9 curiosidades sobre o McDonald´s

Muita coisa mudou desde que a rede vendeu o seu primeiro hambúrguer por apenas R$ 0,15. Hoje, a lanchonete serve mais de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda

Mariana Missiaggia
26/Nov/2019
  • btn-whatsapp
9 curiosidades sobre o McDonald´s

Quando tudo começou, ninguém imaginava que ela se tornaria uma das marcas mais conhecidas do mundo. Os irmãos Maurice e Richard McDonald abriram a primeira loja do McDonald's em 1948, transformando uma espécie de churrascaria em uma lanchonete de hambúrguer e milk-shake.

Localizado em San Bernardino, na Califórnia, o restaurante foi o segundo empreendimento dos irmãos na indústria de alimentos. O primeiro deles foi um carrinho de cachorro-quente. Quando nasceu, a proposta original do McDonald's era vender hambúrgueres, batatas fritas e shakes pela metade do preço e pela metade da concorrência com um modelo de operação diferente. Em vez de depender de garçons e garçonetes, os irmãos McDonald instalaram um balcão de autoatendimento. Em vez de cozinhar cada refeição por encomenda, eles prepararam seus hambúrgueres com antecedência e mantiveram a comida quente sob lâmpadas de alta potência.

Veja outras curiosidades sobre o negócio:

1.O símbolo da Arcos Arcos Dourados era um pouco diferente

O fundador Richard McDonald esboçou o símbolo do restaurante como uma característica arquitetônica para atrair clientes em carros olhando da beira da estrada, mas levou mais cinco anos para que os arcos mudassem sua disposição e fossem ligados a um M.

2. No primeiro menu do McDonald's, um hambúrguer custava 15 centavos

Em 15 de maio de 1940, Dick e Mac McDonald's abriram a primeira loja McDonald's em San Bernardino, Califórnia. Naquela época, era possível conseguir um combo McDonalds por menos de um dólar, já que as pessoas pagavam apenas 15 centavos pelo hambúrguer e 10 centavos pela batata frita, por exemplo.

Do Mc Fish ao Big Mac, o cardápio de hoje oferece uma variedade de itens. Naquela época, as únicas opções de comida eram hambúrguer, cheeseburger ou batatas fritas. Nada de McNuggets.

3.A Coca é diferente!

Muitos consumidores acreditam que a Coca-Cola servida no McDonald's tem um sabor melhor do que em outros lugares. E é verdade. Somente no McDonald's o xarope de Coca-Cola é entregue em tanques de aço inoxidável para preservar seu frescor. Nos outros estabelecimentos, a bebida é transportada em sacos plásticos.

4. O McDonald's vende mais brinquedos do que a Hasbro e a Mattel

O McDonald's vende cerca de 1,5 bilhão de brinquedos em todo o mundo - mais do que a Hasbro ou a Mattel vendem individualmente. Além disso, o McDonald's começou a incluir livros em vez de brinquedos nos "Mc Lanche Feliz", colocando mais livros nas mãos das crianças do que os catalogados na Biblioteca do Congresso, a maior biblioteca do mundo.

5. Os militares inspiraram o primeiro drive-thru

O primeiro drive-thru do McDonald foi aberto em 1975, em Sierra Vista, no Arizona. O que inspirou o conceito revolucionário foi uma base militar próxima ao restaurante. Clientes do local, os soldados não tinham permissão para deixar seus carros enquanto usavam uniforme.

6. O McDonald's alimenta cerca de 1% da população mundial todos os dias

68 milhões de pessoas são atendidas diariamente no McDonald's, que é aproximadamente 1% da população mundial. O McDonald's vende uma média de 75 hambúrgueres por segundo.

7.O primeiro McDonald's vendia cachorros-quentes, não hambúrgueres

Originalmente, em 1937, quando foi criada pelos irmãos Dick e Mac McDonald, a barraquinha vendia cachorro-quente. Só em 1948, os irmãos decidiram reformular o negócio e transformaram a barraquinha em uma lanchonete de hambúrgueres e milk-shakes.

8. Ronald McDonald foi baseado em uma pessoa real

O famoso palhaço foi, na verdade, baseado no retrato de Bozo the Clown, de Willard Scott, no canal WRC-AM de Washington, DC. Scott foi escolhido para interpretar Ronald McDonald a partir de 1963. Mas, o visual de Ronald mudou ao longo dos anos, porque a versão original é meio aterrorizante.

9. Muita coisa não deu certo

Antigamente, também havia muitos itens sazonais e de curta duração no cardápio. Muitos deles não funcionaram devido ao tempo que levavam para se prepará-los ou porque não eram o que os consumidores queriam no restaurante, como a McPizza, McLobster, McSpaghetti e McHotDog.

 

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas