Abrasel: 24% dos bares e restaurantes fecharam agosto no vermelho

Além da queda nas vendas e no número de clientes, dívidas com tributos e com bancos pressionam o setor

Redação DC
13/Out/2023
  • btn-whatsapp
Abrasel: 24% dos bares e restaurantes fecharam agosto no vermelho

É crescente o número de bares e restaurantes que operam com prejuízo financeiro, segundo levantamento da Abrasel, associação que representa esses segmentos. Em agosto, 24% dos quase 2 mil estabelecimentos pesquisados fecharam no vermelho, um aumento de 5% em relação à última pesquisa, realizada em julho. 

O levantamento mostra ainda que 34% não tiveram lucro, mas permaneceram em equilíbrio financeiro, enquanto 41% obtiveram lucro. Os dados foram coletados entre 28 de setembro e 6 de outubro. 

Entre as principais dificuldades das empresas que reportaram prejuízo está, em primeiro lugar, a queda nas vendas, apontada por 82% dos respondentes. Em seguida foram apontados a redução no número de clientes (67%), dívidas com impostos e taxas (43%), dívidas com empréstimos (42%) e custo dos insumos (36%). 

A maior parcela dos empresários que reportaram prejuízo nos negócios em agosto é composta por microempreendedores individuais (MEI). Neste grupo, 34% fecharam no vermelho naquele mês. No caso das microempresas, 33% acusaram prejuízo.  

Já entre as empresas maiores, com faturamento superior a R$ 4,8 milhões ao ano, 8% disseram ter operado no vermelho.

Outro recorte do levantamento mostra que as empresas mais jovens enfrentam um cenário particularmente desafiador. Das empresas com menos de um ano de atividade, 37% relataram prejuízo em agosto. Entre aquelas com entre 1 e 3 anos de existência, 33% operaram no vermelho. 

Por outro lado, as empresas com mais de dez anos de atividade demonstraram uma situação relativamente melhor, com 18% delas apontando prejuízo.

Segundo a Abrasel, as estatísticas negativas ainda refletem as adversidades enfrentadas pelo setor de bares e restaurantes após os impactos da pandemia da covid-19. 

 

IMAGEM: Andrei Bonamin/DC

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas