Após dois anos de queda, varejo cresce 1,2% em 2017

E-commerce ajudou a puxar o resultado positivo, segundo o indicador Spending Pulse, da Mastercard

Estadão Conteúdo
01/Fev/2018
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Após dois anos de queda, varejo cresce 1,2% em 2017

Após registrar retração de 8,9% em 2015 e de 4,5% em 2016, o varejo brasileiro (exceto os setores de automóveis e materiais de construção) teve alta de 1,2% em 2017, de acordo com o indicador SpendigPulse, da Mastercard, divulgado nesta quinta-feira (01/02).

Em dezembro, foi verificada uma alta de 2,3% das vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já na semana que antecedeu o Natal, as vendas cresceram 4,5% em relação ao registrado na mesma semana de 2016.

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"Mais uma vez o destaque fica para o e-commerce, que vem registrando crescimento ao longo dos dois últimos anos e encerrou 2017 com consolidado aumento de 22,6%", diz a Mastercard, em nota.

Para César Fukushima, economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, o cenário para o varejo é otimista neste ano, beneficiado pela melhora de indicadores de emprego e massa salarial desde o segundo trimestre de 2017.

Os setores de supermercados, material de construção, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos tiveram desempenho superior à marca de 1,2% de crescimento do varejo em 2017, enquanto setores de artigos de uso pessoal e doméstico, vestuários e combustíveis ficaram abaixo.

Entre as regiões brasileiras, Norte (3,7%), Sul (4,6%) e Sudeste (2,8%) superaram o crescimento médio do varejo em dezembro (2,3%), enquanto Nordeste (1,4%) e Centro-Oeste (-0,5%) ficaram abaixo dele. 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Fev
Mar
Abr
IGP-M
1,1612
1,1477
1,1466
IGP-DI
1,1535
1,1557
1,1353
IPCA
1,1054
1,1130
1,1213
IPC-Fipe
1,1033
1,1096
1,1226

Indicadores de Crédito da Boa Vista

Índice
Fev
Mar
Abr
Demanda por crédito
-4,3%
0,6%
-4,3%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
0,6%
-1%
1,1%
Inadimplência do consumidor
1,4%
5,1%
5,0%
Recuperação de crédito
3,5%
6,4%
1,8%
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