JORNAL DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Negócios
Economia
Finanças
Indicadores
Leis e Tributos
Gestão
Tecnologia
Inovação
Sustentabilidade
Brasil
Acontece no Estado
Blogs
Opinião
Vida e Estilo
Por
Mariana Missiaggia
| Repórter mserrain@dcomercio.com.br
Mais deste colunista
Até que ponto as promoções ajudam a vender mais?
A velha estratégia de marketing de preços promocionais está presente em qualquer tipo de negócio. A questão é saber quão eficazes são essas campanhas
Brechós para a classe A transformam usados em luxo
Patrícia Sardenberg (na foto) atende consumidoras do topo da pirâmide de renda, que recorrem a acessórios seminovos para não sair da moda em tempos de crise
Mais deste colunista
5 atitudes para cortar custos sem perder desempenho
Muitas vezes, os esforços para diminuir gastos não geram resultados. Saiba como usar o dinheiro de forma inteligente para ganhar mais e gastar menos
Delivery é para todo tipo de negócio?
Cabeleireiro em casa, comida no escritório...a popularização do delivery atrai diferentes tipos de negócios, como a plataforma Adega, do Pão de Açúcar (foto)
'Importante é arrumar a casa e manter o clima de confiança'
É o que afirma o economista Vladimir Fernandes Maciel, professor do Mackenzie, que nesta entrevista analisa como os brasileiros reagiram frente à crise
Roupa é o presente preferido para o Natal
Levantamento do Mercado Livre revelou que 86% pretendem aproveitar as ofertas desta categoria. Consumidores irão gastar R$ 300, em média, por presente
Avança o protagonismo infantil nas decisões de consumo
Com mais acesso à internet e empoderadas, crianças e bebês estão mudando ambientes comerciais e inspirando novos produtos e serviços para um mercado que cresce 14% a cada ano no Brasil
Comércio de São Mateus quer superar crise com vendas de Natal
Com quase mil estabelecimentos, varejo da avenida Mateo Bei está mais aquecido desde novembro. Empresários da região esperam aumento de até 20% nas vendas
Do interior à capital, preços da ceia podem variar 140%
Comparamos o valor de nove produtos em supermercados da capital e outros do interior do Estado. De uma loja para outra, o preço da uva passa, por exemplo, varia de R$ 19,90 a R$ 47,95 o quilo
Imóvel tombado pode obter isenção de IPTU em 2019
Projeto de lei será enviado à Câmara Municipal de São Paulo no início de janeiro, de acordo com André Sturm, secretário de Cultura de São Paulo; região central terá prioridade e prédios de outras regiões podem obter descontos
Como os consumidores compraram na Black Friday
Moda foi o setor que mais vendeu durante o evento, seguido das categorias de Bebidas e Eletrodomésticos e Eletroportáteis, de acordo com relatório da Social Miner
A Black Friday de uma cidade no interior paulista
Distante 150 quilômetros de São Paulo, comércio de Limeira tem expectativa de vender mais de R$ 4 milhões com descontos de até 70%. Lojas de rua ficam abertas até às 22h para o evento
Quem compra na Black Friday?
Conheça o perfil dos consumidores típicos dessa data do varejo que deve movimentar cerca de R$ 2,4 bilhões, de acordo com a Ebit
Feriadão, Natal e Black Friday: o super fim de ano da 25 de Março
Nos últimos dias, o movimento de consumidores foi intenso no principal centro de comércio popular de São Paulo. Corredores lotados recebem clientes em busca de promoções de presentes e decorações
Os shopping centers podem virar centros de distribuição?
De olho nas compras online, esses centros de compras podem assumir um novo papel para os consumidores operando como um complemento ao comércio eletrônico
Do hobby emergiu a empresária que produz queijos finos exclusivos
Heloísa Collins levou quase 20 anos para aprender a trabalhar com leite de cabra. Hoje, sua Capril do Bosque abastece os principais empórios e restaurantes de São Paulo
4 dicas para o lojista não errar na Black Friday
Consumidores aderiram de vez ao período de descontos: 80% dos brasileiros têm intenção de aproveitar as promoções para comprar. Sua loja está preparada?
Ferramentas ajudam lojistas a comprar e vender melhor
Lojistas e fornecedores atacadistas estão cada vez mais conectados e reformularam seus modelos de negócios. Com o uso da tecnologia, ficou mais fácil precificar, gerir estoque, entre outras demandas do dia a dia
Quanto custa compartilhar um brinquedo?
Itens preferidos dos pais e das crianças estão disponíveis para aluguel em sites especializados. Famílias utilizam o serviço para economizar e não acumular produtos que ocupam muito espaço
Cartão de loja fideliza a clientela no interior paulista
Modalidade tem crescido principalmente nas regiões de Sorocaba, Bauru e Marília. É também uma ferramenta que dá autonomia ao lojista para definir as condições de pagamento e liberação do crédito
Bespoke retail, o varejo sob medida para todos
Conceito propõe o aprimoramento da utilização de dados reais de consumo para desenvolver campanhas, produtos e serviços personalizados também para marcas populares
O plano da Arezzo para conquistar pequenas cidades
Mirando municípios de menor porte com até 250 mil habitantes, a rede de calçados desenvolveu um novo formato de loja com estoque enxuto, concebido para ser digital, multicanal e integrado
O que aprender com a Black Friday de 2017
Picos de acessos, categorias mais vendidas e perfil de clientes durante as ofertas são informações valiosas para o planejamento dos lojistas. Consumidores pretendem gastar mais de R$ 1 mil no evento
Na onda do omnichannel, Mormaii reformula sua operação
Fabricante de artigos esportivos, a empresa agora se concentra em treinar seus franqueados e monitorar o comportamento do consumidor final
Quem é a executiva por trás da transformação da Drogaria Onofre
Desde 2015, Elizangela Kioko comanda a empresa, adquirida pela CVS Health, maior rede de farmácias do mundo. Hoje, 45% do faturamento da Onofre é gerado pelo e-commerce
As crianças já podem se alegrar. Vai ter presente
Pesquisas no comércio (e junto aos pais) sinalizam previsão de boas vendas na data dos baixinhos
Sua loja está preparada para as vendas 'instagramáveis'?
Uma pesquisa do Reino Unido mostra o aumento na intenção de compra de roupas apenas para serem postadas e, em seguida, devolvidas pelos clientes. E se a moda pegar no Brasil?
Em 2019, São Paulo terá a menor taxa de investimento dos últimos 30 anos
Em palestra na ACSP, Caio Megale, secretário municipal da Fazenda, atribui a queda principalmente ao aumento na despesa com a Previdência
A startup que investe no 'mercado do sono'
Vislumbrando oportunidade em noites mal dormidas, o trio de empreendedores da Zissou vende colchão inspirado em modelo americano, com embalagem compacta que facilita o transporte
Marisa e Riachuelo ganham um banho de loja
Varejistas passam por mudanças estratégicas para adotar um novo visual até 2020. Com foco no produto, em vez de preço, vitrines serão mais simples
Vale a pena apostar em moradia popular no Centro?
Para Fernando Chucre, secretário de Habitação de São Paulo, a construção de unidades habitacionais na periferia eleva os gastos públicos em infraestrutura
Vaidade masculina impulsiona o mercado de beleza
Fabricantes de cosméticos e perfumaria estão criando cada vez mais linhas para homens, de olho num mercado que já movimenta quase R$ 20 bilhões no Brasil. E o varejo amplia as prateleiras
Cidade pensada para o pedestre beneficia o comércio
Skye Duncan, urbanista neozelandesa, defende cidades em que as pessoas sejam estimuladas a caminhar e pedalar, a partir de intervenções, como, por exemplo, o fechamento da avenida Paulista aos domingos
Ele mudou o jeito de pensar do Magazine Luiza
André Fatala, diretor de tecnologia, é um dos nomes por trás do sucesso da rede varejista, que passou por uma revolução digital nos últimos três anos, tornando-a uma das empresas mais valorizadas do varejo no Brasil
Futuro do varejo: já ouviu falar nas DNVBs?
Conceito criado por Andy Dunn (na foto), CEO da Bonobos, propõe maior conexão com o cliente num processo em que a marca exerce total controle da experiência de compra -do desenvolvimento do produto até a venda final
Britânicos consomem caipirinha produzida em Jundiaí
Internacionalização dos negócios da família Brunholi teve início há um ano e meio, com uma leva de três mil garrafas da bebida para a República Dominicana e Reino Unido. Garrafa é vendida pelo equivalente a R$ 96
“O comércio de rua torna a cidade mais viva”
Autor de "São Paulo nas Alturas", o jornalista Raul Juste Lores diz que construções como o Conjunto Nacional (na foto), que reúnem lojas, escritórios e apartamentos tornam a cidade melhor
Mercado de luxo perde blindagem contra a crise
Estudo da Euromonitor mostra que segmento perdeu R$ 6 bilhões em vendas em dois anos e marcas traçam estratégias para fisgar consumidores
O que São Paulo pode esperar das próximas eleições
Especialistas debatem na ACSP os principais gargalos que devem ganhar prioridade com os novos governantes. Questões ligadas à mobilidade e à dispersão de recursos estão entre eles
Na dúvida, consumidor apela ao Google antes de comprar
Estudo da Neoatlas e ABComm sobre o primeiro semestre do ano revela o comportamento do consumidor do e-commerce
Fast-fashion da Kiabi chega ao Brasil
Rede francesa estreia no país com loja no shopping Ibirapuera e planeja inaugurar outras 40 em cinco anos para competir com Renner, Riachuelo e C&A
4 dicas para despertar a mente do consumidor
Os brasileiros estão arredios às compras. Saiba como o neuromarketing pode ajudar sua empresa a ganhar vantagem em um mercado cada vez mais competitivo
Elas só querem saber de shopping center
Algumas marcas arquitetaram sua expansão exclusivamente dentro desses empreendimentos. André Oliveira (na foto), da Camicado, lista algumas razões para essa escolha
O que elas fazem para conquistar os seus pés
Redes do varejo de calçados se valem de tecnologia para garantir a fidelidade da clientela. Loja paulistana da Owme (foto) usa até chip nos sapatos para que clientes desfrutem de um longo test drive
Uma nova geração de empreendedores repagina o tradicional Bom Retiro
Um dos principais redutos da moda de São Paulo está de cara nova. Em meio aos novos negócios do bairro, os irmãos Boram e Garam Um (à dir. na foto) comandam a UM Coffee Co
Como a internet deu uma virada em uma das maiores fabricantes de calçados
Com apoio de influenciadoras digitais e mais de um milhão de seguidores no Instagram, a grife Luiza Barcelos, fundada em 1989, se tornou uma das cinco mais destacadas em seu ramo
Os microempreendedores que apostam na moda do kombucha
Chá fermentado é a bebida do momento. Produtores, como Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade (à dir. na foto) começaram com poucos litros para consumo próprio. Hoje, sua empresa, a Companhia dos Fermentados, vende dez mil garrafas por mês
Quer receber em casa ou vai buscar sua compra no locker?
Depois dos terminais de autoatendimento, chegou a vez de outra tendência mundial: armários inteligentes disponibilizados pelas redes de varejo para que os clientes retirem mercadorias compradas pela internet no horário que desejarem
Por que a Estrela apostou em um novo segmento
Tradicional marca de brinquedos lançou a Estrela Beauty, uma linha de maquiagem e acessórios para crianças. Itens são vendidos exclusivamente na loja da marca, no Shopping Morumbi
Lanche símbolo do Mercadão de São Paulo quer ganhar o mundo
Sanduíche de mortadela do Mercadão fez do Hocca Bar uma referência gastronômica, que sob o comando da segunda geração, terá filial em Orlando
5 marcas que souberam aproveitar a Copa para vender mais
Bebidas, eletrônicos, cosméticos e comidas pegaram carona no evento esportivo como estratégia de marketing
A economia compartilhada está modificando o consumo
Quando a experiência passa a ter mais valor que a posse, comprar e acumular perdem cada vez mais importância na vida dos consumidores
Pesquisa vai mapear polos de varejo de rua em SP
ACSP e Mackenzie assinaram um termo de cooperação para identificar os desafios de cada endereço e desenvolver propostas de política urbana
5 dicas para superar pontos de atrito em sua loja
Executivos da C&A, Via Varejo e GPA identificam as principais armadilhas do varejo e contam como trabalham para aprimorar a experiência de compra do cliente
Conheça a Muji, loja japonesa que acaba de chegar ao Brasil
Com produtos variados da cultura nipônica, a marca estimula um estilo de consumo racional e terá loja pop-up até 22 de julho, na avenida Paulista
Os desafios da Nike para integrar varejo físico e online
Com a experiência de compra cada vez mais omnichannel, a marca tenta desvendar a influência de cada canal no resultado de suas operações
A importância de planejar São Paulo bairro a bairro
Em entrevista ao DC, o urbanista Cândido Malta Campos Filho alerta para as consequências da excessiva verticalização e propõe que moradores sejam ouvidos pela Prefeitura
Namorados, 'arraiás' e Copa: a esperança do comércio
Para alguns lojistas do Centro da capital paulista, o combo junino pode ser a salvação do primeiro semestre. Vitrines decoradas, promoções e frente fria devem impulsionar o varejo
O jeito sustentável da Dengo produzir chocolate
Marca de chocolates especiais, produzidos com cacau cultivado na Bahia, estimula produtores e dá a partida em uma rede de lojas próprias
Falta de integração do transporte público prejudica o comércio
Quem afirma é Fernando Nunes da Silva, urbanista português, que defende alternativas capazes de facilitar o deslocamento diário da população de grandes metrópoles
Por que a Nestlé ampliou seus canais de vendas
Multinacionais de alimentos como Nestlé e Mondelez tentam estreitar relacionamento com o público e atingir, com ferramentas digitais, áreas que ainda não alcançam com o varejo tradicional
Frio não aquece vendas do comércio de rua
Depois de um primeiro trimestre estável, lojistas do Brás tiveram uma queda de 15% em abril e maio ante o mesmo período de 2017
Quase 70% dos carrinhos de eletroeletrônicos são abandonados
Estudo da Neoatlas e Abcomm mostra que 69,1% das compras geradas em lojas virtuais especializadas não são concluídas. O número é inferior à média geral de 82,3%
Como a Meu Móvel de Madeira tenta recuperar ex-rival
Com foco em eficiência logística e atendimento humanizado, Ronald Heinrichs, o novo dono da Oppa, marca de móveis e decoração, trabalha para reconquistar clientes furiosos
Parceria com chef estrelado salva pequeno produtor da ruína
Francisco Ruzene transformou uma lavoura de arroz branco sem nenhuma perspectiva, em Pindamonhangaba na queridinha de grandes cozinheiros e abastece grandes marcas, como a Camil
Marcas e lojas que encantam mundo afora
Ações como o espelho inteligente da Rebecca Minkoff (na foto), em Nova York, prometem mudar a forma como varejistas interagem com os consumidores
O que falta para apoiar o empreendedorismo em São Paulo
Embora a capital paulista seja apontada pela Endeavor como o principal celeiro de empreendedorismo do país, quem faz negócios ainda enfrenta um complexo ambiente regulatório
Eles transformaram um curtume em uma marca global
Como o casal Mario e Monalisa Spaniol fez de uma marca de calçados do interior, a Carmen Steffens, uma cobiçada grife com 560 lojas em 20 países
Qual o segredo do atendimento do Outback?
Tatiana Tafuri, diretora de pessoas da rede de restaurantes, conta como é possível engajar mais de 9 mil funcionários e encantar clientes que esperam em filas que ultrapassam duas horas
Como o fator humano impacta seu negócio
Mais de 80% dos consumidores já desistiram de comprar um produto devido a mau atendimento, de acordo com levantamento da Acic, divulgado durante o 6º Fórum Regional de Varejo
Quando é hora de migrar do chat para o e-commerce?
Pequenos negócios que começam vendendo pelo whatsapp e redes sociais precisam de novas ferramentas para ganhar escala. Sem capital para investir, o e-commerce pode ser um bom aliado
Brasileiros são os que mais desejam dispositivos digitais
Pesquisa da consultoria PwC revela que um terço dos consumidores mundo afora planejam comprar um assistente, como o Amazon Echo (na foto), nos próximos anos ante 59% dos brasileiros
Até que ponto a tecnologia ameaça o mercado de brinquedos?
Como a falta de adaptação às mudanças, que levou a rede americana ToysRUs a fechar mais de 700 lojas, pode influenciar o mercado brasileiro
Mesmo conectados, brasileiros não dispensam lojas físicas
Pesquisa da PwC revela que a frequência de compra em loja física aumentou de 55%, em 2017 para 61% em 2018. Já a preferência pelo smartphone cresceu de 31% para 41%
No pós-crise, empreendedores voltam a apostar em São Paulo
Após a recessão que resultou no fechamento de milhares de lojas, a capital paulista ensaia uma retomada, com novos empreendimentos como a CF Home Decor, de Paula Ferraz e Éllen Cavalcante (foto)
Preços dos itens de Páscoa podem variar até 150%
Comparamos o valor de sete produtos típicos em sete supermercados de São Paulo. De uma loja para outra, o preço do quilo do bacalhau, por exemplo, oscila de R$ 39,90 a R$ 79,99
Onda de privatizações em São Paulo deve ser mantida com a saída de Doria
Programa prevê arrecadar até R$ 7,5 bilhões e cortar R$ 1 bilhão em gastos de manutenção por ano, de acordo com Wilson Poit, secretário de desestatização e parcerias
App dá passe livre a 16 mil academias por preço único
De zumba a natação, a brasileira Gympass oferece planos de R$ 69,90 a R$ 749,90 para usuários em 13 países. Novidade já é oferecida como benefício pelas empresas
Bens tombados se transformam e ganham vida em São Paulo
Abandonado durante 25 anos, casarão de 1920 (na foto) foi convertido em um bar badalado, o Drosophyla, no centro da capital
Como o pequeno varejo eletrônico pode driblar o reajuste dos Correios
A alta de até 51% nos preços de fretes prejudica diretamente micro e pequenos e-commerces que correm risco de perder competitividade
Como essa dupla transformou o mercado de aluguel de vestidos
Mariana Penazzo (à esq.) e Bárbara Almeida fundaram a Dress&Go, que aluga vestidos de estilistas nacionais e internacionais por uma fração do valor cobrado pelas lojas
Pequenos negócios de brasileiros decolam lá fora
Facilidade para abrir empresas, moedas valorizadas e brasileiros vivendo fora do país são algumas das razões para o sucesso de empreendimentos
Pequenas feiras de nicho: um novo jeito de vender
Empreendedores aproveitam lacunas deixadas por grandes marcas organizando eventos em conjunto com produtos com identidade e origem
Padarias que dão água na boca e enchem os olhos
Inspirados em modelos europeus e americanos, os estabelecimentos no estilo butique se multiplicaram pela capital. A Miolo (na foto) prepara pães com farinha integral orgânica
Pizzarias entregam 500 redondas por dia em um único endereço
A massa, que custa R$ 10, é comercializada em oito pedaços, recheada de muçarela e calabresa na porta dos estádios. Motoqueiros também percorrem os bairros anunciando a promoção
Comércio se opõe à proposta de fim do parcelamento sem juros
Financiamento concedido pelo setor varejista é responsável por mais da metade das compras realizadas no país. Em 2017, o parcelado sem juros movimentou R$ 400 bilhões
Pequenas e valiosas, frutas vermelhas vingam no interior paulista
Amoras, framboesas e mirtilos importados ganham destaque nos supermercados em porções congeladas, enquanto pequenos produtores apostam na cultura nacional
É hora de transformar o ponto de venda em ponto de encontro
Lojas planejadas para que o cliente se sinta à vontade para procurar e experimentar os produtos com autonomia estão em alta no varejo
Por que a preferência pelo atacarejo deve se manter em 2018
Sucesso nos momentos mais agudos da crise, o formato seguirá se destacando em meio aos primeiros sinais de retomada da economia. Oito em cada dez brasileiros compram em atacarejos, de acordo com a Kantar
Acontece em São Paulo
Da garagem para os shopping centers em apenas dois anos
Desde 2015, a Los Quadros, empresa de uma trinca de irmãos, vende quadros descolados e personalizados a preços acessíveis -agora comercializados em 15 lojas
Quer impressionar na cozinha? Ela dá a receita
Daniella Mello fundou a Cheftime, startup que entrega ingredientes em porções para receitas de fácil execução como alternativa aos congelados e alimentação fora de casa
E tudo terminou em pizza
Após uma história acidentada de negócios familiares, os irmãos Nivaldo e Guto Covizzi (à dir.) deixaram a carreira executiva para fundar a Bella Capri, que fatura R$ 30 milhões com 28 lojas no interior paulista
Preços de produtos natalinos podem variar mais de 200%
Comparamos o valor de dez produtos da ceia em dez supermercados de São Paulo. De uma loja para outra, o preço do tender, por exemplo, vai de R$ 19,90 a R$ 49,99
A crise pode passar, mas o consumidor não vai mudar
Pesquisa feita pela Nielsen em oito mil lares do país mostra que o abastecimento em atacarejos e lojas de vizinhança, e a lista de compras mais enxuta, seguem como tendência
Como as marcas estão lidando com a acessibilidade na web
A questão não está restrita às lojas físicas. Empresas como Avon e Boticário já promovem a inclusão do público portador de deficiências
Do Brás à Oscar Freire, por enquanto um Natal de poucas sacolas
Nas principais ruas paulistanas de comércio, a expectativa é de que o movimento crescerá nos dias que antecedem as comemorações natalinas
Rede do interior inaugura 16 atacarejos em 2017
Com a popularização do conceito das lojas de atacado, o Spani, baseado no Vale do Paraíba, vai fechar 2017 com 25 lojas e faturamento de R$ 2,2 bilhões
O ex-boia fria que ergueu o maior varejo de calçados do interior paulista
Com 40 lojas em 32 cidades, a rede Passarela, do empresário Vanoil Pereira, disputa passo a passo o mercado com Dafiti e Netshoes
Mais de 80% dos carrinhos gerados na Black Friday foram abandonados
Estudo realizado pela consultoria Atlas sobre a principal data do comércio eletrônico mostra o que influenciou esse comportamento
"Vamos consultar os comerciantes antes de fazer ciclovia"
Quem afirma isso é Sérgio Avelleda, secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo. Nos últimos meses, ele tem se reunido com empresários paulistanos para selar a paz entre ciclistas e o comércio
Quem são os brasileiros que criaram o app de culinária mais popular nos Estados Unidos
Desenvolvido pelo casal Silvia Curioni e Rafael Sanches, o Allthecooks chegou a ter mais de 25 milhões de downloads antes de ser vendido para o maior site mundial de receitas. Hoje, a dupla trabalha em sua segunda startup
Com preços competitivos, flores ganham força nos supermercados
A presença de vasos e buquês se tornou algo cada vez mais comum no carrinho de compras dos brasileiros. Segundo a Ibraflor, mercado movimenta R$ 6,6 bilhões
Saiba como a iGUi Piscinas nada de braçada na crise
A empresa passou a diversificar seus negócios e se abriu para um público mais amplo. Como resultado, Felipe Sisson, fundador da marca, espera faturar este ano até 15% a mais do que em 2016
Os pequenos negócios que já estão faturando com o Natal
Confeiteiras, artesãs e decoradores chegam a dobrar o faturamento com os pedidos de fim de ano. A onda dos produtos artesanais e personalizados está atraindo muitos consumidores para as compras natalinas
5 marcas que vendem muito mais do que produtos
O preconceito perdeu espaço no mundo da propaganda, que agora está engajada em associar marcas a causas representativas na onda do "politicamente correto"
"A falta de concorrência faz uma empresa adoecer"
Manuella Curti, herdeira e presidente do Grupo Europa, explica porque disputar o mercado de purificadores de água com multinacionais como Brastemp e Electrolux é positivo para o negócio: "Se olhar para elas como ameaça, fecho as portas"
Empresários, família ou celebridades: quem inspira a carreira da geração Z?
Em meio ao desemprego e ao boom do empreendedorismo, pesquisa da Page Talent aponta os nomes que os jovens de 20 a 28 anos mais admiram quando o assunto é carreira
Novo projeto para o Centro prevê incentivos ao comércio
Batizado de Novo Centro, o plano contempla uma cesta de benefícios fiscais para estabelecimentos comerciais que contribuem para a vitalidade da região, que há tempos sofre de abandono noturno
Governo aposta em moradia para revitalizar Cracolândia
Parceria público privada no centro de São Paulo acelerou a construção de apartamentos de interesse social em terreno de 18 mil metros quadrados da antiga rodoviária da Luz
O primeiro bilhão da Óticas Diniz veio com a crise
Fundador da marca, Arione Diniz (na foto), ergueu a maior rede de óticas do país convertendo funcionários em franqueados e afirma ter passado ileso pela recessão
A nova chance da Dunkin' Donuts no Brasil
Dez anos depois de ter fracassado no país, a rede está de volta e planeja abrir 50 unidades até 2025 com novo cardápio e lojas mais aconchegantes
Sua loja já está pronta para a Black Friday?
Data deve movimentar R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet, de acordo com uma pesquisa feita pelo Google. O crescimento estimado do varejo online para este ano é de 15% a 20%
O que os fabricantes e varejistas esperam das vendas para o Dia das Crianças
Presentes mais baratos, redução na taxa de juros e comerciantes mais confiantes podem fazer da data um termômetro para indicar o caminho da economia brasileira no último trimestre do ano
Por que a Porto Seguro investe em startups
Bruno Garfinkel (na foto), membro do conselho de administração da Porto Seguro, conta como a companhia transforma ideias inovadoras em práticas de gestão
Lojas Geek: por que esse negócio é um sucesso?
Com clientes fiéis e que gastam muito dinheiro com coleções, o mercado especializado no universo nerd, como a Loja Tip de Leonardo e Renata (na foto), movimenta UU$ 42 bilhões por ano no mundo e não para de crescer
Consumidor do interior quer comprar perto de casa
Pesquisa da Kantar mostra que o interesse em lojas de vizinhança cresceu 4%, no interior paulista, em 2016, enquanto os supermercados tiveram queda de 8%. Melhora no serviço, no preço e no mix de produtos são algumas das razões
Licitação de ônibus em São Paulo depende da meta de redução de poluentes
Novos contratos municipais de transporte público aguardam alteração na Lei de Mudanças Climáticas, que propõe um cronograma de metas para redução de poluição pela frota que circula na capital
Na moda, lingerie aparente impulsiona vendas online de produção nacional
Marcas brasileiras como Hope e DelRio disputam um mercado que deve produzir 800 milhões de peças em 2017 e movimentar R$ 2,2 bilhões com as vendas também em lojas online
O que ainda falta para a revitalização do Centro de São Paulo
Problemas de zeladoria urbana, perfil de moradia e leis que não refletem a dinâmica do mercado imobiliário são alguns dos obstáculos para o desenvolvimento da região
Como o comércio pode interagir melhor com a cidade
Especialistas debatem tendências e possibilidades para atrair consumidores às lojas de rua e reinventar as metrópoles
Ele quer levar modernidade aos antigos galpões da Mooca
Inspirado na renovação do distrito de Wynwood, em Miami, o empresário José Américo Crippa Filho, o Tatá (na foto), criou o projeto Distrito Mooca, na Zona Leste paulistana
É possível incentivar a abertura de comércio em imóveis tombados
Uma parceria entre a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Secretaria Municipal de Cultura vai estudar a viabilidade de isenção de IPTU, entre outros benefícios, para comércio que se instalar em prédios protegidos, como o restaurante Basilicata, no Bixiga (foto)
Como identificar o que é moda ou tendência no mercado de alimentação
Nos últimos anos, os consumidores foram bombardeados com uma onda de novidades gastronômicas – muitas já passaram e outras vieram para ficar
Como tornar sua marca uma encantadora de clientes?
Quem responde é Cristiano Chaves, responsável pela equipe de atendimento ao consumidor da Arezzo. Ele conta como é possível melhorar os serviços de relacionamentos com as ferramentas de chat online e e-mail, e treinamento da equipe de teleatendimento
Que tal molhos do McDonald´s no sanduíche feito em casa?
