Com cerveja sabor carne e bolo, Padaria Pet cresce e fatura R$ 3 mi por ano
Rodrigo Chen, Arquelau So e Ricardo Chen, sócios da Padaria Pet, vendem 1 mil bolos de aniversário por mês a um preço médio de R$ 60
Um cookie. Uma ideia. E no espaço de nove anos a paulistana Padaria Pet saiu de “um conceito” para uma marca presente em nove estados mais Distrito Federal (com unidades próprias, franqueadas e lojas-parceiras). O faturamento anual já é de R$ 3 milhões.
Quando a rede foi inaugurada, o grande destaque era a cerveja sabor carne. Agora, o bolo de aniversário é o queridinho dos pais de pet. São cerca de 1 mil unidades vendidas por mês, a um preço médio de R$ 60. “Acredito que essa é uma das vantagens da nossa empresa: somos uma das poucas que se destacam na humanização dos produtos para pets”, disse Rodrigo Chen, 43 anos, um dos três sócios.
A história da Padaria Pet começou em 2010, numa viagem a passeio pelos Estados Unidos quando Rodrigo e seu irmão gêmeo Ricardo enxergaram num cookie uma oportunidade de mercado. Formados em engenharia mecatrônica, eles entraram numa doceria e o que achavam que era um biscoito para humanos era, na verdade, para cachorros.
“Naquela época, os animais de estimação estavam começando a ser mais humanizados, passando a ser tratados como membros da família”, disse Rodrigo à DC NEWS. Assim que voltaram para o Brasil, começaram a desenvolver o projeto da Padaria Pet, estabelecimento que vende produtos que antes eram destinados apenas ao consumo de pessoas e agora são adaptados para animais de estimação. Atualmente, a empresa tem mais um sócio, o advogado Arquelau So.
A primeira loja foi aberta no bairro de Pinheiros em agosto de 2015. Entre a ideia e a estreia foram quatro anos. “Devido à burocracia para regulamentação de alimentos para animais de estimação, que envolve o Ministério da Agricultura, o processo foi demorado”, afirmou Rodrigo Chen. E a aceleração do negócio aconteceu durante a pandemia de covid-19. “As pessoas começaram a adotar mais cachorros. Com os tutores ficando em casa, eles dedicavam mais atenção aos seus animais.”
Antes da crise sanitária, o faturamento da Padaria Pet era de R$ 2 milhões por ano. Durante a pandemia, saltou 50% e chegou a R$ 3 milhões, volume que se mantém desde então, segundo a empresa.
EXPANSÃO
Por enquanto, os proprietários não pensam em aumentar a operação, mas não descartam a possibilidade de abrir nova unidade na capital paulista ainda este ano. “Mas o cenário atual, com tantas empresas pedindo recuperação judicial, exige uma mudança de estratégia”, disse Rodrigo.
O plano atual da Padaria Pet é focar em parcerias que facilitem a vida do cliente para que ele não precise ir a um pet shop. Um exemplo é a doceria Sodiê, que passou a vender bolo para cachorro produzido pela Padaria Pet. Outro, é o Bar do Urso, da marca Colorado, que comercializa cerveja produzida pela empresa dos três sócios especialmente para animais de estimação.
Agora, outro segmento está na mira. “Os restaurantes precisam se adaptar para atender aos pets, e a nossa padaria se posiciona para aproveitar a tendência”, afirmou Rodrigo.
Na prática, a empresa navega no que especialistas em empreendedorismo e negócios chamam de Oceano Azul. Isso porque de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) o mercado brasileiro faturou o recorde de R$ 68,7 bilhões em 2023, aumento de 14% em relação a 2022 – e apenas o segmento Alimentos (o Pet Food) chegou a R$ 38,1 bilhões (55,5% do total). Um imenso e apetitoso mercado pela frente para a Padaria Pet.
IMAGEM: Padaria Pet/divulgação