Vendas do varejo sobem 0,5% em setembro ante agosto, informa IBGE

No ano, as vendas acumulam crescimento de 4,8%. Em 12 meses, alta de 3,9%

Estadão Conteúdo
12/Nov/2024
  • btn-whatsapp

As vendas do comércio varejista subiram 0,5% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 12/11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com setembro de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,1% em setembro de 2024.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 4,8% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, houve alta de 3,9%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de atacado alimentício, as vendas subiram 1,8% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. Na comparação com setembro de 2023, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 3,9% em setembro deste ano.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam avanço de 4,5% no ano. No acumulado em 12 meses, houve alta de 3,8%.

Com a alta de 0,5% em setembro, o varejo voltou a operar no patamar recorde que tinha alcançado em maio de 2024. Já o varejo ampliado, que cresceu 1,8% em setembro ante agosto, alcançou novo patamar recorde na série histórica, superando assim o ápice anterior, registrado em agosto de 2012.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,3% em setembro. No varejo ampliado, o índice subiu 0,5%.

ATIVIDADES

Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram altas nas vendas em setembro ante agosto. Houve expansão em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (2,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (1,6%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%).

Na direção oposta, as perdas ocorreram em Móveis e Eletrodomésticos (-2,9%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%).

No comércio varejista ampliado, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou alta de 6,6%, Material de construção subiu 1,1%, e Atacado alimentício caiu 3,9%.

Na comparação com setembro de 2023, também quatro das oito atividades que integram o varejo registraram avanços em setembro de 2024 ante setembro de 2023. As outras quatro recuaram.

Houve avanços em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (16,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,7%), Tecidos, vestuário e calçados (0,7%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%).

Os recuos foram registrados por Livros, jornais, revistas e papelaria (-10,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,9%), Combustíveis e lubrificantes (-1,5%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,4%).

No varejo ampliado, o volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 18,0% em relação a setembro de 2023, Material de Construção teve alta de 9,4%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 9,1%.

REVISÃO

Na Pesquisa Mensal de Comércio de setembro divulgada nesta terça-feira, o IBGE revisou o resultado das vendas no varejo ampliado em agosto ante julho, de uma queda de 0,3% para uma redução de 0,2%. No varejo restrito, a taxa de agosto ante julho foi revista de -0,8% para -0,4%.

*Atualizada às 11h30

 

IMAGEM: Paulo Pampolin/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais