ACSP: confiança do consumidor recua em abril, 5º resultado negativo seguido

A queda, na comparação com março, foi de 1%, levando o Índice Nacional de Confiança (INC) aos 98 pontos, patamar que mostra pessimismo dos consumidores

Redação DC
23/Abr/2024
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ACSP: confiança do consumidor recua em abril, 5º resultado negativo seguido

O Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recuou 1% em abril na comparação com março. Com a variação negativa, o indicador passou a registrar 98 pontos, patamar que mostra pessimismo entre os consumidores brasileiros.

O INC varia de zero a 200 pontos, sendo que pontuações acima de 100 denotam otimismo. A sondagem foi feita com 1.679 famílias em todo o país.

Foi a quinta queda mensal seguida do indicador. Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “a tendência negativa do INC é reflexo do processo de desaceleração econômica, iniciado no ano passado, em um contexto de elevado endividamento das famílias, juros ainda altos e aumento dos preços dos alimentos, que impactam de forma mais significativa as famílias de baixa renda.”

Segundo a ACSP, o recuo da confiança do consumidor resulta na menor disposição para adquirir bens duráveis, como geladeira e fogão, e na propensão a investir. “A evolução da confiança do consumidor nos próximos meses estará fortemente ligada às perspectivas de renda e emprego”, diz Ruiz de Gamboa.

Os dados de abril do INC mostram queda na confiança dos consumidores das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, enquanto no Sul o índice mostrou estabilidade e houve aumento no Centro-Oeste.

No recorte por classes socioeconômicas, houve uma diminuição nas classes AB e DE, com leve aumento para a classe C.

De forma geral, houve deterioração na percepção das famílias em relação à situação financeira atual e futura, apesar de um leve aumento na sensação de segurança no emprego.

Na comparação com março de 2023, o INC recuou 2%, a quarta queda seguida nesta base de comparação.

 

IMAGEM: Newton Santos/DC

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