Volkswagen anuncia investimento de 1 bilhão de euros no Brasil
A montadora planeja crescer 40% no país até 2027. O valor previsto para ser aportado envolve o lançamento de 15 novos veículos elétricos e híbridos até 2025
*com agências
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira, 4/7, planos de investir 1 bilhão de euros no Brasil até 2026, como parte de uma estratégia de crescer 40% no país nos próximos anos. Em comunicado, a montadora alemã disse que o investimento incluirá o desenvolvimento local de motores de combustão movidos a etanol e a expansão de seu modelo de negócios de assinatura, voltado para o aluguel de carros.
A empresa também pretende lançar dois modelos totalmente elétricos no Brasil este ano. Até 2025, 15 novos veículos elétricos e híbridos deverão ser lançados no país.
A meta da Volkswagen é crescer 40% no Brasil até 2027. Na América do Sul, a montadora espera que sua fatia de mercado expanda 11% anualmente até 2030.
PARALISAÇÃO
Na semana passada a montadora anunciou a suspensão temporária da produção de carros em suas fábricas no Brasil. De acordo com a empresa, o motivo é a "estagnação do mercado".
A fábrica de São José dos Pinhais (PR) está com um turno em layoff desde o dia 5 de junho deste ano, com previsão de durar entre 2 e 5 meses. O outro turno da mesma unidade iniciou uma paralisação dia 26 de junho, mas as atividades voltaram no dia 30, em regime de banco de horas.
A fábrica de Taubaté (SP) ficou com seus dois turnos de produção interrompidos entre os dias 26 e 30 de junho, também em esquema de banco de horas.
Já a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), vai dar férias coletivas de dez dias, previstas para os seus dois turnos de produção, a partir do dia 10 de julho.
IMAGEM: Volkswagen/divulgação