Cidade de São Paulo pode ter megaferiado de seis dias

Anunciada pelo governado João Doria, acompanhado do prefeito Bruno Covas, a ideia é antecipar três feriados para tentar elevar a taxa de isolamento na capital

Redação DC
18/Mai/2020
  • btn-whatsapp

Depois do megarrodízio - já suspenso -, a cidade de São Paulo pode ter agora um megaferiado de seis dias a partir de quarta-feira, 20/05. A ideia é antecipar feriados para tentar aumentar os índices de isolamento na capital.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 18/05, pelo prefeito Bruno Covas, acompanhado do governador João Doria, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda a possibilidade de antecipação de feriados. A propostas do executivo paulista é adiantar o Corpus Christi para quarta (20), Consciência Negra para quinta (21) e a sexta (22) seria facultativo. Além desses, o governador enviará para Assembleia Legislativa proposta para antecipar para segunda (25) o feriado de 9 de Julho.

LOCKDOWN

O governador de São Paulo afirmou ainda que há um protocolo, elaborado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, para o lockdown em São Paulo, mas ressaltou que não há iminência para a medida.

"Não estamos decretando lockdown nem recomendando o lockdown na capital de São Paulo ou na região metropolitana", disse. "Estamos tentando todas as alternativas possíveis para viabilizar o achatamento desta curva, atender às recomendações da área da Saúde e proteger vidas", completou o governador.

SEM REDUÇÃO DE ICMS

Na coletiva, Doria afirmou também que não há mais espaço para redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado.

Segundo o governador, o Estado já teve uma queda materializada de R$ 10 bilhões na arrecadação do ICMS e há a expectativa de que se perca mais R$ 5 bilhões.

"Este é o principal imposto que permite a manutenção das atividades de saúde, de segurança pública e de proteção social. Nós não temos condição de fazer mais nenhuma redução além daquelas que já estavam feitas e das que nós fizemos", afirmou Doria.

 

*com Estadão Conteúdo

IMAGEM: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas