ACSP pede prorrogação do prazo para adesão ao Simples Nacional

Janela para optar pelo regime se fecha em 31 de janeiro. Entidade cita problemas no sistema de adesão e restrições indevidas a empresas optantes como justificativas para ampliação do prazo

Redação DC
23/Jan/2024
  • btn-whatsapp

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) encaminhou ofício ao ministro Márcio França, da pasta da Micro e Pequena Empresa, pleiteando a ampliação do prazo de adesão ao regime do Simples Nacional, que encerra em 31 de janeiro.  

A entidade, que pede a prorrogação do prazo para abril ou maio, justifica a demanda lembrando que houve instabilidade no sistema usado pelas empresas para solicitar a adesão ao regime simplificado. 

Além disso, a ACSP argumenta que “houve conflito de informações, gerando indevidas restrições ao processo de adesão, diante de polêmicas entre a Prefeitura da cidade de São Paulo e a Receita Federal.” 

O ofício é assinado por Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP. “A prorrogação desse prazo torna-se medida imperativa a fim de que milhares de empreendedores possam ter tempo hábil de se enquadrar no Simples Nacional", defendeu.

REGIMES TRIBUTÁRIOS

Janeiro é o mês em que o empresário deve fazer a opção por um dos três regimes fiscais previstos na legislação  - Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional. 

No caso do Simples Nacional, a opção pode ser feita por micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. 

Esse regime simplificado de arrecadação tem alíquotas que variam de 4% a 19% para o comércio; 4,5% a 30% para a indústria; 6% a 33% para serviços em geral; e 15,5% a 30,5% para serviços profissionais.

 

IMAGEM: Pixabay

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais