Abrasel lança ferramenta para dar apoio a restaurantes
Solução dá pistas de como está o negócio em relação a concorrentes e possibilita a simulação de ações capazes de melhorar desempenho
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) acaba de lançar uma ferramenta na web com o objetivo de ajudar os empresários a melhorar a gestão de seus negócios.
Os clientes até que voltaram, mas as margens de lucro estão mais apertadas e boa parte dos estabelecimentos opera com prejuízo ou tem dívidas contraídas durante a pandemia.
O UP Abrasel (www.upabrasel.com.br) é uma solução on-line, gratuita, que permite ao empresário ter uma ideia de como está o seu negócio em relação aos concorrentes.
Ao responder vários questionários, ele obtém notas para atendimento, limpeza, produtos, vendas e marketing, tecnologia, responsabilidade, facilidades e gestão financeira e de pessoas.
A ferramenta foi construída com base em pesquisa feita neste ano pela Abrasel, em parceria com o Sebrae, com cerca de 6 mil consumidores.
Se no quesito limpeza, por exemplo, o restaurante tem nota 8 e a média dos concorrentes é 9, ele pode fazer simulações de ações para melhorar a nota.
“A Abrasel está lançando uma solução parceira para ajudar o empresário a tomar decisões capazes de fazer o negócio prosperar”, diz Daniel Borges, líder de marketing da associação.
Cerca de 600 estabelecimentos já estão usando a ferramenta, que começou a operar em fase de teste a partir de agosto.
Um deles é o Bar Candreva, de Campinas (SP), especializado em comida brasileira, que está no mercado há cerca de seis décadas.
“Estamos usando o UP o tempo todo para melhorar os nossos processos”, afirma André Mandetta, sócio-proprietário do Candreva.
Ao responder os questionários que constam no UP, o bar, que só tinha cardápio virtual, passou a ter também o menu na forma física, um desejo dos clientes.
“No quesito atendimento, minha nota, que era satisfatória, passou a ser excelente com essa mudança”, afirma.
Com base nas informações dos estabelecimentos que já utilizam a ferramenta, a Abrasel constatou que os principais desafios do setor estão em atendimento e gestão de pessoas.
Cerca de 35% dos empresários classificam como insatisfatório o modo como atendem os clientes e 30% consideram crítica a gestão de pessoas.
Apenas 14% entendem como excelente o atendimento e 11% a gestão de pessoas.
No quesito limpeza e produto, 63% e 60% dos estabelecimentos, respectivamente, classificam como excelente.
Para Borges, esses dados já dão pistas para a Abrasel na definição de cursos para o pessoal do setor. “A nossa missão é gerar ganho de produtividade para os negócios.”
Mandetta diz que as vendas de seu restaurante retomaram, mas as margens de lucro estão bem mais apertadas, principalmente em razão da alta de custos dos insumos.
Por conta da pandemia, o Candreva ainda tem uma dívida da ordem de R$ 500 mil para quitar e enfrenta o aumento da concorrência na região.
“Está abrindo muito restaurante, mas estamos conseguindo manter o faturamento e até crescer um pouco, 5%, mas não mais como antes”, diz.
IMAGEM: Paulo Pampolin/DC