China suspende compra de frango do Brasil após caso de gripe aviária

Vírus foi identificado na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura informa que a suspensão dos envios para a China, principal comprador do produto, é prevista em protocolo de exportação

Estadão Conteúdo
16/Mai/2025
  • btn-whatsapp
China suspende compra de frango do Brasil após caso de gripe aviária

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que, em virtude do foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil, as exportações de frango e derivados para a China serão suspensas automaticamente por sessenta dias. O embargo temporário e automático está previsto no protocolo de exportação entre os países.

Na manhã desta sexta-feira, 16/5, o Ministério da Agricultura informou que o Brasil registrou seu primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial. O caso foi confirmado na quinta-feira, 15, em um matrizeiro (granja de produção de ovos férteis) de aves comerciais em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, segundo a pasta.

Trata-se do primeiro caso no Brasil de gripe aviária no sistema comercial. "O protocolo com a China restringe a exportação de frango de todo país em caso de gripe aviária. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira", disse Fávaro, em entrevista à TV Centro América.

A China é o principal destino do frango brasileiro. O Brasil vinha negociando a regionalização do protocolo de gripe aviária com a China, ou seja, que os embargos sejam restritos à área ou ao município com caso detectado, mas ainda não foi concluída.

Fávaro ressaltou que o Brasil comercializa frango para cerca de 200 países. O ministro lembrou que, desde a identificação em maio de 2023 em animais silvestres, o Brasil vem buscando rever os protocolos sanitários com países parceiros. "O protocolo com Japão prevê embargo de exportações ao Rio Grande do Sul e ao município de Montenegro, onde o foco foi detectado. Há protocolo de regionalização de embargos de gripe aviária com Emirados Árabes, Arábia Saudita", disse Favaro.

O Brasil já anunciou o caso de gripe aviária aos seus demais parceiros comerciais, segundo o ministro. Fávaro afirmou que o impacto da gripe aviária em exportações de frango do Brasil está sendo calculado pela pasta.

"Nós procuramos gradativamente ir trocando o protocolo. O sistema brasileiro é tão robusto e confiável, que vários países passaram a trocar o protocolo, sabendo que o Brasil tem estrutura para fazer a contenção e, portanto, a restrição comercial fica restrita à região do foco do acontecimento. Avançaremos nas negociações com países para regionalizar embargos e retomar o fluxo comercial", afirmou. De acordo com ele, contêineres que estão em trânsito de exportação não têm o fluxo afetado.

Riscos à saúde

Apesar da preocupação natural, a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, afirma que a situação não é motivo para pânico. "A confirmação do vírus não indica uma situação fora de controle. Pelo contrário, mostra que a vigilância sanitária está funcionando e conseguiu identificar o problema rapidamente."
 
Ela ressalta que o estado de emergência é uma medida protocolar, que visa a ampliar o monitoramento e as ações de prevenção. Além disso, a especialista garante que não há motivo para evitar o consumo de ovos ou carne de frango. Isso porque o vírus da gripe aviária não resiste ao calor, portanto, carnes e ovos bem cozidos são seguros e não transmitem a doença.
 
"A recomendação principal é evitar o consumo de produtos crus ou mal cozidos - ovos fritos com gema mole entram nessa lista -, uma precaução já comum para prevenir outras infecções alimentares", diz Isabella.
 
Com relação à transmissão para humanos, a especialista reforça que ela é extremamente rara e está associada ao contato direto com aves contaminadas. "Esses casos ocorrem, geralmente, em situações de convívio próximo com galinhas ou outros animais infectados. Por isso, além da vigilância sanitária, é fundamental que trabalhadores expostos utilizem equipamentos de proteção, como máscaras."
 
 
IMAGEM: Ernesto Rodrigues/AE

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Colunistas