Vendas de veículos sobem 12% em fevereiro na comparação anual
Balanço da Fenabrave mostra que, no mês, 185 mil unidades foram vendidas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Entre as motos, a alta foi de 14,4%, com 156 mil unidades comercializadas

As vendas de veículos novos no país tiveram crescimento de 12% no mês passado frente a fevereiro de 2024, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira, 10/3, pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias de automóveis.
No total, 185 mil unidades foram vendidas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Na comparação com janeiro, a alta das vendas foi de 8%. Com isso, o mercado teve crescimento de 9% no primeiro bimestre, quando foram emplacados 356,2 mil veículos.
A previsão da Fenabrave, divulgada em janeiro, aponta a um crescimento de 5% das vendas de veículos zero quilômetro neste ano, dada a tendência de desaceleração pelos juros mais altos. Se for confirmado o prognóstico, o ano vai terminar com 2,77 milhões de veículos comercializados.
Motos
As vendas de motos tiveram crescimento de 14,4% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 156 mil motocicletas foram comercializadas, mais do que o total de carros de passeio vendidos no País durante o mês passado: 134,8 mil unidades.
O balanço da Fenabrave mostra que o segmento de duas rodas segue em alta, na esteira da expansão dos serviços de entrega (delivery) e da busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível.
Na margem - ou seja, de janeiro para fevereiro -, as vendas de motos subiram 2,6%. No primeiro bimestre, 307,9 mil motos foram vendidas no Brasil, volume 10,1% superior ao dos dois primeiros meses de 2024.
A Fenabrave prevê aumento de 10% das vendas de motocicletas em 2025, para 2,06 milhões de unidades.
IMAGEM: Fátima Fernandes/DC