Vendas de veículos crescem 9,1% em abril, informa Fenabrave

Foram emplacadas 160,7 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. O resultado ainda está abaixo do registrado no pré-pandemia

Estadão Conteúdo
03/Mai/2023
  • btn-whatsapp

As vendas de veículos tiveram alta de 9,1% no mês passado, quando comparadas ao volume do mesmo período de 2022. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 160,7 mil unidades foram emplacadas em abril, conforme balanço publicado nesta quarta-feira, 3/05, pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias.

Apesar do crescimento, as vendas seguem abaixo das expectativas da indústria, que, com a melhora no fornecimento de peças, confiava em resultados mais próximos aos registrados antes da pandemia de covid-19.

Em 2019, quando não havia impacto nem da crise sanitária nem da irregularidade no abastecimento de componentes, as vendas somaram 231,9 mil veículos no mesmo mês.

O ritmo de vendas em abril se manteve abaixo de 9 mil unidades por dia, assim como em março. Só que como o mês passado teve cinco dias úteis a menos, a variação de março para abril foi negativa em 19,2%.

Com isso, 632,3 mil veículos zero quilômetro foram vendidos desde o início do ano, o que representa uma alta de 14,4% frente aos quatro primeiros meses de 2022, em que havia limitação de oferta. O número, contudo, está 207 mil unidades abaixo do total comercializado em igual período de 2019.

MOTOS

Já as vendas de motos tiveram crescimento de 12,2% no mês passado, frente ao mesmo período de 2022, chegando a 120,9 mil unidades. Em situação pouco comum, o comércio de motos foi maior do que o de carros de passeio, cujos emplacamentos somaram 118,1 mil unidades em abril - ou seja, 2,8 mil veículos a menos.
 
Frente a março, mês com cinco dias a mais de venda, o volume de motos recuou 17,2% em abril.
 
Como resultado da expansão dos serviços de entrega (delivery) e da busca do consumidor por veículos não só mais baratos, mas também mais econômicos no consumo de combustível, 478 mil motos foram vendidas no Brasil durante os quatro primeiros meses do ano. Esse total representa uma alta de 25% sobre o resultado registrado entre janeiro e abril de 2022.
 

IMAGEM: Patricia Cruz/DC

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Os impactos da IA no mercado de trabalho

Confira como foi a festa dos 100 anos do DC