Aquisição no varejo. Grupo dono da Imaginarium compra rede Puket

A transação já teve a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Juntas, as duas redes deverão faturar R$ 490 milhões em 2017

Italo Rufino
14/Dez/2017
  • btn-whatsapp
Aquisição no varejo. Grupo dono da Imaginarium compra rede Puket

A holding varejista Grupo Uni.co, detentora da marca de presentes criativos Imaginarium, anunciou a compra da Puket, rede de moda íntima com mais de 160 lojas no Brasil e 12 unidades internacionais. A transação já teve a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Os valores não foram divulgados.

A aquisição tem como objetivo fortalecer o grupo como plataforma única de varejo especializado. Em 2017, a estimativa de faturamento das duas redes juntas é de R$ 490 milhões. 

“A afinidade entre as marcas e a complementaridade entre produtos, público e sazonalidade foram alguns dos fatores que motivou a aquisição”, afirmou Newton Ribeiro, diretor geral do Grupo Uni.co.

Imaginarium e Puket já eram sócias desde 2012, juntamente com empresa de acessórios Balonè, na rede de franquias Love Brands. Na época, as três marcas se uniram para desenvolver uma cadeia de lojas para viabilizar o crescimento em cidades do interior com menos de 200 mil habitantes. Hoje, a Love Brands possui 50 lojas no Brasil.

O Grupo Úni.co também é composto pelas marcas Ludi, de presentes criativos, que mantém um e-commerce e atende 2,4 mil clientes multimarcas. Outra marca do grupo é a Mind, de decoração e design, que atualmente possui cinco lojas.

LOJA DA IMAGINARIUM: REDE DEVE FATURAR R$ 260 MILHÕES EM 2017

SAIBA MAIS: Livro mostra a arte (e a ciência) de construir marcas de sucesso

ARQUITETURA DE MARCA

A estratégia do grupo será pautada pela arquitetura de marca eficiente. A proposta é se apresentar como uma plataforma que reúne pessoas que, por meio do compartilhamento de valores, experiências e ações, constroem marcas para engajar o público interno e externo.

RIBEIRO, DO GRUPO UNI.CO:
MARCAS TÊM CULTURA SIMILAR

“A estratégia é respeitar a individualidade de cada marca entendendo que cada uma tem sua personalidade, seu caminho de crescimento e um papel igualmente relevante dentro do grupo”, disse Ribeiro.

A empresa revela que o continuará alocando investimentos para manter a taxa de crescimento e que a Puket também será contemplada com recursos.

Para criar sinergia entre as duas operações, o grupo avalia oportunidades de troca de boas práticas. A ideia é aproveitar a rede de franqueados para acelerar a expansão, aumentar o poder de barganha em negociações com fornecedores e viabilizar projetos de inovação.

De acordo com Ribeiro, normalmente, os pontos críticos de uma integração costumam ser os sistemas e a cultura.

“No nosso caso, usamos o mesmo sistema e acreditamos que temos uma cultura similar”, disse o executivo. “Isso deve facilitar bastante a união das marcas.”

Mesmo sob o mesmo guarda-chuva, a Puket continuará operando como uma unidade de negócio independente. No entanto, a marca poderá aproveitar algumas áreas das demais unidades do grupo, como a estrutura de importação que a Imaginarium possui na China.

MARCAS ESTÃO HÁ DÉCADAS NO MERCADO 

Fundada em 1988, a Puket desenvolve meias, pijamas, roupas íntimas e acessórios. Grande parte do portfólio é voltada para o público infantil, com itens com estampas divertidas e coloridas.

A empresa é uma das maiores fabricantes de meias do país, com duas fábricas, uma em São Paulo e outra em Campo Grande. As duas unidades têm capacidade de produção de 16 milhões de pares por ano. As receitas são estimadas em R$ 220 milhões em 2017.

VEJA MAIS: A segunda chance da Lush: o que aprender com o renascimento da marca no Brasil

Um pouco mais jovem, a Imaginarium foi fundada em 1991 com foco em presentes com design, até então, diferenciados. A marca é conhecida por suas almofadas e canecas com estampas e frases engraçadas. Atualmente, a Imaginarium possui com 235 unidades, sendo 225 lojas e 10 quiosques. A rede deve faturar R$ 260 milhões neste ano.

Vale lembrar que, em 2012, parte da Imaginarium foi adquirida pela gestora de recursos Squadra – a aquisição completa aconteceu em 2015. Após a compra, o grupo Imaginarium passou a ser Grupo Uni.co.

A Squadra é uma das maiores gestoras de recursos independentes do país. A empresa tem R$ 6 bilhões sob sua gestão. Seu foco são investimentos em empresas com ações negociadas em bolsa – fato que pode representar uma possível intenção de abertura de capital do Grupo Uni.co no futuro. 

IMAGEM: Divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Colunistas