Volume de serviços prestados avança 1% em setembro, informa IBGE

No ano, o setor acumula alta de 2,9%. Em 12 meses, crescimento de 2,3%

Estadão Conteúdo
13/Nov/2024
  • btn-whatsapp

O volume de serviços prestados subiu 1,0% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta quarta-feira, 13/11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com setembro do ano anterior, houve elevação de 4,0% em setembro de 2024, já descontado o efeito da inflação.

A taxa acumulada no ano - que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior - foi de elevação de 2,9%. Em 12 meses, os serviços acumulam alta de 2,3%.

A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 1,1% em setembro ante agosto. Na comparação com setembro de 2023, houve avanço de 8,4% na receita nominal.

Segundo o IBGE, o setor de serviços operava em setembro em patamar recorde da série histórica iniciada em 2011.

Os Serviços prestados às famílias estavam 6,8% abaixo do pico de maio de 2014, enquanto os serviços de informação e comunicação operavam em patamar recorde em setembro. Os Serviços profissionais, administrativos e complementares estavam 4,5% abaixo do ápice de março de 2012, e os Transportes funcionavam em patamar 7,6% abaixo do ápice registrado em março de 2023. O segmento de Outros serviços estava 11,4% aquém do auge de janeiro de 2012.

TRIMESTRE

O volume de serviços prestados cresceu 1,3% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre deste ano. "Os serviços crescem pelo sexto trimestre consecutivo", frisou o gerente da pesquisa do IBGE Rodrigo Lobo.

A alta no terceiro trimestre deste ano foi a mais acentuada desde o quarto trimestre de 2022, quando havia crescido 1,5%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, o volume de serviços prestados teve uma expansão de 3,3% no terceiro trimestre de 2024.

ATIVIDADES

Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de agosto para setembro. Houve aumentos em serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%); informação e comunicação (1,0%); transportes (0,7%) e serviços prestados às famílias (0,4%). O único recuo em outros serviços (-0,3%).

Na comparação com setembro de 2023, de acordo com o IBGE, também quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços em setembro de 2024. Nessa comparação, o único recuo ocorreu em transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com queda de 1,0%. Houve avanços em informação e comunicação (9,2%), profissionais, administrativos e complementares (6,1%), serviços prestados às famílias (5,0%) e outros serviços (4,3%).

O índice de difusão - que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior - passou de 57,8% em agosto para 60,2% em setembro.

REVISÃO

O IBGE revisou o desempenho do volume de serviços prestados em agosto ante julho, de uma queda de 0,4% para uma redução de 0,3%. A taxa de julho ante junho foi revista de alta de 0,2% para aumento de 0,3%.

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais