JORNAL DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Negócios
Economia
Finanças
Indicadores
Demonstrações Financeiras
Leis e Tributos
Gestão
Tecnologia
Inovação
Sustentabilidade
Brasil
Acontece no Estado
Acontece em SP
Opinião
Blogs
Vida e Estilo
Por
Mariana Missiaggia
| Repórter mserrain@dcomercio.com.br
Mais deste colunista
Produtos de um futuro muito, muito distante, acabam de chegar ao mercado
A foto mostra o novo tênis da grife italiana Gucci, que embora seja um produto virtual, tem potencial para fazer sucesso nos pés de participantes de videochamadas
Supermercados de 30 metros quadrados, a nova onda do varejo
Cada vez mais parecida com conveniências de postos de gasolina, a operação de mini lojas de grandes redes tem evoluído e mostrado potencial para crescer desde o início da pandemia
Mais deste colunista
Como o Outback entrega experiência pelo delivery
No último ano, a rede, que mantém 110 lojas no país, descobriu que nem todos os produtos funcionam no delivery, mas conseguiu criar momentos parecidos com os vividos nos restaurantes da marca, mesmo dentro de casa
Por que ovos de Páscoa custam caro?
Além do apelo cultural e emocional do doce, que agrega valor ao produto, é preciso entender mais sobre quanto custa produzir e transportar uma unidade de ovo de páscoa
7 passos para quitar suas dívidas
Fluxo de caixa apertado, inadimplência e despesas crescendo. Ignorar o endividamento leva à perda de crédito na praça e fragiliza a relação comercial. Cuidado!
Cálculo do capital inicial: o que entra nessa conta?
Para ser dono de uma empresa é fundamental saber onde e como gastar seu dinheiro. Quer entender melhor como funciona esse processo? Listamos os custos gerais aplicáveis à maioria dos casos
Vale a pena abrir um negócio na pandemia?
A crise gerou novas demandas no mercado e, mais uma vez, o empreendedorismo tem sido um dos meios encontrados pelos brasileiros para atender às necessidades do consumidor
5 conceitos da NRF para aplicar no seu negócio
A pandemia impôs novas receitas de sucesso aos empresários - alguns prosperaram, outros fracassaram, e há quem ainda está tentando acertar. O evento mais importante do varejo indica alguns caminhos, seja para a loja física, aplicativos, e-commerce, redes sociais ou marketplaces
4 marcas que transmitem seus ideais pelas lojas físicas
Veja como algumas empresas de diferentes setores investem no formato de loja para reforçar o posicionamento da marca
Como sua loja se preparou para 2021?
Refletindo sobre o mercado pós-pandemia, Camila Salek, referência em visual merchandising, aponta que a reinvenção do varejo passa por humanização, conteúdo, personalização e flexibilidade
Restaurantes: lojas fechadas, negócios abertos
Com base na experiência do último ano, o setor de food service testa alternativas para minimizar os prejuízos causados pelas restrições ao atendimento de clientes
Facesp lança linha de crédito para mulheres empreendedoras
De forma mais barata e simplificada, programa disponibilizará R$ 5 milhões em recursos pela plataforma da ACCredito-SCD. O anúncio da linha foi feito por Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC
Como o cenário empreendedor tem se destacado no Clubhouse
A possibilidade de ouvir e se conectar com CEOs, gestores, lideranças e especialistas pelo aplicativo tem proporcionado novas experiências e oportunidades para pequenos e futuros empreendedores
A loja física vai acabar? Essas marcas mostram que não
Inauguradas em tempos de pandemia, as novas lojas da Dengo (foto acima), Natura e do grupo Fasano estão repletas de experiências e exemplos de transformação do varejo que motivam os consumidores a comprar offline
Mesmo com queda, franchising mantém relevância em 2020
Apesar da retração de 10,5%, o setor acumula 2,6 mil franqueadoras atuantes no país, de acordo com a ABF. Cerca de 4 mil unidades franqueadas fecharam as portas no último ano
Como usar a rede social para personalizar o seu negócio
Herdeira de uma rede de supermercados carioca, Karol Babadeira conta como humanizou o jeito de vender de uma empresa familiar fundada há 60 anos com a ajuda do Instagram
Clubhouse: seu negócio precisa entrar nessa?
Apontado por muitos como uma espécie de Podcast improvisado, o aplicativo aproxima grandes empresários de pequenos empreendedores num bate-papo informal. Por enquanto, a interação só está disponível para usuários iOS
Shadowban, o banimento velado do Instagram
Muitas empresas que usam a rede social notam que, vez ou outra, o alcance de suas publicações diminui. Trata-se de um bloqueio temporário que impede o desempenho das postagens de forma não explícita
O novo comportamento de compras nos supermercados
Fernanda Dalben, da rede de supermercados campineira Dalben, conta como sua empresa enfrentou a crise e lida com o novo normal, que impôs novos padrões de comportamento e novos valores no cotidiano das famílias
Luxo e tecnologia regem o varejo pós-covid
Compras cada vez mais velozes, novas experiências nas lojas e a China no centro do comércio mundial. NRF 2021 apresenta as transformações nos negócios e no comportamento dos clientes
Supermercado bom para cachorro
Comportamento de humanização dos pets faz com que a expectativa dos consumidores dentro dos supermercados seja a de compartilhar com seus animais as mesmas possibilidades de consumo que encontram para si
Suitsupply, uma alfaiataria sob medida na era do distanciamento
Case apresentado durante a NRF 2021 ilustra as adaptações feitas pelo varejo de moda que vende personalização e depende do contato direto entre os clientes. Entre elas, estão a consolidação do pagamento sem contato e visitas às lojas com hora marcada
4 situações em que o lojista está com a razão
Essa época do ano é marcada por muitos pedidos de trocas e devoluções. E apesar da legislação garantir um leque de direitos aos consumidores, não são todas as situações que prejudicam o comerciante
Já testou o formato de pré-venda no seu negócio?
A prática, que tem se tornado cada vez mais comum, pode ser um trunfo para pequenos pela previsão de demanda, redução de custos de produção e por evitar acúmulo de estoques
4 pontos de atenção para o seu negócio em 2021
Em um cenário global de transformações imediatas, novos valores e comportamentos passam a ser priorizados pelos clientes e alguns podem se transformar em tendências de consumo
As adaptações do Bob´s para o novo consumidor
Em tempos de isolamento social, rede inaugurou unidades com o modelo sem contato, em que os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo e retirados em lockers
3 vezes em que a sucessão familiar impulsionou um negócio
Embora o processo de transição seja um desafio na gestão da maioria das empresas, muitos exemplos mostram que empreender em família pode ser inspirador e lucrativo
Startups fundadas por mulheres levantam menos investimentos
Embora o setor tenha batido recordes neste ano, dados da plataforma mundial Crunchbase mostram que investimentos em negócios comandados por empreendedoras caíram 27%
Baixa competitividade dos negócios dificulta a retomada em 2021
Convidado pelo Conselho de Câmaras Internacionais de Comércio (CCIC), da ACSP, o economista Roberto Troster diz que a situação do Brasil incentiva muitas empresas a exportarem empregos para outros países
CMEC da Facesp premia empreendedorismo feminino
Prêmio Tarsila do Amaral 2020 homenageou cinco importantes personalidades do universo feminino em reconhecimento ao trabalho de micro, pequenas e médias empresárias de sucesso
Um guia para seu negócio fazer bonito em 2021
O ano de 2020 foi um divisor de águas para o varejo. Comportamentos e tendências que eram projetados para a próxima década foram incorporadas em meses - mas, o período de adaptação já passou, agora é hora de agir
A Tal da Castanha, a marca que fez a 3Corações apostar em leite
A partir de joint venture com uma das principais marcas brasileiras de café, a empresa de bebidas de origem vegetal dobrou a penetração em pontos de venda e triplicou a participação do e-commerce em 2020
CJ Foods, o delivery da alta gastronomia
Insatisfeitas com o serviço ofertado por apps tradicionais, marcas do grupo Fasano, controlado pela JHSF, e outros restaurantes sofisticados se renderam a um modelo exclusivo de entrega
Interior paulista se destaca em ranking de competitividade
Barueri, Jundiaí, Campinas e Indaiatuba são algumas das cidades com bons indicadores de qualidade e acesso à saúde e educação, inserção econômica, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública
Checklist: o que ainda dá tempo de fazer para a Black Friday
Apesar da instabilidade relacionada ao emprego, renda e confiança, o evento segue sendo uma oportunidade para aqueles que começam a organizar suas compras de fim de ano
Varejistas pegam carona no mercado de second hand
Nos últimos meses, Arezzo, Renner, C&A e Reserva entraram numa nova área de negócios e passaram a incentivar o consumo de peças usadas - um hábito que ganhou mais visibilidade e relevância em 2020
Como o iFood transformou o delivery em 2020
Com entrega sem contato e entrada em massa de supermercados no aplicativo, o iFood tem crescido 100% ao ano trabalhando com ciclos curtos de projetos e digitalização dos processos
3 inspirações de atendimento da Arezzo&Co
Empatia e gestos simples foram o caminho para o grupo se tornar referência quando o tema é atendimento ao cliente. Veja como repensar algumas práticas e até a postura do setor dentro da empresa
Consumidor brasileiro deixa otimismo para 2022
Com a pandemia, maioria acredita que o desemprego aumentará no próximo ano e o sentimento de preocupação com o país está elevado, de acordo com pesquisa Acrefi/Kantar
Com mais de duas décadas de história, Aramis se reinventa
Completando 25 anos em meio à crise mundial, grife de moda masculina reestruturou modelo de negócio, deixou de vender para públicos específicos e focou no segmento de lifestyle
As lições da rede Dalben na quarentena
Loja ao vivo, parcerias com a indústria, degustação on-line e brindes no delivery são algumas das ações realizadas pela varejista de Campinas, no interior de São Paulo, detalhadas durante o Retail Conference, realizado pela Acic
Candidatos a vereador propõem ativação econômica em SP
Em encontro realizado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 14 representantes de diferentes partidos defendem incentivos e isenções de tributos municipais em resposta à pandemia
Menos comunicação, mais ação: a nova era do varejo
Pandemia chamou atenção dos consumidores para marcas que investem em propósito com foco na transformação social, de acordo com nova pesquisa da Kantar
Pix promete dar novo impulso à expansão do e-commerce
Ainda em fase restrita de funcionamento, a ferramenta promete velocidade, conveniência, multiplicidade de uso e até mais vendas para o varejo, já que pode facilitar conversões
O poder da vitrine na retomada do comércio
A forma de convencimento e o storytelling mudaram. O uso de recursos visuais, tecnologias e apresentações inusitadas devem expandir na frente das lojas que estão reinventando seus espaços
AliExpress quer emergir live commerce no varejo brasileiro
Novo formato que une transmissões ao vivo e entretenimento ganhou força na China e movimentou U$ 157 bilhões em 2019. No Brasil, estratégia estará aliada à imagem de influenciadores
Entenda a importância do retargeting em apps
Sabe quando o usuário pesquisa um produto, visita sua página e não compra? A estratégia de base do remarketing é justamente contornar esse movimento e aumentar a conversão
Como Buenos Aires se transformou para favorecer o comércio
Bloqueios e mudanças no trânsito, extensão de calçadas e pinturas que demarcam o distanciamento correto entre os pedestres são algumas das intervenções realizadas em mais de 100 mil metros quadrados de avenidas
Algo mudou na pandemia? Seu negócio pode ter pivotado
Empresas inovadoras, como o Google e o Facebook, têm em seu DNA a ideia de dinamitar seu modelo de negócio e reconstruí-lo rapidamente – uma lição importante para empresas com formatos que não serão mais aplicáveis num curto prazo
ACSP lança projeto Ruas Vivas
Em parceria com o Iab-sp, iniciativa irá promover intervenções temporárias em ruas das regiões de Pinheiros, Vila Maria e Penha da França
Querem cancelar a Black Friday?
De forma isolada, algumas marcas estão mudando o nome que se dá a um dos períodos mais importantes para as vendas do varejo em todo o mundo...será que vai ficar assim?
Conheça marcas que transformaram o básico em referência
Jeans, ferramentas e camisetas vendidos como itens únicos de uma loja não precisam ser limitantes para um espaço atraente ao consumidor. Veja inspirações para montar uma loja icônica, como a da canadense Moose Knuckles (foto)
Redes sociais: o novo SAC do varejo?
Canais como Instagram, Messenger e Facebook abriram diversas possibilidades e oportunidades para as empresas - a evolução no relacionamento com cliente foi uma delas. Mas é preciso cuidado...nem tudo deve ser resolvido por esses meios
Boa Vista estreia na B3
A oferta inicial de ações da empresa de informações de crédito ligada à ACSP foi precificada em R$ 12,20. Os papéis da empresa serão negociados por meio do ticker BOAS3
Como o meio ambiente tem inspirado o varejo
Assim como a digitalização, a adoção de práticas empresariais mais sustentáveis deve ser acelerada em tempos de pandemia e queimadas na Amazônia. Pautadas pela sustentabilidade, muitas marcas querem envolver o consumidor nesse processo, como a rede londrina Selfridges
Venda ao vivo. A nova estratégia da Nespresso
Projeto Butique em Casa funciona com a ajuda de uma plataforma de streaming e quer oferecer aos clientes on-line o atendimento personalizado que receberiam em uma loja física
Como o ship from store tem favorecido o varejo
Muito relacionado à omnicanalidade, o conceito vai de encontro aos desejos dos consumidores em relação à agilidade na entrega da compra on-line e a oferta de fretes mais baratos
Sua loja precisa de um aplicativo próprio?
Complementares à estratégia de vendas de qualquer empresa, os aplicativos possibilitam uma série de facilidades - tanto para a empresa como para o cliente. O Brasil teve um crescimento de 40% no download de apps entre 2016 e 2019
O plano rejuvenescedor da Água de Cheiro
Sucesso entre as décadas de 1980 e 1990, a marca passou por um período de reformulação, encerrou 2019 com quase 130 franquias e diversificou o portfólio para atingir novas gerações
5 curiosidades sobre o jeito de vender da Zara
Com modelos que se tornam objeto de desejo e são usualmente replicados pela concorrência, a varejista é mundialmente conhecida e tem algumas particularidades que fazem dos consumidores, clientes fiéis
Aplicativo tailandês impede aglomeração em shoppings
Clientes e funcionários dos empreendimentos do The Mall Group, na Tailândia, reabertos em maio, adotaram medidas rigorosas de segurança. O país é o menos afetado pela pandemia
Por que o Walmart entrou na briga pelo TikTok?
Ter acesso a milhões de usuários jovens e digitalmente experientes pode ajudar a empresa a impulsionar seu negócio de vendas on-line. Aplicativo tem cerca de 100 milhões de usuários mensais ativos nos Estados Unidos
Por dentro da nova loja da Carter´s
Famosa pelos pijamas infantis, a marca americana desembarca em São Paulo em parceria com a Riachuelo, no Shopping Ibirapuera. Em geral, os preços das peças variam entre R$ 89,90 e R$ 199,90
Carter´s inicia operação no Brasil com mix completo de produtos
A primeira loja da rede norte-americana no país será administrada pela Riachuelo, que planeja 60 unidades para os próximos dez anos
Jazz&Co e o porquê de usar customer experience para vender óculos
Atuando em um mercado tradicional, a Jazz&Co se destaca pelos produtos de alta qualidade, preços competitivos e posicionamento de marca. Mas, veio a pandemia e mudou tudo...para melhor
Problemas do comércio continuarão no pós-pandemia
Marcel Solimeo, economista da ACSP, vê um longo caminho antes de o setor recuperar o nível de antes da crise. Os problemas de emprego e renda dificultam a retomada do consumo
Fome de açúcar: o boom de guloseimas na pandemia
Ingredientes para receitas e produtos prontos entraram para lista de compras habitual. Bolos simples, menores e mais baratos têm sido a escolha preferida dos consumidores para presentear
Sua loja tem poder para transformar o seu negócio?
Mais do que comprar produtos, o consumidor moderno busca novos valores no ponto de venda, como beleza, bem-estar, prazer, espiritualidade, responsabilidade social e sustentabilidade
Conheça o caminho para se tornar uma FoodTech
Empresas muito tecnológicas se envolvem na cadeia de produção do alimento a fim de solucionar desafios do segmento por meio de inovação, acelerando mudanças importantes para o setor
Google libera opção de delivery pelo Maps
Empresa de tecnologia anunciou a novidade em parceria com empresas de delivery e integradores de canais Rappi, Onyo e Delivery Center sem ter que recorrer a aplicativos
O que sua loja física oferece que o site não consegue substituir?
Com a reabertura gradual das lojas físicas, não há dúvidas de que esses espaços precisarão oferecer algo a mais para atrair o consumidor. Um novo formato da Ikea dá pistas de reformulações possíveis a qualquer tipo de negócio
5 podcasts para sua empresa acompanhar
Ganhando cada vez mais adeptos, o podcast é uma ótima opção para quem não consegue manter uma rotina de estudos, mas quer acompanhar o que está acontecendo em sua área de atuação
Dark stores, o formato que acelerou o futuro do e-commerce
A quarentena fez as vendas on-line explodirem, mas programar uma entrega para daqui 20 dias já não atende mais ao consumidor. Com o avanço digital, a briga das varejistas é por prazos mais curtos, quase que em tempo real
Distrital Sudoeste da ACSP se prepara para ser a casa dos associados
Prestes a concluir o processo de reestruturação da sede (foto), a pandemia do novo coronavírus interrompeu uma programação intensa de projetos com o intuito de gerar negócios e trazer desenvolvimento para a região
Distrital São Miguel da ACSP se empenha em melhorias estruturais
Atual reforma do calçadão de São Miguel Paulista (foto), na Zona Leste, tem como objetivo a prevenção de enchentes que todos os anos prejudicam comerciantes da região
Distrital Centro da ACSP atua pela sobrevivência de negócios locais
Nos últimos meses, a liderança tem trabalhado fortemente junto aos comerciantes para atender demandas específicas e apoiar a retomada das atividades
3 atitudes para um negócio em família dar certo
As empresas familiares representam uma parte significativa da economia brasileira, mas também são alvo de muitos conflitos. A experiência de Arthur Rufino mostra que é possível, sim, ter sucesso com a mistura família e negócios
Como sua empresa tem se portado frente à crise?
A responsabilidade social das empresas tem sido posta à prova. Enquanto algumas cobram preços elevados pela alta demanda, outras tentam encontrar alternativas para minimizar os efeitos do novo coronavírus na sociedade
6 dicas para vender semijoias pelo Instagram
Caio Gazin, diretor da atacadista de semijoias Gazin, que teve aumento de 12% no faturamento durante a pandemia, compartilha os aprendizados da empresa na relação com as redes sociais
Isolamento pode criar novas centralidades nas cidades
Além de conter a disseminação do novo coronavírus, o isolamento social pode ressignificar toda a dinâmica de uma cidade criando novos pontos comerciais e eliminando outros
Mercado Livre aposta em serviços de pagamento
Empresa se uniu ao PayPal para atender uma fatia de clientes desbancarizados e aumentar vendas. Com a parceria, os comerciantes ganham acesso a uma base maior de consumidores
O novo jeito de entregar do Mercado Livre
Com logística própria, empresa irá investir cerca de R$ 4 bilhões para otimizar a operação, que terá dois novos centros de distribuição, e reduzir o prazo de entrega para 48 horas
Pequenos usam novo recurso do Facebook para vender
Rede social permite a criação de catálogos, preços e descrição dos itens à venda. Novidade é uma oportunidade para as pequenas empresas se manterem durante a pandemia, além de uma possibilidade de trabalhar melhor o engajamento
Economia Low Touch: como ela pode mudar o seu negócio?
A julgar pelo novo comportamento do consumidor, o conceito veio para ficar – um novo jeito de vender que independe do contato presencial entre clientes e vendedores
Bares e restaurantes buscam liberação de calçadas para reabrirem
Projeto-piloto, em análise pelo governo do estado de São Paulo, permite aos estabelecimentos atenderem clientes nos espaços públicos, a exemplo do que vem sendo feito em cidades europeias
A reabertura dos negócios mundo afora
Provadores fechados, roupas em quarentena, horário agendado...a flexibilização da quarentena permite a reabertura do comércio, mas impõe um novo jeito de consumir no mundo inteiro
Wise Up mantém receita com 420 escolas fechadas
Desde o anúncio do início da quarentena, a rede habilitou seus franqueados a comercializarem o produto Wise Up Online, de aulas de inglês 100% pela internet, lançado em outubro de 2019
Potencial de consumo das famílias retrocede oito anos
Os patamares de consumo das cidades brasileiras devem se igualar aos registrados em 2010 e 2012. A projeção é uma movimentação de pouco mais de R$ 4 trilhões na economia
Como sua empresa se comporta em um contexto de crise?
Embora não seja possível prever o futuro, é possível traçar táticas para se reinventar e se adequar ao que o novo normal propõe à sociedade e aos negócios no mundo pós-pandemia
Mercados invadem condomínios no formato de conveniência
Com a pandemia, nomes como Hirota e Swift se adaptaram para atender clientes menos dispostos a sair de casa para fazer compras. Lojas instaladas dentro de condomínios funcionam como a despensa dos moradores
7 mudanças que vieram para ficar nas redes de fast food
Preferência por retiradas, equipamentos de proteção e medidas de distanciamento seguirão pautando o comportamento de quem compra e vende
Os conselhos de Luiza Trajano aos pequenos negócios
Executiva do Magazine Luiza começou sua trajetória no varejo aos 12 anos, dentro da rede de lojas fundada por sua tia, e tem ajudado o governo a elaborar as medidas para reabertura do comércio
Quarentena redefine o mercado de beleza
Durante a quarentena, muitas mulheres abandonaram práticas que faziam parte de sua rotina de beleza, como aquisição de produtos e também serviços, como cortar e pintar o cabelo
De empresário modelo a alvo da PF: entenda a prisão do fundador da Ricardo Eletro
Acusado de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro, o empresário Ricardo Nunes pode ter omitido cerca de R$ 400 milhões em impostos que deveriam ter sido pagos ao estado de Minas Gerais
O avanço global da Natura em meio à pandemia
Há menos de um mês, a companhia de cosméticos inaugurou sua primeira loja na Malásia e segue plano de internacionalização da marca com sua estratégia omnichannel
Bares e restaurantes: como transformar seu estoque em dinheiro
O setor sentiu o impacto dos mais de três meses com as portas fechadas. Veja algumas dicas para diminuir custos com matéria-prima e aliviar o fluxo de caixa neste período de retomada
7 erros que ameaçam a sobrevivência do seu negócio
Websérie, produzida pelo Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP, abordou as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus e os aprendizados e oportunidades para quem empreende
Após reabertura, vendas do varejo paulistano reagem em junho
Balanço de Vendas da ACSP sinaliza um leve crescimento a partir da segunda quinzena de junho, quando alguns negócios passaram a abrir as portas durante quatro horas por dia
As heranças da pandemia ao mercado on-line de luxo
Diferentes modelos de trabalho, revisão de sortimento e novos tipos de atendimento - a pandemia acelerou o futuro de muitos negócios que precisaram se adaptar ao novo jeito de consumir
Covid leva livros digitais a um novo patamar de consumo
Empresa especializada em conteúdo digital para editoras distribuiu quase dez milhões de e-books nos 50 primeiros dias de isolamento. Resultado corresponde a quase 80% de todo o volume produzido em 2019
Três empreendedores que mudaram com a crise
Tudo parecia perdido para uma rede de ensino, uma empresa de lavagens automotivas e um negócio de entretenimento, mas eles encontraram alternativas para se manterem relevantes no mercado, mesmo durante o período de isolamento
Coronavírus começa a moldar o futuro das cidades
Grandes centros urbanos se tornaram o epicentro do novo coronavírus e agora, usam essa experiência para repensar a melhor forma de construir e organizar as cidades para superar futuras crises
Reabertura do comércio não salva vendas na 1ª quinzena de junho
Com declínio recorde por conta do novo coronavírus, o início de junho foi marcado pela reabertura do varejo, que na capital paulistana registrou queda de 69% nas vendas, segundo o Balanço de Vendas da ACSP
A loja da 25 de Março que se reinventou para enfrentar as ruas vazias
Com sua loja fechada e mais de 10 mil itens parados, a empresária Lisete Genovese, sócia da DuCareca, resgatou um e-commerce às moscas e passou a receber mais de 100 pedidos por dia
Os custos para os empresários se adaptarem aos protocolos sanitários
Além da limitação da capacidade de atendimento e a restrição no horário de funcionamento, outras exigências engrossam a lista de obrigatoriedades do comércio a partir de agora
Vendas não podem esperar pelo fim da crise. O pós-covid é agora
Especialistas que participaram do programa SOS Empreendedor, da ACSP, dão dicas de como conduzir os negócios mesmo com o consumo em baixa
Como as entregas do comércio eletrônico podem impactar as cidades
Previsão de que os serviços “last mile” cresçam 78% até 2030 nas cem maiores cidades do mundo pode resultar num aumento médio de 11 minutos na duração dos trajetos urbanos, segundo o relatório “O Futuro do Ecossistema da Última Milha”
Você sabe convencer um cliente indeciso?
Quando a dúvida surge, o lojista precisa ser assertivo e entender o que pode fazer a diferença na mente do consumidor. Muito além da tecnologia, o Westwing, por exemplo, aposta no poder da inspiração para manter suas milhares de vendas
O que falta para o setor de alimentação avançar no on-line
Mesmo com o crescimento das vendas digitais, fazer supermercado pela internet ainda é um tabu. Enquanto o varejo americano tenta desenvolver alternativas internas, no Brasil, os aplicativos trazem novas possibilidades para as varejistas
Supermercados: o que deve mudar na próxima década
Formatos variados, conveniência, fortalecimento das lojas físicas surgem em meio às previsões feitas por uma consultoria internacional
Sampa Week: ACSP lança semana de descontos para o aniversário de São Paulo
Primeira edição do evento, que acontece entre os dias 23 e 31 de janeiro, tem como objetivo estimular o comércio a criar uma nova data de descontos especiais ao consumidor
Camp Store, uma loja que vende brincadeira
Recém-inaugurada em Nova York, loja de brinquedos convida as crianças a participarem de experiências familiares em um espaço interativo e está revolucionando esse mercado, após fracasso da Toys 'R' Us e F.A.O. Schwarz
Altos e baixos do varejo norte-americano
Desde o início de 2017, mais de 20 grandes varejistas declararam falência, à medida que mais clientes passaram a comprar on-line. A Forever 21, que passa por problemas, teve apenas 16% de suas vendas pelos meios digitais em 2019
De quiosque a megaloja: entenda a nova estratégia da Piticas
O negócio começou como estamparia de camisetas, ganhou os corredores dos shoppings, virou franquia, já tem a própria fábrica e acaba de inaugurar a primeira loja de 180 metros quadrados
O mundo do varejo será movido a dados?
Não há nenhuma novidade na estratégia muito usada por varejistas. Porém, nem todos os consumidores se mostram confortáveis com esse tipo de experiência de consumo
O que deve orientar o crescimento dos shoppings em 2020
Para não perder os clientes da mira, os centros de compras estão diversificando formatos, serviços e revendo seus planos de expansão
O que marcou a economia brasileira em 2019
O primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro foi de altos e baixos: o dólar chegou a R$ 4,25, a Selic fecha o ano na mínima histórica, o número de trabalhadores no mercado informal chegou à máxima de 38,8 milhões e muito mais
MEI 2019: uma retrospectiva da categoria
O microempreendedor individual teve de lidar com uma série de mudanças em 2019, como o aumento no valor de contribuição mensal e a alteração nas atividades enquadradas à categoria
4 lojas que deram o que falar em 2019
De lojas com autoatendimento até produtos exclusivos, as varejistas que mais se destacaram esse ano colocaram a experiência do cliente no centro do negócio. Vejo como a Cacau Show, Mc Donald´s, Xiaomi e Zaitt inovaram
A jornada de compra do cliente neste Natal
Ir a uma loja física ou a um shopping center não está nos planos de todos os consumidores na hora de presentear. Outras possibilidades vêm se destacando nos últimos anos e modificando os hábitos de consumo
Varejo: o que ficar de olho em 2020
De forma isolada, os fatores macroeconômicos não garantem o bom desempenho de um negócio. De tecnologias inovadoras a experiências nos canais de vendas, há muito a ser feito no varejo
Impostômetro atinge marca de R$ 2,4 trilhões
Com 14 dias de antecedência, o valor de impostos, taxas e contribuições pagos supera o valor alcançado em 2018, de acordo com a ACSP
ACSP repudia criminalização do não pagamento de ICMS
Para a entidade, a mudança de entendimento do imposto pode confundir inadimplência com sonegação tornando muitos contribuintes alvo de processo penal por um crime contra a ordem tributária, passível de pena de prisão mais multa
Itens pessoais alavancam vendas no início de dezembro
Balanço de Vendas da ACSP aponta crescimento de 5,9% na primeira quinzena de dezembro ante o mesmo período do ano passado
Como o Paraguai quer alavancar seus negócios
Potencial turístico e facilidades empresariais do país foram apresentados em um seminário na ACSP. Nos últimos anos, empresas brasileiras apostaram no destino para ampliar suas operações
ACSP completa 125 anos de apoio ao empreendedor
Com o desejo de se modernizar e conciliar gerações, a Associação Comercial de São Paulo comemorou no último dia 7/12, 125 anos de atuação na defesa do empreendedorismo e da livre iniciativa sob o atual comando de Alfredo Cotait Neto (na foto)
O que marcou o varejo em 2019
Consolidação do omnichannel, delivery, postura dos shoppings e indicadores econômicos compõem o balanço do ano que se aproxima do fim e apontam o rumo do comércio em 2020
4 dicas de quem entende de e-commerce
Executivos de negócios, como a Giuliana Flores, dizem como fazem para manter o ritmo de vendas, mesmo sem aquela avalanche de vendas e promoções por todos os lados que a Black Friday promove
Impostômetro da ACSP bate R$ 2,3 trilhões
Marca será alcançada nesta quinta-feira, 14 dias antes do que em 2018, e representa o total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições
No mês da Black Friday, vendas crescem 5,8%
Balanço de vendas da ACSP indica que ofertas, liberação do FGTS, juros em queda e leve retomada do emprego estimularam o consumidor a comprar mais no último mês
Uma nova solução para os conflitos fiscais?
MP 899 espera estimular a regularização de débitos fiscais entre contribuintes e a União, mas seu plano de operação ainda divide opiniões
“Crédito e emprego serão vetores de crescimento em 2020”
Para Fernando Honorato, economista-chefe do Bradesco, Brasil irá alavancar nos próximos três anos em meio aos países emergentes por ter uma agenda de reformas ambiciosa
Quer saber mais sobre as Empresas Simples de Crédito?
Evento na ACSP discutiu restrições e facilidades das ESCs, que concedem crédito às empresas sem as formalidades do sistema financeiro tradicional
A tecnologia pode mudar a nossa relação com a cidade?
Palestra de Maurício Garcia, cientista digital, na ACSP, apontou as vulnerabilidades das áreas urbanas que requerem ações para garantir o futuro das próximas gerações
Um novo momento na mediação trabalhista
Evento na ACSP discutiu a importância de estimular audiências de conciliação antes de se ingressar na esfera judicial, que é sobrecarregada com causas que vão de briga de condomínio a conflitos empresariais
9 curiosidades sobre o McDonald´s
Muita coisa mudou desde que a rede vendeu o seu primeiro hambúrguer por apenas R$ 0,15. Hoje, a lanchonete serve mais de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda
A 25 de março no mês que antecede o Natal
Black Friday, feriados e festas já levam uma multidão às lojas da região, que apostam em horário estendido, descontos, oficinas e decoração para vender mais
Ben & Jerry, uma quarentona ativista
Ter um objetivo social tem ajudado marcas, como a sorveteria da Unilever, a construir um relacionamento com os clientes muito além do processo de compra e venda
CBMAE recebe selo de reconhecimento do TJSP
Condecoração atesta que os serviços prestados pela Câmara de Arbitragem da ACSP estão de acordo com as boas práticas estabelecidas pelo judiciário
A busca do Paraná para se tornar uma potência econômica
Em palestra na ACSP, o governador, Carlos Massa Ratinho Junior, diz que o Estado aposta na pujança do agronegócio para alcançar o título de maior produtor de alimentos no mundo
FREPEM busca sanção de PL de desburocratização
Reunião promovida pela ACSP discutiu o Plano Estadual de Desburocratização para simplificar e acelerar os processos relativos às micro e pequenas empresas em sintonia com a Lei de Liberdade Econômica
Brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em tributos no ano
Valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos contribuintes desde o início do ano e será alcançado 14 dias antes do que em 2018, de acordo com a ACSP
Como SP está reduzindo os índices de criminalidade do Estado
Evento na ACSP, com General João Camilo, secretário de segurança pública, discutiu o efeito da integração entre os órgãos policiais e as ações do atual governo para combater crimes e colher as demandas da população
"Reforma Tributária tem foco nas contas do governo e não no contribuinte"
A afirmação é de Alfredo Cotait, presidente da ACSP e da Facesp. Ele critica a postura do governo em distanciar a população de pautas tão relevantes e por não ter como prioridade o alívio dos impostos pagos pela população
ACSP distribui mais de 14 mil brinquedos no Dia das Crianças
Por meio de suas distritais e do Conselho da Mulher, a entidade presenteou crianças de instituições filantrópicas de todas as regiões de São Paulo. Itens foram arrecadados durante um mês
A tecnologia pode ser uma solução para o seu negócio?
Quem a utiliza de forma inteligente está sempre um passo à frente da concorrência, mas é preciso sabedoria para aproveitá-la e potencializar uma empresa, diminuindo as perdas e aumentando os resultados
Posthaus, um e-commerce com 1,5 milhão de pedidos por ano
Há 12 anos no mercado, o Posthaus está entre os principais sites de vendas do país, com mais de 35 mil produtos cadastrados. Veja os erros e acertos do negócio
ACSP apoia Microimposto para renovação tributária
Alfredo Cotait, presidente da ACSP e da Facesp, debateu propostas para mudar a forma de arrecadação no Brasil e ajudar o país a crescer levando em consideração os novos modelos de negócios, como os digitais
“Nenhuma pesquisa fundamenta a Reforma Tributária”
Durante evento na ACSP, Everardo Maciel afirma que as atuais propostas partem de erros de concepção e critica ao aumento da carga tributária - especialmente para o setor de serviços
Metade da população aprova a criação de Imposto Único
Pesquisa da ACSP aponta que 51% concordam com a ideia de reunir todos os impostos brasileiros em apenas um, como o Imposto Único sobre Movimentação Financeira
Impostômetro da ACSP bate a marca de R$ 1,9 trilhão
Valor calculado pela ACSP corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições
Consumo consciente: o que algumas marcas estão fazendo
Seguindo uma tendência mundial, 20% dos brasileiros se consideram ecofriendly, por comprar de marcas que cumprem compromissos de produção sustentáveis
4 inspirações de experiências de varejo omnichannel
Veja como grandes empresas, como a Disney e Sephora, fizeram do omnichannel no varejo uma alternativa inspiradora e lucrativa de negócio
ACSP leva o universo das startups para a Feira do Empreendedor 2019
Alessandra Andrade, especialista da entidade, fará palestra sobre as habilidades essenciais que um empreendedor precisa desenvolver para ter sucesso no mundo das startups unicórnio
“Reformas são necessárias para recuperar a credibilidade do País”
Alfredo Cotait, presidente da ACSP e Facesp, se reuniu com economistas para discutir a reforma tributária e defendeu a desoneração da folha de pagamentos como caminho para o crescimento econômico
Semana do Brasil já tem data marcada para 2020
Representantes do varejo se reuniram na sede da ACSP para discutir os resultados e aprendizados da primeira edição da campanha e definir as estratégias para o próximo ano
Lei de Anistia traz alterações propostas pela ACSP
Entre os itens sugeridos pela entidade, por meio do Conselho de Política Urbana (CPU), está a extensão do prazo para pedido de regularização. Agora, o projeto de Lei segue para a sanção do prefeito Bruno Covas
Compras motivam quase 2 milhões de viagens motorizadas por dia
Pesquisa Origem Destino 2017, feita pelo Metrô-SP, foi tema de discussão em evento promovido pelo Núcleo de Estudos Urbanos da ACSP, com a presença de Luiz Cortez, gerente de planejamento do Metrô-SP
Brasil e Uruguai passam a exigir o COD - Certificado de Origem Digital
A partir de 1/10, documentos de exportações e importações entre o Brasil e o país deverão ser assinados obrigatoriamente, pelo meio eletrônico, como já ocorre com a Argentina
“Crise no RS passa pelo governo, mas não é do Estado”
Em reunião na ACSP, Eduardo Leite, governador do Estado, argumenta que PIB e desempenho da indústria gaúcha são superiores a média nacional e defende agenda focada na retomada da confiança para atrair novos investimentos
Negócios analógicos para clientes digitais
O comportamento do consumidor mudou e a forma como eles lidam com o consumo está cada vez mais prática, mas nem todos os negócios se adaptaram a esse contexto
Isenção fiscal não é suficiente para estimular comércio no Centro
ACSP aprova a ideia de isentar impostos, como IPTU e ISS para a região central, mas argumenta que a proposta seria mais eficaz se aliada a outras ações de requalificação
Biometria: ACSP ganha posto temporário para cadastro
Ação é resultado de um convênio firmado entre a entidade e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. Atendimento estará disponível para eleitores de todo o estado
ACSP propõe alterações para a Lei de Anistia
Entre as propostas da entidade para a regularização dos imóveis está o pedido de extensão do prazo para entrar com pedido de anistia de três para seis meses
Vendas crescem 2,4% na primeira quinzena de setembro
Números preliminares da ACSP indicam que Semana do Brasil, liberação do FGTS e calor despertaram o interesse do consumidor, especialmente, para compras de vestuário
Qual é o potencial da tecnologia no sistema tributário?
Reunião do Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação (Caeft), da ACSP, discutiu a simplificação da legislação por meio de uma administração com foco na tecnologia da informação
Como transformar seu negócio em um comércio sustentável
Quase um milhão de canudos e 250 mil tampas plásticas deixaram de circular pelas lojas do Subway todos os meses, em toda a América Latina. Veja algumas práticas sustentáveis da marca
2º Lab.Pitch da ACSP: veja o que rolou
Empreendedores e mentores se reuniram na sede da entidade para aperfeiçoar técnicas de apresentação e desenvolver novos projetos, produtos e serviços
Dia das crianças: o que deve movimentar o comércio eletrônico
Em 2018, as vendas on-line para a data cresceram 5%. Relatório da Social Miner indica quando os usuários devem começar a pesquisar ofertas, o que pretendem comprar e como devem se decidir
ACSP pede exclusão das MPEs do cadastro obrigatório do lixo
Entidade defende tratamento diferenciado aos negócios classificados, como Eireli, ME e MEI – que também estão sujeitos ao pagamento de multa ao não realizar a inscrição online
Cadastro obrigatório para comércio gerador de lixo termina hoje
O “grande gerador” é aquele que produz mais de 200 litros de lixo por dia, e a partir de agora, deverá contratar uma empresa para fazer a coleta de forma correta
Facesp está pronta para a maior feira de varejo do mundo
Entre 11 e 17 de janeiro, a missão empresarial NRF 2020 Facesp, organizada pela ACSP conduzirá os empresários durante o evento, em Nova York, e em visitas técnicas a empresas reconhecidas no segmento varejista
Calçadões do Centro ficam prontos até 2020
Em entrevista ao DC, Vitor Aly, secretário municipal de infraestrutura urbana e obras, afirma que comerciantes terão acesso ao cronograma de obras e serão consultados sobre possíveis prejuízos durante a reforma
ACSP cria conselho para fomentar inovação
Membros do Conselho de Inovação (Conin) se reuniram na sede da entidade para iniciar as discussões sobre as ações de apoio ao ecossistema de empreendedorismo da cidade de São Paulo
Como a Liv-up mantém seu apelo artesanal sendo superdigital
Com alto potencial de escala, a startup de alimentação congelada entrega mais de cem mil refeições por mês e cresce três vezes de tamanho por ano conectando chefs, dados e tecnologia
Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP apoia evento de inovação
A Associação Comercial de São Paulo por meio do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE), que promove novas lideranças para atuar com inovação, empreendedorismo e política, é uma das apoiadoras do Startup Weekend Turismo SP
Esquenta Black Friday: o que aprender com os americanos
Pesquisa realizada com mais de 400 profissionais de varejo nos Estados Unidos mostra que as empresas esperam que a receita deste ano seja 25% superior a 2018. Veja como se inspirar
Preservação de recursos naturais passa por dinamismo econômico
Para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, atividades ilegais são consequências de regulamentações mal elaboradas e da ausência de alternativas econômicas sustentáveis
Transformação de pagamentos será similar a da telefonia
Marco Bravo, vice-presidente da ACI Worldwide, diz que a relação do consumidor com o dinheiro vivo está em profunda transformação. Quem vai pegar um táxi hoje em dia, confere primeiro a bateria no celular do que o dinheiro na carteira
Por que os piscinões não funcionam para as enchentes
Apresentação de Vitor Aly, secretário municipal de serviços, na sede da ACSP mostra que esse tipo de infraestrutura ainda protagoniza os projetos do governo, porém traz grandes dificuldades para formação de consensos sucessivos
Bangladesh quer ir além do setor têxtil em parcerias comerciais
Evento promovido pela ACSP destacou as potencialidades do país asiático, que é o segundo maior exportador de vestuário do mundo e quer despontar em tecnologia, agricultura e saúde
Varejistas brasileiras também se renderão ao mercado de assinaturas?
Nos últimos dias, duas grandes varejistas – Macy´s e Nike - anunciaram a modalidade em seus negócios. Será que a moda pode pegar no Brasil?
Eles faturam R$ 800 mil vendendo creme da vovó
Em uma gestão familiar, Júnior Medina conta como a empresa fundada pela avó, Eloísa Medina vende mais de 25 mil produtos por mês com a fórmula anti-idade descoberta pela empresária
Vendas crescem 1,3% na primeira quinzena de agosto
Período que reflete compras para o Dia dos Pais apresentou presentes de menor valor, de acordo com a ACSP. Já as mudanças no clima favoreceram a venda de itens de menor valor para a estação
A força do setor de saúde e beleza no comércio eletrônico
Categoria tem a maior fatia do e-commerce e concentrou o maior número de conversões do primeiro semestre (28,1%). Dr. Jones investiu R$ 2 milhões neste mercado e apostou em clube de assinaturas
Nike, Walmart, Boticário e suas novidades para o varejo
Nos últimos dias, essas empresas anunciaram decisões importantes. Lojas do Walmart terão novo nome, Beleza na Web passa a integrar Grupo Boticário e Nike entra para o mercado de assinaturas
Vale a pena vender mais caro na loja física?
A prática não é ilegal, mas ainda deixa muito cliente furioso. Comprar on-line pode sair até 15% mais barato, mas muitos clientes reivindicam a equiparação. Veja como evitar embates com o consumidor
Desmistificando a figura do shopper
Peça-chave do varejo, é ele quem decide o quê, quando, quanto e como comprar, mas nem sempre é ele quem vai consumir o produto. Aprenda a identificá-lo no seu negócio
Reforma Tributária irá propor redução no IR de empresas
Proposta apresentada pelo secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra (no centro da foto), terá como base alteração no IR para pessoas físicas e jurídicas, desoneração da folha e a criação de um imposto para reunir tributos federais
O que os consumidores querem do varejo?
Pesquisa da Locomotiva mostra que eles querem garantir qualidade com o melhor preço possível e buscam por isso em diferentes canais. Vale tudo - internet, shopping, mercadinho, hipermercado e até lojinha de bairro
4 marcas que investiram no interior de sua loja
Não parece, mas é. Novos formatos de negócios apostam no aumento do consumo e do tempo de permanência do cliente na loja. Ali dentro, antes de comprar, o mais importante é se sentir bem
Preços para o almoço do Dia dos Pais têm variações de até 54%
Vendas envolvem principalmente produtos como carnes, massas e cervejas, além de presentes, como cervejas importadas ou artesanais, vinhos e, em menor grau, os kits de beleza masculina
O que movimentou (ou não) o varejo de moda até agora
Datas comerciais foram representativas para o calendário do comércio e são uma oportunidade para dar fôlego para as empresas. Tíquete médio da categoria no online foi de R$ 291,81
Chegou a hora de mudar de ramo. E agora?
Pode ser difícil, mas é possível utilizar a experiência acumulada em determinada área para se aventurar em um novo negócio. Sem medo de errar, André Oliveira (na foto) já passou por isso algumas vezes
Preço vai determinar a escolha do presente do Dia dos Pais
Ações como descontos, promoções e valor reduzido do frete terão a preferência dos consumidores que devem intensificar a busca por presentes 15 dias antes da data. Roupas, perfumes e eletrônicos são os itens preferidos
A história de um comerciante que domina o mercado de chocolates
Osvaldo Nunes, dono da Chocolândia, ensina a arte de produzir e vender chocolates a pequenos empreendedores e transformou seu negócio em referência no mercado paulista
Florestas tropicais, a nova geração de lojas de plantas
Nos últimos tempos, esses estabelecimentos ganharam cara nova. Mais urbanas, essas lojas repletas de vasos, mudas e plantas, vendem um estilo de vida, como o Jardin do Centro, em São Paulo (na foto)
Os aprendizados de bastidores da Leroy Merlin
A rede de construção e decoração desafiou os próprios funcionários a criar conteúdo, mas nem tudo aconteceu como a empresa esperava. O uso da tecnologia, por exemplo, precisou ser repensado
O jeito charmoso de vender da Westwing
Diferentemente de e-commerces tradicionais, o site de decoração vai do básico ao luxuoso com campanhas relâmpago e renovação diária de produtos com estoque zero e milhares de vendas
A ascensão de uma marca que começou na 25 de Março
Cleide Sales (na foto), da Ruby Rose conta a trajetória do marca popular descoberta pelas influenciadoras. Hoje, a empresa importa dez contêineres por mês
Clube de assinaturas é para qualquer tipo de negócio?
Muitos escolhem o modelo para começar a empreender, como o casal Patrícia e Marcus Saura, da Candy in Box (foto). Mas a modalidade traz recorrência com potencial para engordar o faturamento de quem já está no mercado
Presentes que podem te salvar neste Dia dos Namorados
Cansou de bater perna ou está com medo de errar o tamanho? Selecionamos ideias mais práticas e criativas que podem ajudar até quem deixa a escolha para a última hora
Um arquiteto pelos negócios do Centro
Caçador dos melhores pontos do Centro paulistano, como o Bar Sertó, Herbert Holdefer (na foto) tenta atrair empresários para a região a fim de transformá-la num vibrante polo gastronômico
Patinete pode ser o novo Uber da mobilidade?
Mesmo gerando conflitos e acidentes, eles invadiram as calçadas e ciclovias da capital e tentam revolucionar a mobilidade urbana. Especialistas opinam se pode dar certo
Negócios com pegada rural prosperam na capital
Novos consumidores querem consumir gerando impactos sociais positivos, fortalecer economias locais e garantir mais renda a produtores rurais com resiliência ambiental
Os negócios descolados da rua Mateus Grou
O endereço atrai um número cada vez maior de pessoas adeptas da diversidade, e curtem estabelecimentos que traduzem um estilo de vida alternativo, como o Da Feira ao Baile (na foto), que tem mesa compartilhada
Lições das mulheres que fazem acontecer
Empreendedoras bem-sucedidas, como, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, e Alice Ferraz, da Fhitz, participaram de evento promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACSP
Duas décadas depois, a Kipling se reinventa no Brasil
Famosa por suas bolsas de náilon e seu chaveiro de pelúcia, a marca belga resgatou características antigas e passou a ouvir mais seus clientes, que buscavam produtos multifuncionais e descolados
Todo cuidado é pouco com a vitrine, essa vendedora silenciosa
O papel das vitrines vai muito além da exposição de mercadorias e está relacionado à estratégia de construção de uma marca que imprime propósito, valor e relacionamento com o consumidor
Tramontina quer ser a Disney de quem cozinha
Com megalojas inovadoras, a marca centenária da indústria quer ser exemplo para outras redes varejistas como pontos de experiência para os consumidores
Presentes para fazer diferente neste Dia das Mães
Flores, chocolates e presentes de última hora – é quase sempre mais do mesmo. Já se decidiu sobre como irá presentear no próximo domingo?
Por dentro do delivery que encantou o Pão de Açúcar
Principal rival da Rappi, a James Delivery é líder de mercado no Sul do País e quer ganhar a América Latina em três anos. Adquirido pelo GPA, o app atende as redes Extra e Pão de Açúcar
Selinhos, o novo momento da fidelização no varejo
Beatriz Ramos, CEO da BrandLoyalty, conta como transformou em febre uma prática antiga. Coleções, como a do Pão de Açúcar, têm mobilizado consumidores que são recompensados com itens de luxo
O consumidor quer mais tecnologia no varejo?
Com tantas possibilidades disponíveis, saber o que fazer para inovar pode não ser tão fácil quanto parece. Alguns investimentos podem ser mais frustrantes do que estimulantes
O varejo em mutação
A Retail Conference reuniu empresários e especialistas em Campinas para debater tendências do setor com exemplos inovadores como a Blink.me (na foto), que vai além de comercializar cosméticos
Açougue sem carne: um nicho no próspero mercado vegano
Estabelecimentos como o No Bones, de Marcela Izzo, servem de hambúrguer de feijão a salsicha de tomate e atendem a um mercado que já movimenta mais de US$ 4 bilhões mundo afora
Como preparar seu imóvel para a fiscalização dos bombeiros
Eles estão inspecionando estabelecimentos para checar o cumprimento de normas de segurança e da licença de funcionamento. Ação tem poder de advertência, multa e interdição
Páscoa abre novas oportunidades no mercado de chocolate
Opções mais saudáveis, delivery, promoções e formatos variados do produto engrossam as vendas da data
Tecnologia a serviço do cliente: eis a receita do sucesso
Big Data, robôs, realidade aumentada...todas essas inovações enchem os olhos de consumidores e varejistas. Mas nem todos sabem como usar essas ferramentas com sabedoria. Veja como se inspirar
Aumento polêmico do IPTU em São Paulo aguarda um desfecho
Emenda propõe que os aumentos acima do teto legal aplicados nos boletos deste ano sejam devolvidos aos contribuintes por meio de abatimento nas próximas cobranças
Grandes ou pequenos: quem vai ganhar nesta Páscoa?
Chegou a hora dos confeiteiros artesanais, fabricantes industriais e lojas especializadas lucrarem com a venda de chocolates. Em 2018, foram 11 mil toneladas de ovos
Sem funcionários, mercado do futuro chega a São Paulo
Inspirada na Amazon Go, loja da Zaitt já está em operação há um ano em Vitória, no Espírito Santo. O acesso pode ser liberado por reconhecimento facial e o pagamento feito pelo celular
O comércio abraçou o Dia do Consumidor. Mas, e os clientes?
Apelidada de “Black Friday do primeiro semestre”, data alavancou vendas do e-commerce, porém, ainda é desconhecida por grande parte do público brasileiro
Pedi revisão do meu IPTU. Enquanto isso, preciso pagar?
Antes de discordar do valor é importante consultar um especialista, seguir algumas orientações e reunir a documentação necessária. Mas é preciso ter bons argumentos
Interior paulista já é o maior mercado consumidor do País
Quem vive em pequenas e médias cidades já não é mais refém das capitais. Nos últimos anos, cidades como Campinas, se tornaram polos de consumo, que reúnem grandes varejistas e consumidores de todo o Estado
Por que sua loja virtual não está bombando
Há no comércio eletrônico brasileiro lojas perdendo vendas simplesmente por não operar sites que se adaptam para o uso em smartphones ou por má gestão de estoque. Veja qual é seu caso
Essas voluntárias têm uma história para contar
Atuantes no Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elas relatam sua trajetória no mundo dos negócios
O que querem as Indie Brands?
Com uma pegada independente e inovadora, marcas como a brasileira Simple Organic (na foto) atendem a pequenos nichos e atraem consumidores que se opõem ao consumo de massa
Eles vendem seu peixe nas redes sociais
Sucessores de artistas e celebridades, os influenciadores digitais selecionam produtos e serviços para um batalhão de seguidores
Como os brasileiros se alimentam fora de casa
Levantamento da Relp! aponta as preferências do consumidor. Também derruba o mito de que segunda-feira é dia de começar uma dieta
Até que ponto as promoções ajudam a vender mais?
A velha estratégia de marketing de preços promocionais está presente em qualquer tipo de negócio. A questão é saber quão eficazes são essas campanhas
Brechós para a classe A transformam usados em luxo
Patrícia Sardenberg (na foto) atende consumidoras do topo da pirâmide de renda, que recorrem a acessórios seminovos para não sair da moda em tempos de crise
5 atitudes para cortar custos sem perder desempenho
Muitas vezes, os esforços para diminuir gastos não geram resultados. Saiba como usar o dinheiro de forma inteligente para ganhar mais e gastar menos
Delivery é para todo tipo de negócio?
Cabeleireiro em casa, comida no escritório...a popularização do delivery atrai diferentes tipos de negócios, como a plataforma Adega, do Pão de Açúcar (foto)
'Importante é arrumar a casa e manter o clima de confiança'
É o que afirma o economista Vladimir Fernandes Maciel, professor do Mackenzie, que nesta entrevista analisa como os brasileiros reagiram frente à crise
Roupa é o presente preferido para o Natal
Levantamento do Mercado Livre revelou que 86% pretendem aproveitar as ofertas desta categoria. Consumidores irão gastar R$ 300, em média, por presente
Avança o protagonismo infantil nas decisões de consumo
Com mais acesso à internet e empoderadas, crianças e bebês estão mudando ambientes comerciais e inspirando novos produtos e serviços para um mercado que cresce 14% a cada ano no Brasil
Comércio de São Mateus quer superar crise com vendas de Natal
Com quase mil estabelecimentos, varejo da avenida Mateo Bei está mais aquecido desde novembro. Empresários da região esperam aumento de até 20% nas vendas
Do interior à capital, preços da ceia podem variar 140%
Comparamos o valor de nove produtos em supermercados da capital e outros do interior do Estado. De uma loja para outra, o preço da uva passa, por exemplo, varia de R$ 19,90 a R$ 47,95 o quilo
Imóvel tombado pode obter isenção de IPTU em 2019
Projeto de lei será enviado à Câmara Municipal de São Paulo no início de janeiro, de acordo com André Sturm, secretário de Cultura de São Paulo; região central terá prioridade e prédios de outras regiões podem obter descontos
Como os consumidores compraram na Black Friday
Moda foi o setor que mais vendeu durante o evento, seguido das categorias de Bebidas e Eletrodomésticos e Eletroportáteis, de acordo com relatório da Social Miner
A Black Friday de uma cidade no interior paulista
Distante 150 quilômetros de São Paulo, comércio de Limeira tem expectativa de vender mais de R$ 4 milhões com descontos de até 70%. Lojas de rua ficam abertas até às 22h para o evento
Quem compra na Black Friday?
Conheça o perfil dos consumidores típicos dessa data do varejo que deve movimentar cerca de R$ 2,4 bilhões, de acordo com a Ebit
Feriadão, Natal e Black Friday: o super fim de ano da 25 de Março
Nos últimos dias, o movimento de consumidores foi intenso no principal centro de comércio popular de São Paulo. Corredores lotados recebem clientes em busca de promoções de presentes e decorações
Os shopping centers podem virar centros de distribuição?
De olho nas compras online, esses centros de compras podem assumir um novo papel para os consumidores operando como um complemento ao comércio eletrônico
Do hobby emergiu a empresária que produz queijos finos exclusivos
Heloísa Collins levou quase 20 anos para aprender a trabalhar com leite de cabra. Hoje, sua Capril do Bosque abastece os principais empórios e restaurantes de São Paulo
4 dicas para o lojista não errar na Black Friday
Consumidores aderiram de vez ao período de descontos: 80% dos brasileiros têm intenção de aproveitar as promoções para comprar. Sua loja está preparada?
Ferramentas ajudam lojistas a comprar e vender melhor
Lojistas e fornecedores atacadistas estão cada vez mais conectados e reformularam seus modelos de negócios. Com o uso da tecnologia, ficou mais fácil precificar, gerir estoque, entre outras demandas do dia a dia
Quanto custa compartilhar um brinquedo?
Itens preferidos dos pais e das crianças estão disponíveis para aluguel em sites especializados. Famílias utilizam o serviço para economizar e não acumular produtos que ocupam muito espaço
Cartão de loja fideliza a clientela no interior paulista
Modalidade tem crescido principalmente nas regiões de Sorocaba, Bauru e Marília. É também uma ferramenta que dá autonomia ao lojista para definir as condições de pagamento e liberação do crédito
Bespoke retail, o varejo sob medida para todos
Conceito propõe o aprimoramento da utilização de dados reais de consumo para desenvolver campanhas, produtos e serviços personalizados também para marcas populares
O plano da Arezzo para conquistar pequenas cidades
Mirando municípios de menor porte com até 250 mil habitantes, a rede de calçados desenvolveu um novo formato de loja com estoque enxuto, concebido para ser digital, multicanal e integrado
O que aprender com a Black Friday de 2017
Picos de acessos, categorias mais vendidas e perfil de clientes durante as ofertas são informações valiosas para o planejamento dos lojistas. Consumidores pretendem gastar mais de R$ 1 mil no evento
Na onda do omnichannel, Mormaii reformula sua operação
Fabricante de artigos esportivos, a empresa agora se concentra em treinar seus franqueados e monitorar o comportamento do consumidor final
Quem é a executiva por trás da transformação da Drogaria Onofre
Desde 2015, Elizangela Kioko comanda a empresa, adquirida pela CVS Health, maior rede de farmácias do mundo. Hoje, 45% do faturamento da Onofre é gerado pelo e-commerce
As crianças já podem se alegrar. Vai ter presente
Pesquisas no comércio (e junto aos pais) sinalizam previsão de boas vendas na data dos baixinhos
Sua loja está preparada para as vendas 'instagramáveis'?
Uma pesquisa do Reino Unido mostra o aumento na intenção de compra de roupas apenas para serem postadas e, em seguida, devolvidas pelos clientes. E se a moda pegar no Brasil?
Em 2019, São Paulo terá a menor taxa de investimento dos últimos 30 anos
Em palestra na ACSP, Caio Megale, secretário municipal da Fazenda, atribui a queda principalmente ao aumento na despesa com a Previdência
A startup que investe no 'mercado do sono'
Vislumbrando oportunidade em noites mal dormidas, o trio de empreendedores da Zissou vende colchão inspirado em modelo americano, com embalagem compacta que facilita o transporte
Marisa e Riachuelo ganham um banho de loja
Varejistas passam por mudanças estratégicas para adotar um novo visual até 2020. Com foco no produto, em vez de preço, vitrines serão mais simples
Vale a pena apostar em moradia popular no Centro?
Para Fernando Chucre, secretário de Habitação de São Paulo, a construção de unidades habitacionais na periferia eleva os gastos públicos em infraestrutura
Vaidade masculina impulsiona o mercado de beleza
Fabricantes de cosméticos e perfumaria estão criando cada vez mais linhas para homens, de olho num mercado que já movimenta quase R$ 20 bilhões no Brasil. E o varejo amplia as prateleiras
Cidade pensada para o pedestre beneficia o comércio
Skye Duncan, urbanista neozelandesa, defende cidades em que as pessoas sejam estimuladas a caminhar e pedalar, a partir de intervenções, como, por exemplo, o fechamento da avenida Paulista aos domingos
Ele mudou o jeito de pensar do Magazine Luiza
André Fatala, diretor de tecnologia, é um dos nomes por trás do sucesso da rede varejista, que passou por uma revolução digital nos últimos três anos, tornando-a uma das empresas mais valorizadas do varejo no Brasil
Futuro do varejo: já ouviu falar nas DNVBs?
Conceito criado por Andy Dunn (na foto), CEO da Bonobos, propõe maior conexão com o cliente num processo em que a marca exerce total controle da experiência de compra -do desenvolvimento do produto até a venda final
Britânicos consomem caipirinha produzida em Jundiaí
Internacionalização dos negócios da família Brunholi teve início há um ano e meio, com uma leva de três mil garrafas da bebida para a República Dominicana e Reino Unido. Garrafa é vendida pelo equivalente a R$ 96
“O comércio de rua torna a cidade mais viva”
Autor de "São Paulo nas Alturas", o jornalista Raul Juste Lores diz que construções como o Conjunto Nacional (na foto), que reúnem lojas, escritórios e apartamentos tornam a cidade melhor
Mercado de luxo perde blindagem contra a crise
Estudo da Euromonitor mostra que segmento perdeu R$ 6 bilhões em vendas em dois anos e marcas traçam estratégias para fisgar consumidores
O que São Paulo pode esperar das próximas eleições
Especialistas debatem na ACSP os principais gargalos que devem ganhar prioridade com os novos governantes. Questões ligadas à mobilidade e à dispersão de recursos estão entre eles
Na dúvida, consumidor apela ao Google antes de comprar
Estudo da Neoatlas e ABComm sobre o primeiro semestre do ano revela o comportamento do consumidor do e-commerce
Fast-fashion da Kiabi chega ao Brasil
Rede francesa estreia no país com loja no shopping Ibirapuera e planeja inaugurar outras 40 em cinco anos para competir com Renner, Riachuelo e C&A
4 dicas para despertar a mente do consumidor
Os brasileiros estão arredios às compras. Saiba como o neuromarketing pode ajudar sua empresa a ganhar vantagem em um mercado cada vez mais competitivo
Elas só querem saber de shopping center
Algumas marcas arquitetaram sua expansão exclusivamente dentro desses empreendimentos. André Oliveira (na foto), da Camicado, lista algumas razões para essa escolha
O que elas fazem para conquistar os seus pés
Redes do varejo de calçados se valem de tecnologia para garantir a fidelidade da clientela. Loja paulistana da Owme (foto) usa até chip nos sapatos para que clientes desfrutem de um longo test drive
Uma nova geração de empreendedores repagina o tradicional Bom Retiro
Um dos principais redutos da moda de São Paulo está de cara nova. Em meio aos novos negócios do bairro, os irmãos Boram e Garam Um (à dir. na foto) comandam a UM Coffee Co
Como a internet deu uma virada em uma das maiores fabricantes de calçados
Com apoio de influenciadoras digitais e mais de um milhão de seguidores no Instagram, a grife Luiza Barcelos, fundada em 1989, se tornou uma das cinco mais destacadas em seu ramo
Os microempreendedores que apostam na moda do kombucha
Chá fermentado é a bebida do momento. Produtores, como Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade (à dir. na foto) começaram com poucos litros para consumo próprio. Hoje, sua empresa, a Companhia dos Fermentados, vende dez mil garrafas por mês
Quer receber em casa ou vai buscar sua compra no locker?
Depois dos terminais de autoatendimento, chegou a vez de outra tendência mundial: armários inteligentes disponibilizados pelas redes de varejo para que os clientes retirem mercadorias compradas pela internet no horário que desejarem
Por que a Estrela apostou em um novo segmento
Tradicional marca de brinquedos lançou a Estrela Beauty, uma linha de maquiagem e acessórios para crianças. Itens são vendidos exclusivamente na loja da marca, no Shopping Morumbi
Lanche símbolo do Mercadão de São Paulo quer ganhar o mundo
Sanduíche de mortadela do Mercadão fez do Hocca Bar uma referência gastronômica, que sob o comando da segunda geração, terá filial em Orlando
5 marcas que souberam aproveitar a Copa para vender mais
Bebidas, eletrônicos, cosméticos e comidas pegaram carona no evento esportivo como estratégia de marketing
A economia compartilhada está modificando o consumo
Quando a experiência passa a ter mais valor que a posse, comprar e acumular perdem cada vez mais importância na vida dos consumidores
Pesquisa vai mapear polos de varejo de rua em SP
ACSP e Mackenzie assinaram um termo de cooperação para identificar os desafios de cada endereço e desenvolver propostas de política urbana
5 dicas para superar pontos de atrito em sua loja
Executivos da C&A, Via Varejo e GPA identificam as principais armadilhas do varejo e contam como trabalham para aprimorar a experiência de compra do cliente
Conheça a Muji, loja japonesa que acaba de chegar ao Brasil
Com produtos variados da cultura nipônica, a marca estimula um estilo de consumo racional e terá loja pop-up até 22 de julho, na avenida Paulista
Os desafios da Nike para integrar varejo físico e online
Com a experiência de compra cada vez mais omnichannel, a marca tenta desvendar a influência de cada canal no resultado de suas operações
A importância de planejar São Paulo bairro a bairro
Em entrevista ao DC, o urbanista Cândido Malta Campos Filho alerta para as consequências da excessiva verticalização e propõe que moradores sejam ouvidos pela Prefeitura
Namorados, 'arraiás' e Copa: a esperança do comércio
Para alguns lojistas do Centro da capital paulista, o combo junino pode ser a salvação do primeiro semestre. Vitrines decoradas, promoções e frente fria devem impulsionar o varejo
O jeito sustentável da Dengo produzir chocolate
Marca de chocolates especiais, produzidos com cacau cultivado na Bahia, estimula produtores e dá a partida em uma rede de lojas próprias
Falta de integração do transporte público prejudica o comércio
Quem afirma é Fernando Nunes da Silva, urbanista português, que defende alternativas capazes de facilitar o deslocamento diário da população de grandes metrópoles
Por que a Nestlé ampliou seus canais de vendas
Multinacionais de alimentos como Nestlé e Mondelez tentam estreitar relacionamento com o público e atingir, com ferramentas digitais, áreas que ainda não alcançam com o varejo tradicional
Frio não aquece vendas do comércio de rua
Depois de um primeiro trimestre estável, lojistas do Brás tiveram uma queda de 15% em abril e maio ante o mesmo período de 2017
Quase 70% dos carrinhos de eletroeletrônicos são abandonados
Estudo da Neoatlas e Abcomm mostra que 69,1% das compras geradas em lojas virtuais especializadas não são concluídas. O número é inferior à média geral de 82,3%
Como a Meu Móvel de Madeira tenta recuperar ex-rival
Com foco em eficiência logística e atendimento humanizado, Ronald Heinrichs, o novo dono da Oppa, marca de móveis e decoração, trabalha para reconquistar clientes furiosos
Parceria com chef estrelado salva pequeno produtor da ruína
Francisco Ruzene transformou uma lavoura de arroz branco sem nenhuma perspectiva, em Pindamonhangaba na queridinha de grandes cozinheiros e abastece grandes marcas, como a Camil
Marcas e lojas que encantam mundo afora
Ações como o espelho inteligente da Rebecca Minkoff (na foto), em Nova York, prometem mudar a forma como varejistas interagem com os consumidores
O que falta para apoiar o empreendedorismo em São Paulo
Embora a capital paulista seja apontada pela Endeavor como o principal celeiro de empreendedorismo do país, quem faz negócios ainda enfrenta um complexo ambiente regulatório
Eles transformaram um curtume em uma marca global
Como o casal Mario e Monalisa Spaniol fez de uma marca de calçados do interior, a Carmen Steffens, uma cobiçada grife com 560 lojas em 20 países
Qual o segredo do atendimento do Outback?
Tatiana Tafuri, diretora de pessoas da rede de restaurantes, conta como é possível engajar mais de 9 mil funcionários e encantar clientes que esperam em filas que ultrapassam duas horas
Como o fator humano impacta seu negócio
Mais de 80% dos consumidores já desistiram de comprar um produto devido a mau atendimento, de acordo com levantamento da Acic, divulgado durante o 6º Fórum Regional de Varejo
Quando é hora de migrar do chat para o e-commerce?
Pequenos negócios que começam vendendo pelo whatsapp e redes sociais precisam de novas ferramentas para ganhar escala. Sem capital para investir, o e-commerce pode ser um bom aliado
Brasileiros são os que mais desejam dispositivos digitais
Pesquisa da consultoria PwC revela que um terço dos consumidores mundo afora planejam comprar um assistente, como o Amazon Echo (na foto), nos próximos anos ante 59% dos brasileiros
Até que ponto a tecnologia ameaça o mercado de brinquedos?
Como a falta de adaptação às mudanças, que levou a rede americana ToysRUs a fechar mais de 700 lojas, pode influenciar o mercado brasileiro
Mesmo conectados, brasileiros não dispensam lojas físicas
Pesquisa da PwC revela que a frequência de compra em loja física aumentou de 55%, em 2017 para 61% em 2018. Já a preferência pelo smartphone cresceu de 31% para 41%
No pós-crise, empreendedores voltam a apostar em São Paulo
Após a recessão que resultou no fechamento de milhares de lojas, a capital paulista ensaia uma retomada, com novos empreendimentos como a CF Home Decor, de Paula Ferraz e Éllen Cavalcante (foto)
Preços dos itens de Páscoa podem variar até 150%
Comparamos o valor de sete produtos típicos em sete supermercados de São Paulo. De uma loja para outra, o preço do quilo do bacalhau, por exemplo, oscila de R$ 39,90 a R$ 79,99
Onda de privatizações em São Paulo deve ser mantida com a saída de Doria
Programa prevê arrecadar até R$ 7,5 bilhões e cortar R$ 1 bilhão em gastos de manutenção por ano, de acordo com Wilson Poit, secretário de desestatização e parcerias
App dá passe livre a 16 mil academias por preço único
De zumba a natação, a brasileira Gympass oferece planos de R$ 69,90 a R$ 749,90 para usuários em 13 países. Novidade já é oferecida como benefício pelas empresas
Bens tombados se transformam e ganham vida em São Paulo
Abandonado durante 25 anos, casarão de 1920 (na foto) foi convertido em um bar badalado, o Drosophyla, no centro da capital
Como o pequeno varejo eletrônico pode driblar o reajuste dos Correios
A alta de até 51% nos preços de fretes prejudica diretamente micro e pequenos e-commerces que correm risco de perder competitividade
Como essa dupla transformou o mercado de aluguel de vestidos
Mariana Penazzo (à esq.) e Bárbara Almeida fundaram a Dress&Go, que aluga vestidos de estilistas nacionais e internacionais por uma fração do valor cobrado pelas lojas
Pequenos negócios de brasileiros decolam lá fora
Facilidade para abrir empresas, moedas valorizadas e brasileiros vivendo fora do país são algumas das razões para o sucesso de empreendimentos
Pequenas feiras de nicho: um novo jeito de vender
Empreendedores aproveitam lacunas deixadas por grandes marcas organizando eventos em conjunto com produtos com identidade e origem
Padarias que dão água na boca e enchem os olhos
Inspirados em modelos europeus e americanos, os estabelecimentos no estilo butique se multiplicaram pela capital. A Miolo (na foto) prepara pães com farinha integral orgânica
Pizzarias entregam 500 redondas por dia em um único endereço
A massa, que custa R$ 10, é comercializada em oito pedaços, recheada de muçarela e calabresa na porta dos estádios. Motoqueiros também percorrem os bairros anunciando a promoção
Comércio se opõe à proposta de fim do parcelamento sem juros
Financiamento concedido pelo setor varejista é responsável por mais da metade das compras realizadas no país. Em 2017, o parcelado sem juros movimentou R$ 400 bilhões
Pequenas e valiosas, frutas vermelhas vingam no interior paulista
Amoras, framboesas e mirtilos importados ganham destaque nos supermercados em porções congeladas, enquanto pequenos produtores apostam na cultura nacional
É hora de transformar o ponto de venda em ponto de encontro
Lojas planejadas para que o cliente se sinta à vontade para procurar e experimentar os produtos com autonomia estão em alta no varejo
Por que a preferência pelo atacarejo deve se manter em 2018
Sucesso nos momentos mais agudos da crise, o formato seguirá se destacando em meio aos primeiros sinais de retomada da economia. Oito em cada dez brasileiros compram em atacarejos, de acordo com a Kantar
Acontece em São Paulo
Da garagem para os shopping centers em apenas dois anos
Desde 2015, a Los Quadros, empresa de uma trinca de irmãos, vende quadros descolados e personalizados a preços acessíveis -agora comercializados em 15 lojas
Quer impressionar na cozinha? Ela dá a receita
Daniella Mello fundou a Cheftime, startup que entrega ingredientes em porções para receitas de fácil execução como alternativa aos congelados e alimentação fora de casa
E tudo terminou em pizza
Após uma história acidentada de negócios familiares, os irmãos Nivaldo e Guto Covizzi (à dir.) deixaram a carreira executiva para fundar a Bella Capri, que fatura R$ 30 milhões com 28 lojas no interior paulista
Preços de produtos natalinos podem variar mais de 200%
Comparamos o valor de dez produtos da ceia em dez supermercados de São Paulo. De uma loja para outra, o preço do tender, por exemplo, vai de R$ 19,90 a R$ 49,99
A crise pode passar, mas o consumidor não vai mudar
Pesquisa feita pela Nielsen em oito mil lares do país mostra que o abastecimento em atacarejos e lojas de vizinhança, e a lista de compras mais enxuta, seguem como tendência
Como as marcas estão lidando com a acessibilidade na web
A questão não está restrita às lojas físicas. Empresas como Avon e Boticário já promovem a inclusão do público portador de deficiências
Do Brás à Oscar Freire, por enquanto um Natal de poucas sacolas
Nas principais ruas paulistanas de comércio, a expectativa é de que o movimento crescerá nos dias que antecedem as comemorações natalinas
Rede do interior inaugura 16 atacarejos em 2017
Com a popularização do conceito das lojas de atacado, o Spani, baseado no Vale do Paraíba, vai fechar 2017 com 25 lojas e faturamento de R$ 2,2 bilhões
O ex-boia fria que ergueu o maior varejo de calçados do interior paulista
Com 40 lojas em 32 cidades, a rede Passarela, do empresário Vanoil Pereira, disputa passo a passo o mercado com Dafiti e Netshoes
Mais de 80% dos carrinhos gerados na Black Friday foram abandonados
Estudo realizado pela consultoria Atlas sobre a principal data do comércio eletrônico mostra o que influenciou esse comportamento
"Vamos consultar os comerciantes antes de fazer ciclovia"
Quem afirma isso é Sérgio Avelleda, secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo. Nos últimos meses, ele tem se reunido com empresários paulistanos para selar a paz entre ciclistas e o comércio
Quem são os brasileiros que criaram o app de culinária mais popular nos Estados Unidos
Desenvolvido pelo casal Silvia Curioni e Rafael Sanches, o Allthecooks chegou a ter mais de 25 milhões de downloads antes de ser vendido para o maior site mundial de receitas. Hoje, a dupla trabalha em sua segunda startup
Com preços competitivos, flores ganham força nos supermercados
A presença de vasos e buquês se tornou algo cada vez mais comum no carrinho de compras dos brasileiros. Segundo a Ibraflor, mercado movimenta R$ 6,6 bilhões
Saiba como a iGUi Piscinas nada de braçada na crise
A empresa passou a diversificar seus negócios e se abriu para um público mais amplo. Como resultado, Felipe Sisson, fundador da marca, espera faturar este ano até 15% a mais do que em 2016
Os pequenos negócios que já estão faturando com o Natal
Confeiteiras, artesãs e decoradores chegam a dobrar o faturamento com os pedidos de fim de ano. A onda dos produtos artesanais e personalizados está atraindo muitos consumidores para as compras natalinas
5 marcas que vendem muito mais do que produtos
O preconceito perdeu espaço no mundo da propaganda, que agora está engajada em associar marcas a causas representativas na onda do "politicamente correto"
"A falta de concorrência faz uma empresa adoecer"
Manuella Curti, herdeira e presidente do Grupo Europa, explica porque disputar o mercado de purificadores de água com multinacionais como Brastemp e Electrolux é positivo para o negócio: "Se olhar para elas como ameaça, fecho as portas"
Empresários, família ou celebridades: quem inspira a carreira da geração Z?
Em meio ao desemprego e ao boom do empreendedorismo, pesquisa da Page Talent aponta os nomes que os jovens de 20 a 28 anos mais admiram quando o assunto é carreira
Novo projeto para o Centro prevê incentivos ao comércio
Batizado de Novo Centro, o plano contempla uma cesta de benefícios fiscais para estabelecimentos comerciais que contribuem para a vitalidade da região, que há tempos sofre de abandono noturno
Governo aposta em moradia para revitalizar Cracolândia
Parceria público privada no centro de São Paulo acelerou a construção de apartamentos de interesse social em terreno de 18 mil metros quadrados da antiga rodoviária da Luz
O primeiro bilhão da Óticas Diniz veio com a crise
Fundador da marca, Arione Diniz (na foto), ergueu a maior rede de óticas do país convertendo funcionários em franqueados e afirma ter passado ileso pela recessão
A nova chance da Dunkin' Donuts no Brasil
Dez anos depois de ter fracassado no país, a rede está de volta e planeja abrir 50 unidades até 2025 com novo cardápio e lojas mais aconchegantes
Sua loja já está pronta para a Black Friday?
Data deve movimentar R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet, de acordo com uma pesquisa feita pelo Google. O crescimento estimado do varejo online para este ano é de 15% a 20%
O que os fabricantes e varejistas esperam das vendas para o Dia das Crianças
Presentes mais baratos, redução na taxa de juros e comerciantes mais confiantes podem fazer da data um termômetro para indicar o caminho da economia brasileira no último trimestre do ano
Por que a Porto Seguro investe em startups
Bruno Garfinkel (na foto), membro do conselho de administração da Porto Seguro, conta como a companhia transforma ideias inovadoras em práticas de gestão
Lojas Geek: por que esse negócio é um sucesso?
Com clientes fiéis e que gastam muito dinheiro com coleções, o mercado especializado no universo nerd, como a Loja Tip de Leonardo e Renata (na foto), movimenta UU$ 42 bilhões por ano no mundo e não para de crescer
Consumidor do interior quer comprar perto de casa
Pesquisa da Kantar mostra que o interesse em lojas de vizinhança cresceu 4%, no interior paulista, em 2016, enquanto os supermercados tiveram queda de 8%. Melhora no serviço, no preço e no mix de produtos são algumas das razões
Licitação de ônibus em São Paulo depende da meta de redução de poluentes
Novos contratos municipais de transporte público aguardam alteração na Lei de Mudanças Climáticas, que propõe um cronograma de metas para redução de poluição pela frota que circula na capital
Na moda, lingerie aparente impulsiona vendas online de produção nacional
Marcas brasileiras como Hope e DelRio disputam um mercado que deve produzir 800 milhões de peças em 2017 e movimentar R$ 2,2 bilhões com as vendas também em lojas online
O que ainda falta para a revitalização do Centro de São Paulo
Problemas de zeladoria urbana, perfil de moradia e leis que não refletem a dinâmica do mercado imobiliário são alguns dos obstáculos para o desenvolvimento da região
Como o comércio pode interagir melhor com a cidade
Especialistas debatem tendências e possibilidades para atrair consumidores às lojas de rua e reinventar as metrópoles
Ele quer levar modernidade aos antigos galpões da Mooca
Inspirado na renovação do distrito de Wynwood, em Miami, o empresário José Américo Crippa Filho, o Tatá (na foto), criou o projeto Distrito Mooca, na Zona Leste paulistana
vídeos
Nathalia Arcuri fala sobre os cuidados para manter as finanças da empresa em dia
Vídeos