BC vê boas condições para consumo e problemas para pequenos negócios

A inadimplência é ainda um fator de risco para as micro, pequenas e médias empresas, segundo a Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito do Banco Central

Estadão Conteúdo
23/Mai/2024
  • btn-whatsapp

O Banco Central publicou nesta quinta-feira, 23/5, os resultados da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), com as avaliações dos bancos sobre o primeiro trimestre as expectativas para os três meses seguintes.

De acordo com as instituições financeiras, as condições de oferta de crédito têm sido relativamente mais favoráveis, principalmente para grandes empresas e no segmento de consumo para as famílias.

Por outro lado, as condições para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) têm sido menos favoráveis, afetadas ainda pela preocupação com a inadimplência.

A pesquisa mostra ainda que o crédito habitacional para as famílias tem melhorado, embora o custo e a disponibilidade de funding ainda sejam limitadores. "A demanda de crédito no primeiro trimestre foi mais forte em todos os segmentos, exceto no segmento de pessoa física habitacional. Para o segundo trimestre, as expectativas de demanda são favoráveis em todos os segmentos. A queda na taxa de juros tem aparecido como principal fator", afirma o documento.

"A inadimplência para MPMEs no segundo trimestre deve manter tendência de elevação, enquanto para os demais segmentos deve ficar relativamente estável", completa o BC.

 
IMAGEM: Paulo Pampolin/DC

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas