ser consideradas um avanço importante para o consumidor, mas, de outro, representam imenso desafio para as empresas menores, nem sempre preparadas para competir nesse novo mercado.

O comerciante brasileiro tem revelado ao longo dos anos coragem frente aos riscos do mercado, o que permite esperar que, com criatividade, capacidade do trabalho e dedicação consiga se adaptar ao novo mercado, e aos novos consumidores.

São novos desafios e a ACSP procura oferecer apoio para os comerciantes que, ao longo do tempo, se fizeram merecedores da homenagem da criação do Dia do Comerciante. Que possam continuar a ser agentes do desenvolvimento.

A ACSP SAÚDA OS COMERCIANTES DE SÃO PAULO, DO ESTADO E DO BRASIL POR SUA SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO PAÍS.

 

IMAGEM: Freepik

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas