Vendas de Dia dos Namorados deste ano devem superar as de 2021

Esta é a perspectiva da maioria dos empresários do comércio, serviços e indústria ouvidos em pesquisa da Boa Vista

Redação DC
06/Jun/2022
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Pesquisa da Boa Vista mostra que 51% dos empresários têm a perspectiva de um aumento no volume de vendas para o Dia dos Namorados deste ano, na comparação com igual data do ano passado. Em 2021, em meio aos efeitos da pandemia, apenas 17% esperavam alta nas vendas.

Segundo Flávio Calife, economista da Boa Vista, mesmo com o cenário econômico ainda delicado para o consumidor, dado que a inflação não cedeu e os juros continuam subindo, alguns fatores podem impulsionar o consumo no curto e médio prazo. “As vendas no comércio podem ter reflexo da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, bem como a liberação do saque ao FGTS, que pode beneficiar milhões de trabalhadores”, analisa Calife.

A pesquisa da Boa Vista, feita com cerca de 500 empresas, de micro, pequeno, médio e grande porte, dos segmentos do comércio, serviço e indústria, em nível nacional, identificou também que a maior parte das vendas para a data comemorativa deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, mesmo que a intenção em realizar compras on-line tenha apresentado um crescimento de três pontos percentuais (de 36% para 39%) na comparação com último ano.

Similar ao registrado no ano anterior, 50% dos empresários declararam que as vendas desta data representam em torno de 1% a 5% do faturamento total do ano. Para 25% dos entrevistados, elas representam mais de 5% a 10% do faturamento. Para 16%, mais de 10% a 15%, e 9% disseram que representam mais de 15%. 

VESTUÁRIO

O setor de vestuário e calçados deverá ser o mais procurado na data pelos consumidores, assim como demonstrou ter sido na data comemorativa anterior.

Outros setores como o de alimentos, eletrônicos e telefonia também deverão ter aumento na procura segundo a opinião dos empresários entrevistados. 

GASTOS

O ticket médio para a compra do presente deste ano deverá ser em torno de R$ 171, contra os R$ 146 registrados em 2021. E a perspectiva é de que 50% dos consumidores gastem mais que nos anos anteriores.

Ano passado 33% tinham essa expectativa. Ainda de acordo com o estudo, 77% dos empresários acreditam que os consumidores não deverão ultrapassar a casa dos R$ 200 por presente.

 

IMAGEM: Paulo Pampolin/DC

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