Casas Bahia adota comando de voz para buscar produtos e fazer pedidos
Objetivo da ferramenta interativa de 'voice commerce' não é só facilitar a jornada de compra, mas melhorar acessibilidade de clientes digitais
A partir de agora, os clientes da Casas Bahia podem pesquisar produtos e acompanhar pedidos através de uma ferramenta interativa de voice commerce, ou seja, usando apenas a voz para facilitar a jornada de compra on-line.
De acordo com a Via, dona da Casas Bahia, a interface, estabelecida inicialmente com o Google Assistant, melhora a acessibilidade para clientes digitais. “Com a ferramenta, possibilitaremos o consumo inclusivo na internet, garantindo autonomia para as pessoas”, explica Henrique Oliveira, gerente de Produto e UX (ou experiência do usuário, na sigla em inglês) da Via.
Durante a pandemia, o uso de assistentes virtuais cresceu 47%, e posicionou o Brasil em 3º lugar no ranking dos países que mais possuem usuários ativos do Google Assistant no mundo.
O levantamento, apresentado pelo Google, revela ainda que 60% dos brasileiros conectados já controlam os celulares apenas com a voz.
“Estamos nos adequando ao cotidiano dos consumidores ao adotar uma função mais prática do que digitar - o que permite às pessoas realizar outras tarefas simultaneamente”, completa.
COMO ATIVAR
Para ativar o voice commerce no sistema Android, o cliente precisa apenas abrir o Google Assistant, dar o comando “Falar com Casas Bahia” e conversar sobre quais produtos gostaria de consultar ou qual pedido deseja acompanhar. Usuários do iOS também podem fazer uso do Voice Commerce, baixando o Google Assistent para ter acesso ao recurso de forma gratuita.