5 funções que devem chegar em breve no Whatsapp

Reações com emojis num modelo mais parecido com o Instagram já foram liberadas em algumas contas e outras atualizações estão em teste, como a extinção do 'visto por último'

Mariana Missiaggia
02/Mai/2022
  • btn-whatsapp
5 funções que devem chegar em breve no Whatsapp

De tempos em tempos, o WhatsApp promove atualizações que melhoram a experiência dos usuários na mídia social. Ao mesmo tempo em que testa as novidades para torná-la mais funcional, a plataforma também vem aumentando os recursos para contribuir com o controle de privacidade dos contatos.

Com o lançamento das últimas novidades, como a possibilidade de ouvir áudios de uma conversa, enquanto se responde a outras, outras funcionalidades começam a ser especuladas no WhatsApp. Desde alterações na interface, até pequenas melhorias que podem surgur nos próximos meses, veja a seguir algumas funções que devem surgir em breve:

1 - MENOS MENSAGENS ENCAMINHADAS

O WhatsApp deve começar a limitar a quantidade de vezes que uma mesma mensagem será encaminhada na plataforma. Ou seja, o recurso fará com que o mesmo texto não seja compartilhado diversas vezes criando aquelas correntes que viralizam.

Ao que parece, inicialmente, as mensagens que já foram retransmitidas não poderão ser encaminhadas para mais de uma conversa em grupo, ou mais de um contato. Isso restringe determinado conteúdo em listas de transmissão e contribui para a diminuição de fake news, que acabou se tornando comum com o recurso de encaminhamento.

Como todos sabem, as mensagens do aplicativo são criptografadas e seguirão dessa forma. A plataforma deve utilizar o código contador para controlar o número de replicações.

O código já é utilizado no sistema que avisa quando uma mensagem foi encaminhada, em funcionamento desde 2020 no Brasil.

2 - EMOJIS

Alguns usuários já relataram a liberação de um novo tipo de reação a mensagens com emojis. Há um tempo, o WhatsApp começou a testar um novo formato mais parecido com o replicado no Instagram.

A nova atualização do beta para Android já traz a função, indicando que ela pode estar mais perto de chegar para todos os usuários. De acordo com a descrição, ao dar um toque longo em uma mensagem, aparece a opção de reagir com um emoji. Ao que tudo indica, pelo menos nos testes, apenas seis emojis estão disponíveis para reação: joia, coração, choro, risada, rosto chocado e mãos cruzadas.

3 - MENSÃO EM GRUPOS

Em uma de suas últimas atualizações, o Whatsapp trouxe a notificação em casos de menção em grupos.  A menção aparece com o símbolo do @ no nome do grupo, mas não é possível saber quem o respondeu ou citou seu nome de usuário.

Na nova atualização, os usuários conseguirão visualizar quem o mencionou antes de abrir a aba daquela mensagem.

4 - CONVERSA COM USUÁRIO FORA DOS CONTATOS

A expectativa é de que a comunicação com pessoas que não estão adicionadas à sua lista de contatos seja finalmente dacilitada.

Ao clicar na mensagem em que o número foi enviado será aberto um menu com três opções. São elas: adicionar aos contatos, iniciar um bate-papo ou ligar para o dono da linha.

Hoje, essas opções só ficam disponíveis após o usuário registrar o contato em sua agenda. Ainda não se sabe quando a função será liberada para o público geral, mas os testes já foram iniciados para usuários de algumas regiões.

5 - VISTO POR ÚLTIMO

Hoje, as configurações do Whatsapp permite que o usuário mantenha o “visto por último” para os seus contatos, para todos ou para ninguém.

Muitos optam por desligar esse recurso para que ninguém veja, nem saiba quando aconteceu seu último acesso no aplicativo. Agora, uma nova função de privacidade que está tendo seus testes ampliados pode dar mais opções de configuração desse status no WhatsApp.

Ao que parece, a nova opção daria a opção de escolher por "meu contatos, exceto…” em que é possível liberar o status para todos os seus contatos e selecionar aqueles que não devem ver.

O recurso é similar ao bloqueios presentes no Facebook e Instagram - e os usuários que tiveram o “visto por último” bloqueado por outro não irá saber, assim como ocorre com outras restrições do aplicativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Abr
Mai
Jun
IGP-M
1,1466
1,1072
1,1070
IGP-DI
1,1353
1,1056
--
IPCA
1,1213
1,1173
--
IPC-Fipe
1,1226
1,1227
--

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Mar
Abr
Mai
Demanda por crédito
0,6%
-4,3%
-2,1%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
-1%
1,1%
1,5%
Inadimplência do consumidor
5,1%
5,0%
7,5%
Recuperação de crédito
6,4%
1,8%
-5,6%
mais índices

Vídeos

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

2º Encontro "Liberdade para Empreender”

SOS Empreendedores - Crédito e negociação de dívidas

Colunistas