Vendas do Carrefour crescem 4,8% no 3º trimestre e somam R$ 29,5 bi

O e-commerce atingiu R$ 3 bilhões, equivalente a 10,5% do total, com crescimento de 21% em um ano

Vitor Nuzzi - DC News
23/Out/2024
  • btn-whatsapp
Vendas do Carrefour crescem 4,8% no 3º trimestre e somam R$ 29,5 bi

As vendas do Grupo Carrefour Brasil somaram R$ 29,5 bilhões no terceiro trimestre, crescimento de 4,8% sobre igual período do ano passado. De acordo com comunicado divulgado pela empresa na noite de terça-feira, 22/10, após o fechamento do mercado, o e-commerce atingiu R$ 3 bilhões, já representando 10,5% do total, com crescimento de 21% em um ano.

O resultado ocorreu com impulso nas vendas do chamado 1P (feitas diretamente pela própria plataforma) alimentar, que cresceram 39,7%, somando R$ 1,8 bilhão. Ao mesmo tempo, o grupo fechou várias lojas nos últimos 12 meses.

Apenas no segmento Cash & Carry (atacarejo), as vendas brutas somaram R$ 21,4 bilhões, alta de 8,3% na comparação anual. O Atacadão representa 72% das vendas do grupo.

No comunicado, o Carrefour cita acréscimo de 13 lojas do Atacadão em 12 meses. “Como subconjunto do nosso desempenho LfL, as antigas lojas do Grupo Big convertidas em Atacadão, que respondem por 12% das vendas do segmento, apresentaram sólido crescimento LfL de 14,0% no trimestre, maturando conforme esperado.”

A sigla refere-se ao termo like-for-like, de lojas comparáveis – abertas e operantes há pelo menos 12 meses. Exclui as vendas de gasolina. As vendas consolidadas no trimestre sem esse produto somam R$ 28,7 bilhões, alta de 4,8%. A aquisição do Big (ex-Walmart) ocorreu em 2021.

“A dinâmica de volumes foi positiva no trimestre, apesar da desaceleração sequencial no consumo, especialmente de clientes B2B [entre empresas], em razão do impacto da deflação mês a mês ocorrida em julho e agosto”, disse o Carrefour no comunicado. “Alcançamos um volume de vendas muito forte em setembro quando comparado aos dois meses anteriores, o que ajudou o Atacadão atingir crescimento LfL acima do mercado durante o trimestre.”

Já as vendas no varejo, incluindo gasolina, somaram R$ 6,4 bilhões, com queda anual de 7,9%. “Como parte do nosso plano para otimização do portfólio de ativos e simplificação da nossa estrutura para a bandeira, convertemos 18 lojas do Varejo (13 hipermercados + cinco supermercados) em lojas Atacadão e Sam´s Club e fechamos outras 126 lojas (16 hipermercados e 110 supermercados) nos últimos 12 meses, assim como finalizamos uma parceria no estado de Minas Gerais para operação de 15 supermercados.”

No Sam´s, as vendas atingiram R$ 1,8 bilhão, aumento de 16,9% sobre o terceiro trimestre de 2023.

 

IMAGEM: divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais