Vendas do Carrefour crescem 4,8% no 3º trimestre e somam R$ 29,5 bi
O e-commerce atingiu R$ 3 bilhões, equivalente a 10,5% do total, com crescimento de 21% em um ano
As vendas do Grupo Carrefour Brasil somaram R$ 29,5 bilhões no terceiro trimestre, crescimento de 4,8% sobre igual período do ano passado. De acordo com comunicado divulgado pela empresa na noite de terça-feira, 22/10, após o fechamento do mercado, o e-commerce atingiu R$ 3 bilhões, já representando 10,5% do total, com crescimento de 21% em um ano.
O resultado ocorreu com impulso nas vendas do chamado 1P (feitas diretamente pela própria plataforma) alimentar, que cresceram 39,7%, somando R$ 1,8 bilhão. Ao mesmo tempo, o grupo fechou várias lojas nos últimos 12 meses.
Apenas no segmento Cash & Carry (atacarejo), as vendas brutas somaram R$ 21,4 bilhões, alta de 8,3% na comparação anual. O Atacadão representa 72% das vendas do grupo.
No comunicado, o Carrefour cita acréscimo de 13 lojas do Atacadão em 12 meses. “Como subconjunto do nosso desempenho LfL, as antigas lojas do Grupo Big convertidas em Atacadão, que respondem por 12% das vendas do segmento, apresentaram sólido crescimento LfL de 14,0% no trimestre, maturando conforme esperado.”
A sigla refere-se ao termo like-for-like, de lojas comparáveis – abertas e operantes há pelo menos 12 meses. Exclui as vendas de gasolina. As vendas consolidadas no trimestre sem esse produto somam R$ 28,7 bilhões, alta de 4,8%. A aquisição do Big (ex-Walmart) ocorreu em 2021.
“A dinâmica de volumes foi positiva no trimestre, apesar da desaceleração sequencial no consumo, especialmente de clientes B2B [entre empresas], em razão do impacto da deflação mês a mês ocorrida em julho e agosto”, disse o Carrefour no comunicado. “Alcançamos um volume de vendas muito forte em setembro quando comparado aos dois meses anteriores, o que ajudou o Atacadão atingir crescimento LfL acima do mercado durante o trimestre.”
Já as vendas no varejo, incluindo gasolina, somaram R$ 6,4 bilhões, com queda anual de 7,9%. “Como parte do nosso plano para otimização do portfólio de ativos e simplificação da nossa estrutura para a bandeira, convertemos 18 lojas do Varejo (13 hipermercados + cinco supermercados) em lojas Atacadão e Sam´s Club e fechamos outras 126 lojas (16 hipermercados e 110 supermercados) nos últimos 12 meses, assim como finalizamos uma parceria no estado de Minas Gerais para operação de 15 supermercados.”
No Sam´s, as vendas atingiram R$ 1,8 bilhão, aumento de 16,9% sobre o terceiro trimestre de 2023.
IMAGEM: divulgação