A onda começou nos Estados Unidos, atingiu a Europa e já chegou por aqui. O fast food vai para o supermercado. Marcas como Amor aos pedaços e Vivenda do Camarão saíram na frente
9 hábitos que influenciam o comportamento do consumidor
Pesquisa conduzida pelo iFood e Box1824 mostra como a tecnologia influencia a maneira como os brasileiros se alimentam e aponta o que esperar do futuro no mercado de restaurantes e delivery
Até que ponto imóvel tombado deve permanecer intocado?
Há mais de seis mil casarões e edifícios tombados na capital paulista, de acordo com o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) -a maioria, propriedade privada. A questão é que a burocracia dificulta a restauração
Ele transforma viagens em megaproduções
O paulistano Robert Betenson, sócio-fundador da Matueté, já converteu uma simples pousada em hotel cinco estrelas para receber seus clientes. A viagem dos sonhos é um negócio bem real
5 práticas para convencer seu público
Autor de “Quem não comunica, não lidera”, o consultor e palestrante Reinaldo Passadori ensina o que e como falar para plateias e grupos nas empresas
Busca no Google é responsável por mais da metade das vendas online
Estudo E-commerce Radar 2017 aponta que a plataforma é responsável por 52% das transações. Outros meios, como as redes sociais, detêm menos de 12% de participação
ACSP debate associativismo como instrumento de liderança
No último sábado (05/08), dirigentes da entidade e empresários da entidade se reuniram para discutir como é possível vencer os desafios comuns do setor
Lojas colaborativas se tornam vitrine para e-commerce
Formato tem atraído os varejistas virtuais, que pagam em média R$ 500 pelo aluguel de pequenos espaços para expor seus produtos
Conheça as próximas tendências do varejo eletrônico
Surgirão parcerias entre lojas para entrega de produtos, novos ítens à venda para mulheres e a comercialização de alimentos perecíveis. É o que aponta o estudo Ecommerce Radar 2017
Shoppings a céu aberto proliferam no interior paulista
Com formato consagrado nos Estados Unidos, os strip malls exibem lojas mais enxutas, que pagam aluguéis menos salgados e atraem uma crescente clientela
Prefeitura de São Paulo vai modernizar rede de semáforos
Em reunião na ACSP, presidente da CET diz que mais de 25 km de cabos semafóricos foram furtados no primeiro semestre. Disse também que tem planos de reestruturar as ciclofaixas
Campinas está na rota da mobilidade limpa
Produção de veículos elétricos, metas de planejamento urbano e pesquisas acadêmicas projetam a região quando o assunto é meio ambiente
Já pensou no presente que vai comprar para o Dia dos Pais?
A crise econômica gerou mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, que aprenderam a pesquisar preços e transformaram presentes em lembrancinhas
Lições de vida: como esse executivo se tornou um empreendedor
No final de 2016, o paulistano Carlos Castro (na foto) criou a Diem, marca de calçados unissex como uma alternativa de trabalho enquanto tratava um problema de saúde
A jovem que deixou uma startup para vender bolos da vovó
Há três anos, Renata Kann usou tudo o que guardou em mais de uma década de trabalho para abrir o próprio negócio, a Rebolô
Home Based: uma franquia para trabalhar em casa
Muitas redes já oferecem a opção do formato sem ponto comercial. Mas será que dá certo? Bianca Bortot conta porque se tornou uma franqueada
"O empresariado carioca está decepcionado e sofrido"
É o que afirma Ângela Costa, a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro, fundada em 1834. Além da recessão econômica, os empresários cariocas ainda enfrentam as crises municipais e estadual
Conceito de baixo risco favorece abertura de pequenos negócios
A classificação de baixo risco inserida no Zoneamento determina a desvinculação entre a atividade econômica e a regularidade do imóvel
Paralisação exige atenção e cautela dos comerciantes
Essa é a recomendação de Marcel Solimeo, economista da ACSP. Para FecomercioSP, a greve pode prejudicar o faturamento do comércio e gerar mais preocupação e insegurança
|VÍDEO|Franchising converte profissionais em empreendedores
Da administradora Mariana de Souza (foto) ao médico Jairo Ferreira, conheça histórias de quem deixou seu emprego para se tornar franqueado
Por que o Zoneamento será revisado (mais uma vez)
Legislação terá alterações pontuais para a viabilização de obras, como a reforma de prédios antigos, altura máxima de empreendimentos e tamanho de apartamentos
Franquias crescem com um pé no interior e outro no exterior
As estratégias adotadas para promover o crescimento desse modelo de negócio, que faturou 8,3% mais em 2016, serão o destaque da ABF Franchising, que começa nesta quarta
5 dicas do McDonald´s para expandir sua marca mundo afora
Acordos imobiliários, gestão pé no chão e dados mercadológicos são alguns dos princípios que orientam a abertura de novas lojas da rede
Como Paola Carosella se tornou uma empreendedora de mão cheia
Cozinheira e jurada do Masterchef, ela conta como superou obstáculos: as sociedades que fracassaram e uma dívida superior a R$ 2 milhões
Como pequenas empresas tiram partido das redes sociais
Publicar conteúdo de qualidade e não ignorar comentários de clientes são algumas das dicas de quem trabalha bem as plataformas digitais
Por que o interior paulista ainda não comemora a retomada do emprego
Cada vaga aberta na capital corresponde a outras cinco geradas em cidades do interior. Mas especialistas ponderam: isso se limita às indústrias exportadoras, como a de calçados, em Franca (na foto)
Bares e restaurantes começam a recuperar otimismo
Pesquisa da Abrasel com empresários do setor indica que o percentual de estabelecimentos operando com rentabilidade acima de 10% cresceu no primeiro trimestre deste ano
O toque feminino de Silvia Afif Domingos
Escritora se reuniu com o Conselho da Mulher Empreendedora da ACSP e falou sobre a importância do papel da mulher na construção da sociedade brasileira
Móveis brasileiros estão fazendo sucesso lá fora
Conheça as histórias (e os percalços) de dois empresários que se aventuraram no mercado americano, que há dois anos se tornou o maior importador de mobiliário brasileiro
Lei federal ampara crescimento de moradias irregulares
O jurista Victor Carvalho Pinto sugere modificações nas leis vigentes para recuperar áreas degradadas e a regularização de assentamentos informais
Relacionamento com clientes: o que marcas famosas estão fazendo
Executivos da C&A, Meu Móvel de Madeira e Wine contam como estão se aproximando dos consumidores com ações que também podem ser desenvolvidas por pequenos varejistas
Bem-vindo ao Campo Belo, onde o comércio agora refloresce
Liberado pela nova Lei de Zoneamento, o bairro paulistano da Zona Sul começa a ganhar novos pontos comerciais e de serviços
Eles quase faliram um negócio depois de um aporte milionário
Felipe e Thadeu Diz fundaram a Zee.dog, mas perderam as rédeas da empresa quando receberam um aporte de R$ 2 milhões. Veja como a empresa deu a volta por cima
Restaurantes aderem a aplicativo de autoatendimento
Com cardápio online, VocêQpad adianta pedidos e pagamentos de refeições feitas fora de casa e aumenta tíquete médio de lojistas em até 25%
Ri Happy investe em lojas físicas e freia verba de e-commerce
Em vez de apostar no comércio eletrônico, a maior rede especializada em vendas de brinquedos no país valoriza espaços para crianças e amplia faturamento
Compra de usados desponta entre os novos hábitos dos brasileiros
Muito além de livros e automóveis, os consumidores estão se adaptando aos itens de segunda mão. Celulares, roupas e brinquedos usados estão em alta
Como o novo zoneamento vai transformar o Planalto Paulista
Expectativa é que a ampliação das atividades na região da avenida Indianópolis, agora classificada como Zona Corredor, converterá imóveis abandonados em novos estabelecimentos comerciais
Chega de embalagens. Vendas a granel estão de volta ao varejo
Lojas especializadas ganham espaço, enquanto supermercados aumentam a oferta de alimentos por quilo com o apelo "direto da roça"
Como funciona o novo programa para abrir empresas em São Paulo
Para diminuir a burocracia e facilitar a criação de novos empreendimentos, o Empreenda Fácil irá reduzir o prazo de abertura de novos pequenos negócios de 101 para sete dias
|VÍDEO| Saiba como abrir uma empresa em 7 dias em São Paulo
Daniel Annenberg, secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, explica as novas regras que prometem acelerar o empreendedorismo na cidade
5 ideias do varejo europeu para sua loja
Investimento em iluminação, personalização e muita tecnologia ditam o futuro das lojas na Europa. Veja como oferecer algo além das expectativas dos consumidores
Consumidor consciente faz supermercados mudarem as estratégias
Em 2016, as promoções tiveram papel determinante para o aumento no faturamento dos varejistas. Vendas do setor devem crescer de 1,5% a 2,5%, em 2017, de acordo com a Apas
Fábrica de salgados marca início de sucessão nos negócios da Sodiê
Filho da fundadora, Diego Rabaneda lança seu primeiro projeto solo e assume a missão de expandir e internacionalizar a marca
O que o varejo europeu tem a ensinar sobre o novo consumidor
Tecnologias, experiências e outras soluções foram apresentadas como as principais tendências para o setor durante a Euroshop 2017
Lei do Psiu facilitará concessão de alvarás para bares
Estabelecimentos que encerrarem as atividades até 1 hora da manhã terão preferência na obtenção da licença de funcionamento com o programa "Bar Legal"
Operação da PF abre espaço para frigoríficos pequenos crescerem
Investigação de práticas ilegais, envolvendo líderes de mercado, pode mudar a forma como os consumidores lidam com outras marcas
Vale do Paraíba deu o maior salto em empresas exportadoras
De um ano para outro, a região paulista registrou aumento de 205% no número de empresas que enviaram seus produtos para o exterior. É uma proporção bem acima da média estadual
O que o cliente oculto pode fazer pelo seu negócio
Redes como Ri Happy e Mania de Churrasco são algumas das marcas que recorrem a consumidores espiões para avaliar a qualidade de seus serviços e produtos
Dia do frete grátis: contra ou a favor do comerciante?
Consolidada nos Estados Unidos, a ação ainda busca reconhecimento no Brasil. Vendas do e-commerce podem crescer 19% na data, de acordo com a Busca Descontos
Que tal mudar de cidade para abrir uma empresa?
Malu e Mill (na foto) deixaram São Paulo para fundar uma rede de restaurantes no interior. Conheça prós e contras que devem ser analisados antes da tomada de decisão
|VÍDEO| Sustentabilidade é para todo porte de empresa
Em Diário do Comércio Entrevista, Sônia Favaretto, diretora de sustentabilidade da BM&FBovespa, afirma que o retorno financeiro está sendo cada vez mais influenciado pelas questões sociais e ambientais
Produtores de chocolate orgânico pegam carona na Páscoa
Com pouca oferta e demanda aquecida, marcas como a Chokolah, de São Roque, dobram seu volume de produção nesta época para fidelizar clientes
|VÍDEO|O que falta para as mulheres avançarem na economia
Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, avalia a participação delas no empreendedorismo e no alto escalão das empresas no Diário do Comércio Entrevista
Vendas no varejo paulista tiveram queda de 5,7% em 2016
Das nove atividades analisadas, autopeças foi a única a crescer (3,9%) em volume de vendas, na comparação com 2015, de acordo com levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
As contas do cartão e do cheque estão no vermelho? Volte para o azul
Os limites de crédito pré-aprovados mais usados para facilitar a vida financeira em tempos difíceis são também os principais responsáveis pelo endividamento dos empreendedores
Comércio e blocos de rua, uma relação de amor e ódio em SP
Enquanto alguns esperam o ano todo pela data, outros fecham as portas durante a folia de quase 500 blocos. Comércio especializado viu crescimento de 30% nas vendas
Grafite X pichação: assunto de difícil acordo em São Paulo
Debate na ACSP questiona decisão judicial e discute o status de arte dessa manifestação. "Combate a grafites e pichações não compete ao DPH", afirma diretora de Patrimônio Histórico
Entre rendas, bordados e noivas globalizadas
Solaine Piccoli cria e comercializa há 40 anos alguns dos vestidos de noiva mais desejados do país. O encantamento chegou à Europa. Junto com as filhas, a estilista-empreendedora instalou em Viena um ateliê com sua grife
Do mundo da propaganda para o salão de beleza
Como Alan Spadone trocou de carreira e virou uma grife no campo da micropigmentação, atraindo clientes e lucros para seu estúdio em Jundiaí, no interior paulista
Você não precisa sair da empresa para se tornar um empreendedor
O estímulo ao chamado intraempreendedorismo tem sido o melhor caminho para gerar inovações. Saiba como funciona dentro em um dos maiores laboratórios nacionais
4 lições de gestão para pequenos negócios em 2017
A sensação de sobrevivência sentida durante todo o ano de 2016 deve se repetir em 2017. Especialistas indicam maneiras de garantir a continuidade dos negócios
O ex-boia-fria fez da cachaça um negócio milionário
Delfino Golfeto transformou um boteco especializado, aberto na garagem de sua casa, em uma lucrativa rede de franquias
Shitake: Um negócio que brota no interior de São Paulo
Principal produtor nacional desse tipo de cogumelo, o Estado reúne o maior número de pequenos produtores do Brasil, que se declaram satisfeitos com o retorno do investimento
Ações para reduzir o custo do crédito estão na direção correta
Avaliação é de representantes de entidades e instituições do varejo e de bancos. Conjunto de medidas do Banco Central tem objetivo de reaquecer o mercado de crédito de forma sustentável
Startups de Piracicaba querem revolucionar o agronegócio
Disposta a se tornar o Vale do Silício do agribussiness, a cidade paulista concentra 38% das startups voltadas ao desenvolvimento do setor no Estado
Por que Sorocaba avançou como cidade empreendedora
A abertura de 80 startups nos últimos anos se deve à mão de obra qualificada, boa infraestrutura, formação de grupos de negócios e ao parque tecnológico (na foto)
Comércio reage na 1ª quinzena de novembro
Efeito-calendário ajudou a aumentar as vendas no início do mês, que registraram alta média de 2,05% na comparação com igual período de 2015, segundo balanço da ACSP
Advogada transforma herança dos pais em negócio de sucesso
Importantes para o desenvolvimento da região Sudeste, as fazendas históricas encontraram uma vocação. Reinventadas como espaço de eventos, chegam a cobrar R$ 20 mil por cinco horas de festa
Como conquistar a confiança de um cliente
Seminário no auditório da ACSP vai debater estratégias de relacionamento com consumidores e mostrar como as empresas podem aperfeiçoar seus serviços de inteligência artificial
O que os comerciantes esperam das vendas de Natal?
Na região da 25 de março, no centro de São Paulo, lojistas afirmam ter ampliado seus estoques e os itens natalinos vem ganhando espaço nas prateleiras
Habitação não se resolve apenas construindo casas
Para João Sette Whitaker, secretário municipal de habitação de São Paulo, a prefeitura precisaria de sete décadas para eliminar o déficit habitacional. Há, porém, alternativas
Os trunfos de Marília para se blindar da recessão
Dono do melhor desempenho do varejo no Estado, município do interior paulista abriga uma pujante indústria alimentícia, criou um núcleo de TI, estimula o empreendedorismo, gera empregos e mantém no campo positivo indicadores econômicos que desabam no País
Como o varejo de Americana se prepara para enfrentar 2017
Em busca da sobrevivência, lojistas mudam práticas de gestão para adaptar os negócios aos tempos bicudos na cidade, que está em estado de calamidade financeira
Você sabe se o seu código de atividade está correto?
A partir de agora, as atividades classificadas pela lei de Uso e Ocupação de Solo estão vinculadas à listagem de códigos CNAE
Feijão, sabonete, detergente? Eles compram e entregam
A HomeRefill, que surgiu com investimento de R$ 10 milhões, organiza e entrega a domicílio aqueles produtos sempre necessários na despensa -sem custo de frete ou assinatura
Como ele enfrentou gigantes da beleza nas farmácias
Murilo Reggiani (na foto) fundou a Vult Cosmética há 14 anos. Mesmo disputando espaço com grandes marcas faturou R$ 200 milhões em 2015
Eles preferiram arriscar tudo a ter uma carreira tradicional
Luiz Quinderé (à esq.) e Felipe Rota conseguiram um empréstimo com os pais para abrir negócios especializados em receitas de família
4 razões mostram como o urbanismo pode favorecer a economia de SP
Economistas e urbanistas apontam o planejamento como instrumento de maior potencial para favorecer o ambiente de negócios na capital paulista
Vem aí a geração Z. Sua empresa está preparada?
Nascidos na era da internet, esses jovens não gostam de hierarquia, e esperam um ambiente corporativo semelhante ao seu mundo: veloz, interativo e integrado
Segunda geração transforma restaurante tradicional em rede lucrativa
Há seis anos, Felipe Lopes (foto) assumiu o Jangada, em Mogi Guaçu, no interior paulista, com o objetivo de reconduzi-lo ao topo. Hoje, a rede com três unidades fatura mais de R$ 3 milhões por mês
Sua empresa está pronta para a terceira idade?
Ainda mal explorado, o potencial de consumo do idoso é crescente, e deve mudar as estratégias de algumas marcas nos próximos anos
Atacadistas de moda de Rio Preto disputam clientes com São Paulo
Nos últimos dois anos, São José do Rio Preto expandiu seu polo de confecções, e começou a atrair lojistas e sacoleiras do Brasil inteiro
ACSP reforça a inclusão do CNAE ao decreto de usos
Minuta do decreto ficou disponível para consulta pública, mas texto não trouxe a legislação vinculada à listagem da classificação de atividades econômicas
Viracopos atrai investimento milionário para região
Empreendimento de R$ 900 milhões está sendo construído no entorno do aeroporto, em Campinas, e terá um parque corporativo, centros de distribuição e hotéis
Código de Obras pode ajudar na recuperação do mercado imobiliário
Legislação deve simplificar procedimentos para construção e reforma de empreendimentos
“Não me importo que copiem o Eataly. Também copio o tempo todo”
Como Oscar Farinetti (na foto), fundador da rede italiana, transformou uma ideia simples em um fenômeno internacional, com 32 lojas em cinco países
Nunca é tarde para empreender
Dona Ume (na foto) decidiu recomeçar aos 87 anos. Com a ajuda dos filhos, ela resgatou a plantação que herdou, e hoje é dona de uma fábrica de chá artesanal, em Registro (SP)
Varejo paulista indica leve início de recuperação
Na comparação com igual mês do ano passado, a queda de junho foi menor que a registrada em maio, de acordo com levantamento ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo
Sem dinheiro para abrir um negócio? Eles começaram do zero
Os fundadores da Localiza, Globalweb e Morena Rosa tinham boas ideias, mas nenhum recurso próprio para investir no sonhado empreendimento. Hoje, milionários bem-sucedidos, inspiram quem está começando
Ex-nadadora olímpica também é campeã nos negócios
Fabíola Molina transformou seu nome em marca de prestígio no segmento de moda praia. A empresária retorna ao cenário olímpico com uma coleção exclusiva para a Rio 2016
No interior paulista, crise têxtil passa longe da Kacyumara
Sem medo de investir, a empresa cresceu 30% nos últimos dois anos. A segunda geração da família, com Vanderley Almeida Júnior (foto), prepara a principal indústria têxtil de Americana para dobrar de tamanho até 2018
Operação Urbana Tamanduateí deve ser votada até outubro
Uma das promessas da gestão de Fernando Haddad é garantir a instalação de novas atividades econômicas para a geração de empregos ao longo do rio
5 dicas para fazer promoções sem perder dinheiro
As ofertas se tornaram as queridinhas do varejo para fisgar os clientes. Mas é melhor ter cuidado com os descontos para não comprometer a rentabilidade
De sargento da Aeronáutica a empreendedor milionário
Renato Saraiva, fundador da Cers, investiu no primeiro negócio tudo o que ganhou na vida profissional. Acertou na segunda vez e hoje tem 120 mil alunos e 27 estúdios espalhados pelo Brasil
Uma viagem pelo comércio brasileiro
Durante dois meses, um especialista em varejo percorreu o país de Norte a Sul em busca de histórias de sucesso em meio à crise
6 empreendedores brasileiros para seguir nas redes sociais
Eles podem ajudar com dicas sobre como começar ou expandir o seu negócio
Irmãs criam garapa de caixinha, que vai parar no Japão
De família tradicional no cultivo de cana-de-açúcar, Ana Carolina (à dir.) e Ana Maria largaram a carreira para produzir a bebida que, em poucos meses, chegou a cinco países
Supermercados sonham com revisão da legislação brasileira
Para o Grupo Muffato e a Casa Santa Luzia, as leis trabalhistas e de importação do país não correspondem mais à realidade dos negócios
Como comércio especializado do interior paulista enfrenta a crise
Cidades com forte dependência econômica de determinados segmentos, como Pratânia, Porto Ferreira e Pedreira reagem ao período recessivo de formas diferentes
Boca a boca virtual: deixe que seu cliente venda seus produtos
Luciana (à esq.) e Paula (à dir.), viram os pedidos da Dona do Doce se multiplicarem da noite para o dia. Só elas desconheciam que a apresentadora Ana Hickman havia postado a guloseima no Instagram
Expansão evitou o fim da Dona Deôla
Uma das redes de padarias mais tradicionais de São Paulo quase fechou as portas em seu segundo ano de vida. Ampliar o negócio foi a salvação
Há uma luz no fim do túnel para o varejo paulista
Após o recuo de 9% em abril, a expectativa é de redução do ritmo de queda nas vendas, já que a confiança do consumidor está melhorando aos poucos
Custo zero atrai empreendedores para franquia digital
As vendas são acompanhadas por uma equipe especializada, responsável por orientar, e treinar os franqueados que recebem um percentual sobre os produtos comercializados
Novos hábitos e trajetos. E o transporte público de SP parou no tempo
Projetos com capacidade de transformar a mobilidade em São Paulo começaram na década de 1970, mas avançaram a passos tão lentos que se tornaram anacrônicos
Para não falir, empresário transforma shopping center em hotel
À frente da Cia do Calçado, em Jaú, por 18 anos, Ledo Massoni acumulou perdas durante quatro anos até fechar as portas do empreendimento com mais de 40 lojas
Fiscalização informatizada do comércio começará pelo centro de SP
Previsto desde 2005, o sistema substituirá o papel por tablets. O objetivo é que o comerciante consiga consultar as multas pelo próprio computador
“A simples existência da lei não resolve os problemas”
Para Reynaldo Mapelli, promotor de justiça, é preciso garantir que as diretrizes do Plano Diretor e do Zoneamento se materializem em transformações urbanas
O que falta para a bicicleta ser um meio de transporte em SP?
Representantes do comércio, habitação, ciclistas e da CET discutem alternativas de inclusão em debate com o Secovi-SP
Todo mundo quer ser chef. É o efeito MasterChef
A glamurização da profissão em uma extensa programação que populariza o mundo culinário atrai cada vez mais gente interessada em trocar o escritório pela cozinha
Jundiaí tem a primeira vinícola móvel do país
No início do mês, 16 adegas da região, que produzem vinho artesanalmente, receberam o maquinário que realiza processos, como higienização e rotulagem
"É preciso coragem para empreender"
No lugar certo, na hora certa. Um empresário de Iracemápolis, no interior de São Paulo está lucrando em meio à crise
Heineken teria contratado atores para a propaganda que simula realidade. Tiro no pé?
Comentários de que a cervejaria teria contratado atores para sua nova campanha publicitária invadiram as redes sociais. A marca errou ou definitivamente, marcou um gol?
Heineken dá mais uma aula de Marketing
Nova campanha da marca de cerveja ultrapassou os 5 milhões de visualizações em menos de 24 horas com vídeo que derruba estereótipos desse mercado
Estável, mercado de semijoias quer brilhar mais
Habituado a registrar crescimento anual de até 15%, o setor não repetiu o feito em 2015 - mas ainda é considerado um dos mais promissores em meio à crise, sem registrar perdas
Já é Natal para o comércio
Para o varejo especializado em decoração natalina já é hora de ir às compras – a Natal Show, que começa nesta sexta-feira, antecipa as principais tendências
Interior paulista produz 90% dos amendoins para festas juninas
Associado à confraternização e à sociabilidade, o grão registra no trimestre até julho a maior alta de consumo no país
Cardápio dos brasileiros está mais saudável (e caro)
Com toda crise, 79% dos brasileiros trocaram ao menos um item da cesta básica por alimentos com menos sódio, gordura e açúcar no ano passado, revela uma pesquisa
Lei prevê shoppings pequenos na maior cidade do país
Nova Lei de Zoneamento estipula exigências para a construção de novos empreendimentos, com o objetivo de evitar a formação de grandes quadras no sistema viário de São Paulo
Incentivo para construção de imóveis verdes precisa ser ampliado
Já imaginou a cidade repleta de jardins verticais e horizontais? Essa é uma das medidas da nova Lei de Zoneamento que precisa de ajustes para se tornar realidade na capital
Consumo de destilados dispara no interior de São Paulo
O mercado brasileiro de bebidas de luxo cresceu 10% em 2015. Diageo identificou aumento de 156% nas regiões de Bauru, Marília, Sorocaba e Presidente Prudente
De atum a flores, vending machines conquistam novos empreendedores
Elas chegaram ao Brasil na década de 1990, e desde então, tentam se adaptar ao público – parece que, agora, a estratégia está começando a funcionar
O que vem por aí nos negócios da alimentação
Evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo expôs as novas tendências do mercado, a marca da Summer Fancy Food que acontece em junho, em Nova York
O que você cortou com a crise? 5 gestores respondem
Embalagens elaboradas, campanhas de divulgação, e viagens são alguns dos itens que já não fazem mais parte das despesas de algumas empresas. E é tudo culpa da crise
Crise chega ao mercado de beleza
Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, mas, em 2016, as coisas podem mudar
Ano olímpico estimula exportação de pequenas e médias empresas
O projeto Chama Empreendedora vai capacitar empresários e promover aproximação comercial entre países durante o evento esportivo
Moradia popular pode ganhar novo formato em São Paulo
Inspirado em modelos internacionais, governo do Estado quer construir apartamentos sobre os trilhos dos trens e metrôs, como a Penn Station, em Nova York
Sushi Bar aumenta faturamento de peixaria em 5 meses
O serviço já corresponde a 10% das vendas do estabelecimento, que comercializa peixes frescos no bairro da Consolação há mais de seis décadas
Crise faz aumentar volume de pedidos de comida em Campinas
Estacionamentos lotados, combustível mais caro, e falta de segurança motivam os campineiros a optar cada vez mais pelo delivery, que registrou um crescimento de 300% em 2015
Empreendedorismo garante sobrevivência de refugiados no Brasil
Sem oportunidades profissionais no país, imigrantes em busca de uma nova vida recorrem à culinária étnica. Já existem cursos de capacitação em São Paulo
São José dos Campos aumenta dependência do setor aeronáutico
É agora a quarta cidade exportadora do país. A venda de aviões está no topo da lista. Eletrônicos, veículos, e produtos médicos perderam representatividade
Loja container vira tendência no interior paulista
Versatilidade, aluguel mais barato, e manutenção simples são alguns dos benefícios que o conceito oferece ao varejo. São Carlos e Piracicaba são algumas das cidades com a novidade
Redes de calçados ampliam atuação para superar a crise
Setor sente o impacto dos ajustes da economia. Grendene e Alpargatas sustentam faturamento com exportação
Após Zoneamento, novo Código de Obras entra na pauta
Há mais de 20 anos em vigor, a revisão do Código de Obras de São Paulo pretende mudar padrões atualmente estabelecidos no mercado da construção civil
Modelo anticrise: confecções investem em moda plus size
Em busca de estilo e conforto, as consumidoras acima do peso, cada vez mais numerosas, estão exigentes quando o assunto é vestuário
Como os outlets conquistam consumidores em meio à crise
A alta do dólar atraiu uma clientela para o varejo interno. Em 2015, este segmento faturou R$ 2,25 bilhões. A projeção para 2017 é chegar a R$ 4,5 bilhões
Previsto pelo Plano Diretor, projeto visa redesenhar São Paulo
Projeto de intervenção urbana é considerado uma oportunidade para renovar bairros, como a Luz (na foto), com habitação de interesse social e comércio
Novo Zoneamento traz alterações propostas pela ACSP
Por meio do Conselho de Política Urbana, a ACSP participou das audiências públicas sobre a lei de uso e ocupação do solo, e apresentou estudos técnicos aos vereadores e à Prefeitura
5 dicas poderosas para vender pelo WhatsApp
O aplicativo é a ferramenta mais rápida e de menor custo para apresentar os seus produtos aos clientes. Mas eles só vão comprar se você souber usar bem essa ferramenta
Crise se alastra para o comércio do interior paulista
Resistindo ao clima de recessão até o fim de 2015, varejo do Estado abriu o ano com queda em todos os setores, de acordo com levantamento da ACSP
Nova Lei de Zoneamento para São Paulo é sancionada
Revisão da lei também amplia o número de atividades permitidas nos corredores comerciais em zonas residenciais
Venda de bacalhau supera expectativa dos comerciantes
Lojistas do Mercadão, em São Paulo, apostaram em descontos, e já comemoram o aumento das vendas durante a Semana Santa
Mercado gourmet aposta em Páscoa sem chocolate
Adaptados para a data e com preços convidativos, churros, bolos, e cheesecakes aparecem como alternativa aos tradicionais ovos
Sistema de autoatendimento avança no interior paulista
Com a inovação, o cliente passa o código de barras no leitor, verifica preços, pesa alimentos, e paga a conta com cartões de crédito ou débito
5 ilusões que você deve esquecer sobre abrir o próprio negócio
O mundo do empreendedorismo pode parecer um tanto glamouroso, mas na prática é um pouco diferente. Veja o testemunho de quem aprendeu com deslizes
Fórum de varejo discutirá eficiência no interior paulista
Evento da Associação Comercial de Campinas também trará as principais tendências apresentadas na Retail´s Big Show
5 tendências de consumo para o futuro
Depois de entrevistar mais de 13 mil consumidores, uma pesquisa da Westfield antecipa o que o clientes esperam do varejo e de seus serviços
Terceira geração quer trazer inovação à Bananinha Paraibuna
A trajetória de um negócio de família com um produto artesanal que ganhou escala, foi para as prateleiras, já está disponível em lojas virtuais, e se prepara para ganhar seu próprio canal de vendas pela internet
Fiscalização informatizada começa a funcionar em 2016
Claret Fortunato (foto), presidente do sindicato dos agentes vistores, explica como a revisão do zoneamento pode beneficiar a regularização de estabelecimentos comerciais
Governador Geraldo Alckmin abre ciclo de palestras na ACSP
Em sessão plenária, aberta ao público, na sede da Associação Comercial de São Paulo, o governador falará na próxima segunda-feira sobre perspectivas e investimentos para 2016
Crise industrial do ABC prejudica micro e pequenas empresas
Em 2015, as MEIs deixaram de vender R$ 15,3 milhões por dia - um percentual de queda de 16,9%. Foi o maior registro de perda na região desde 1999
Fotógrafa transforma álbum de família em contos de fadas
Em tempos de selfie, a fotógrafa Lidi Lopez prova que ainda há espaço para a arte fazendo seis ensaios por dia a partir de R$ 1,8 mil cada
Câmara aprova novo zoneamento de São Paulo
Projeto incluiu ampliação de corredores de comércio nos bairros, e agora segue para a sanção do prefeito Fernando Haddad (PT). Para ACSP, medidas trazem benefícios aos pequenos empresários
Comércio irregular pode ganhar novo formato de fiscalização
Emenda no Zoneamento prevê visita orientadora como alternativa a multas e lacração imediata dos imóveis fora da lei
Como transformar sua criação em objeto de desejo
Por acaso, Agatha Rolim (na foto) e Juliana Motter converteram hobbies em trabalho e criaram um mercado lucrativo também para outros empreendedores
Zoneamento proíbe ampliação de atividades em bairros protegidos
Proibição de bares, restaurantes e casas noturnas nos bairros Pacaembu, Jardins e City Lapa trouxe a tona discussão sobre parâmetros de incomodidade na cidade
Páscoa terá ovos menores e preços mais altos
A crise econômica fez boa parte dos fabricantes nacionais diminuir os tamanhos dos chocolates, e reajustar os preços entre 7% e 10%
Frigorífico do interior fatura R$ 4 milhões com especialidade espanhola
Empresa familiar de Catanduva, a 400 quilômetros de SP produz 30 toneladas de jámon serrano por mês
De pai para filho, Casa Garcia preserva clientela fixa há 48 anos
Empório fundado pelo espanhol Baltasar Garcia, no bairro da Consolação, mantém receitas originais, e está sob o comando da segunda geração da família
Desconhecidas na capital, marcas criam impérios no interior
A família Savegnago (na foto) criou a maior rede de supermercados do interior de São Paulo. São mais de 30 lojas fixadas nas cidades de maior destaque econômico do Estado
Ano eleitoral pode ameaçar conquistas do Zoneamento
Haddad deve sofrer redução de sua base aliada na Câmara Municipal por conta das eleições. Isso coloca em risco a aprovação do zoneamento em segunda votação
Um ciclo de sucessão familiar no comércio do interior
Pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba aponta que metade das empresas familiares da cidade, a exemplo da família Santos (na foto), já prepara a nova geração
Publicitária faz sucesso com flores “gourmet” do interior de São Paulo
Assim como as ervas e hortaliças, o mercado de flores comestíveis está encontrando o seu lugar
Interior paulista sofreu com a crise em 2015
O comércio das principais cidades do interior de São Paulo também enfraqueceu e lojistas veem o Natal como última chance de recuperação
Zoneamento é aprovado com desvinculação proposta pela ACSP
Para virar lei, a proposta ainda terá que passar por nova votação na Câmara e ser sancionada pelo prefeito Fernando Haddad
Juntos no amor e nos negócios. Isso dá certo?
Realizar a dupla jornada lado a lado foi a melhor maneira que o casal Bárbara Kemp e Rogério Moraes encontrou para se dar bem em seus empreendimentos
O toque feminino nos negócios do Grupo Neffa
Uma das representantes da terceira geração de herdeiros, Lucia Murad Neffa, a Xuxu, desafiou familiares para garantir o futuro da empresa
Vender saúde para baixa renda pode ser um negócio (muito) lucrativo
Como Carla Sarni transformou uma clínica na periferia em uma das principais redes de franquias do país
Varejo aprofunda queda no início de novembro
De acordo com a ACSP, o movimento do comércio teve uma queda média de 15,15% na primeira quinzena de novembro sobre igual mês de 2014. Dívidas e insegurança no emprego afastaram os clientes das compras
Por que manter uma loja bonita? Para vender mais
Comerciantes trocam a reforma por pequenos reparos para garantir um novo visual ao seu negócio e chamar a atenção de seus clientes
Como o cultivo de macadâmia prospera no interior paulista
Reunindo pequenos empreendedores, Dois Córregos, Manduri, Limeira e São José do Rio Preto tem se destacado na produção do fruto, com exportações anuais acima de US$ 100 milhões
O legado de um empreendedor à terceira geração
Como Armindo Dias, fundador dos biscoitos Triunfo, foi da indústria alimentícia ao ramo hoteleiro, e agora se dedica a preparar os dez netos para a vida e o futuro dos negócios
A estratégia da Daiso Japan para 'não participar da crise'
Depois da chegada discreta a São Paulo, a varejista japonesa, fundada por um ambulante, se propõe a não elevar os preços de itens importados vendidos a R$ 6,99
Comércio paulistano acumula queda nas vendas de 5,2% em 2015
Somente em setembro, o movimento recuou 9,15% ante igual mês de 2014
Vendas do varejo paulistano caem 11,7% em julho
Segundo a ACSP, setores como o de material de construção, decoração e automóveis são os que mais sofrem. Queda é de 6,2% no acumulado do ano
Prefeitura aposta em quiosques para reurbanizar Vale do Anhangabaú
Projeto da SPUrbanismo quer atender diferentes demandas e dinâmicas que acontecem no Vale, como lazer, manifestação, simbologia e comércio
Na crise, vá de arroz doce
Inspirado em modelo norte-americano, empresário do ABC investe em quiosque de arroz doce. O negócio deu tão certo que virou franquia em três meses
Comércio bom prá cachorro
A "política" pet friendly ganha cada vez mais espaço nos estabelecimentos. Tratar bem o melhor amigo do homem fideliza a clientela
Facesp e ACSP reivindicam da Receita novo prazo para a entrega da ECF
A data limite para o envio do arquivo de Escrituração Contábil Fiscal encerra-se em 30 de setembro. Pedido de adiamento do prazo é justificado pela complexidade das exigências
Alta do dólar cria oportunidade de retomada para o mercado interno
Setor de alimentos, vestuário e material de construção sofrerão com a valorização da moeda, que deve favorecer a substituição de importações
Tecnologia ajuda a manter o cliente na loja e traz economias
Conheça a experiência de um restaurante que adotou tablets e usou recursos digitais para evitar fraudes, controlar estoques e eliminar desperdícios
Mercado imobiliário do interior de SP dribla a crise com otimismo
Números do interior de São Paulo apontam regiões, como São José do Rio Preto (na foto), com alto potencial para o desenvolvimento imobiliário, mesmo diante do cenário de crise
A mobilidade urbana de Bogotá serve para São Paulo?
Em palestra no Secovi, o ex-prefeito de Bogotá defendeu um transporte urbano mais igualitário, com mais espaço para pedestres e bicicletas, e menos carros
Especialistas debatem fachada ativa em SP
Plano Diretor prevê incentivo ao comércio no térreo das edificações. A ideia é dinamizar o movimento urbano e obter um novo fluxo na cidade, além de impactar positivamente o setor de comércio e serviços
Potencial econômico do Vale do Paraíba multiplica número de franquias
Estudos apontam que cidades do Vale do Paraíba têm atraído cada vez mais investidores
4 sugestões para atrair a atenção dos clientes em tempos de crise
A crise está aí – e os clientes cada vez mais pessimistas. Não dá para perder tempo. Veja como conquistar a confiança e atenção dos consumidores
Paes reitera que Olimpíadas deixarão legado para o Rio
Durante reunião na ACSP, prefeito divulgou que orçamento olímpico é de R$ 38,67 bilhões, dos quais 57% foram investimentos privados. Ele diz que, deste total, R$ 24,6 bilhões serão de obras de legado
Fiscalização é importante para Lei de Zoneamento
Para vereador Paulo Frange e especialistas, a eficiência da revisão da lei de zoneamento depende de um processo de fiscalização rigoroso, eficiente e transparente
Rotisserie reduz preços e dobra faturamento
Controle de estoque, feedback de clientes, e boa negociação com fornecedores permitiram à Red Boutique Gourmet oferecer preços mais atrativos sem comprometer a qualidade
Ice by Nice dá um gelo na crise
Depois de quase três décadas restrita ao público do interior de São Paulo, a sorveteria Ice by Nice chegou à Capital, outros Estados e quer terminar 2016 com 50 lojas
Empresa de Americana investe R$ 42 milhões em expansão
Aplicação do projeto acontecerá em duas fases, e deve dobrar a capacidade de produção de tubos de coleta de sangue
Crise na rua Amauri abre oportunidade de negócio
No endereço há 14 anos, a Forneria San Paolo passou a oferecer café da manhã para atender público de cafeteria fechada em abril
Promoções devem garantir os presentes de Dia dos Pais
Lojistas apostam em prêmios, promoções e facilidades no pagamento para alavancar as vendas do Dia dos Pais, que não devem superar os números de 2014
Vendas caem 5,3% em julho
Cidade de São Paulo registra queda nas vendas do comércio pelo quarto mês seguido. Alta dos juros e restrição ao crédito podem justificar o baixo desempenho
As vendas em Holambra não murcharam com a crise
Mesmo em meio à instabilidade econômica, os produtores de flores e plantas do interior paulista preveem fechar 2015 com crescimento de 8%, graças ao mercado de eventos
Vendas de maio caem 15,5% no Estado
Comércio fechou o mês de maio no vermelho. As regiões paulistas que registraram maiores quedas foram: Litoral, regiões Metropolitana Oeste, São José do Rio Preto e Marília
Shopping center: sempre cabe mais um?
Dos nove centros comerciais de Sorocaba, apenas três estão com alta ocupação e mantêm bom tráfego de consumidores. Os demais tentam se reinventar para decolar
Fórum urbanístico discutirá o futuro do setor imobiliário
Pesquisa inédita sobre fachada ativa será apresentada e debatida por arquitetos, empresários e representantes do poder público em evento promovido pelo Secovi
Demanda por carne de cordeiro aumenta produção no interior de São Paulo
A produção de carne de cordeiro faz parte de um dos mercados que mais crescem no país - em São Paulo, regiões de Votuporanga e Vale do Paraíba se destacam
Sua empresa está navegando a favor do vento?
Por que em tempos de crise pode ser imprescindível rever o portfólio de produtos e serviços e o perfil da clientela e, se for o caso, promover mudanças
Seu próximo funcionário pode ser o jogador perfeito
Resolver enigmas para se libertar de um ambiente assustador pode ser uma alternativa para contratar funcionários. Será?
Brasileiros buscam inovação em feira gourmet
Empresários do setor de alimentação participaram de evento em Nova York, que reuniu experiências gastronômicas de 60 países
Garagem de casa vira ponto comercial
Montar um negócio pode ser mais simples do que você imagina. A solução para o seu problema pode estar bem perto, como, por exemplo, na garagem de casa
Pequenos produtores italianos querem chegar à mesa brasileira
Pequenos e médios produtores da Calábria se uniram para exportar seus produtos artesanais para o Brasil
Confiança dos consumidores cai, mas a do comércio reage
Em junho, a pesquisa ACSP/Ipsos registrou o menor índice desde 2005. Já o levantamento da CNC, que mede a confiança do comércio, interrompeu uma sequência de oito quedas
Cidade precisa ser saudável, e zoneamento excessivo é desumano
Quem afirma isso é o médico Paulo Saldiva, ao defender os bairros de uso misto, como o Bixiga. Para ele, ter comércio, emprego e lazer na vizinhança evita doenças e aumenta a expectativa de vida
Consumidores reduzem os gastos e estão menos endividados
Pesquisa da CNC revela que percentual de famílias endividadas diminuiu pela primeira vez em quatro meses. Mas a proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso registra aumento
Projetos PPPs são a saída para país avançar em infraestrutura
Atualmente, existem 91 contatos assinados de projetos de PPPs no Brasil. Os setores que mais recorrem ao modelo de negócio são saneamento e rodovias
Pessimismo aumenta e inflação preocupa consumidores
Quatro de cada cinco brasileiros estão pessimistas com a economia, segundo levantamento da FGV. É a 17ª rodada consecutiva da pesquisa que identifica piora no clima econômico
Movimento do comércio cai 1,8% em maio
Segundo Boa Vista SCPC, varejo teve queda de 1,3%, no acumulado de 2015. Móveis e Eletrodomésticos foi o segmento que apresentou a maior queda, de 5,3% entre abril e maio
5 hábitos de executivos para garantir a produtividade
Saiba como funciona a rotina de profissionais de sucesso, e como deixar o seu trabalho mais produtivo e menos estressante
Queda em 6,5% em serviços amplia cenário de crise
Desemprego e clima de recessão atingem setor de serviços, que teve crescimento de 1,7% na receita nominal em abril, mas esse número volta a ser negativo porque ele não leva em conta a inflação
ACSP promove debate na Câmara sobre comércio e zoneamento
Entre as propostas da Associação Comercial de São Paulo há a substituição da exigência de regularidade do imóvel por certificados e laudos técnicos que atestem sua segurança e salubridade
Zoneamento propõe o reconhecimento de comércio em bairros protegidos
A proposta é estabelecer corredores de comércio e serviços em ruas e avenidas às margens das chamadas zonas exclusivamente residenciais
O que sua empresa faz para vender mais e melhor?
Saiba como alinhar o marketing para garantir bons volume de vendas. A estratégia certeira com uma dose de sensibilidade podem mudar o jeito como o cliente enxerga a marca
Produtos para festa junina têm impostos de até 61,56%
Pesquisa da ACSP alerta que comidas e acessórios estão altamente tributados. Carga tributária é maior no quentão (61,56%), fogos de artifício (61,56%), e vinho (54,73%)
Queda no PIB evidencia recessão em 2015
Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp, diz que a forte desaceleração torna desnecessária uma nova elevação da taxa de juros para conter a demanda
Alta do dólar aflige o mercado de importados
Com o encarecimento dos produtos, a Associação Brasileira de Importadores de Bens de Consumo (Abcon) já projeta a pior queda de vendas nos últimos dez anos
Renda média cai 1,8% e compromete poder de compra na Grande São Paulo
Pesquisa do Seade/Dieese revelou também que a renda média real dos assalariados, por sua vez, caiu 1,5% no período, para R$ 1.914
Transportes sobre trilhos devem ganhar novos 130 quilômetros até 2022
Além de definir uma data limite para a construção de 10 novas linhas do Metrô e da CPTM, o ex- secretário de transportes, Jurandir Fernandes, criticou a Lei das Licitações e o entrave causado por licenças ambientais
Negócios especializados crescem com PEC das Domésticas
Aprovação da lei aumenta demanda e muda perfil de clientes de empresas dedicadas a serviços de limpeza e cuidadores
Bornhausen traça possíveis cenários para a atual crise
Ex-senador diz como o Brasil pode superar as crises econômica, ética e política. Para ele, quatros cenários são possíveis à realidade brasileira. Saiba quais são
|VÍDEO| Inclusão de 143 novas categorias no Simples aumenta arrecadação
Novas categorias de empresas optantes pelo regime simplificado ampliam adesão em 125% desde o início deste ano. Assista ao depoimento do ministro Guilherme Afif Domingos
Bertelli assume a presidência do Conselho de Administração do CIEE
Membro do Conselho Superior e coordenador do Conselho de Infraestrutura da ACSP, Luiz Gonzaga Bertelli exerceu por duas décadas a presidência executiva do CIEE, que ajudou a fundar
Economia colaborativa muda ação de empreendedores
O modelo de consumo alternativo alerta negócios tradicionais a adequar produtos e serviços para um novo perfil de consumidores
Nível de inovação no Brasil é baixo para 62% dos empresários
CNI revela que regulamentação excessiva, níveis baixos de qualificação de mão de obra, falta de incentivos e falta de cultura de inovaçãosão os principais fatores que dificultam a inovação
Aprenda a lucrar com a sazonalidade
Algumas datas causam um aumento expressivo de demanda - fuja da mesmice e garanta produtos ao seu cliente dentro e fora da temporada
Vereadores querem zoneamento que estimule atividades comerciais
Na próxima semana, o Câmara paulistana terá acesso à proposta do novo zoneamento, que será debatido em audiências públicas. A expectativa é que a nova lei passe a vigorar em 2015
vídeos
Economista da ACSP comenta o desempenho do varejo
Vídeos