Veja 9 marcas que já estão no metaverso

Cada vez mais os consumidores buscam experiências em outras realidades, e marcas como Nike, Coca-Cola e Renner têm acompanhado essa dinâmica

Redação DC
12/Mai/2022
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Cada vez mais em pauta, o conceito de metaverso tem expandido as possibilidades do varejo. A interação de espaços virtuais com espaços físicos é uma realidade em ascensão - e um ponto de discussão recorrente entre startups e gigantes da tecnologia.

A chegada da Meta, nome corporativo das marcas de Mark Zuckerberg, ajudou na popularização do termo metaverso e fez crescer o interesse por essa realidade paralela. As marcas acompanharam esse movimento, sendo que muitas passaram a criar suas realidades alternativas dentro de jogos.

Veja abaixo marcas que já desenvolvem ações dentro do metaverso:

1 – Nike

Ao criar seu próprio universo dentro do jogo Roblox, a Nike lançou a Nikeland no último ano e também anunciou a compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis e artefatos digitais. O intuito da companhia é crescer no metaverso atraindo aqueles que buscam união entre moda e jogos.

2 – Ralph Lauren

Chamada de Winter Space, a Ralph Lauren criou uma área de experiências com espaço para prática de patinação no gelo e compras de roupas da coleção de 1990 da marca – também dentro do jogo Roblox. Outro sucesso da marca em universos virtuais aconteceu dentro do Zepeto, onde teve mais de 1 milhão de visitantes em seu espaço imersivo.

3 – Vans

A marca de vestuário e skate Vans ingressou no Roblox criando o “Vans World”, mundo digital que une moda e esportes virtuais onde é possível realizar compras e criar diversos estilos com a customização de tênis dentro do jogo.

4 – Gucci

Com a grande busca pelas NFTs, o universo da moda é um dos mais presentes nesses ambientes digitais. A Gucci vendeu a versão digital da bolsa Dionysus na plataforma do jogo Roblox pelo valor de US$ 4,1 mil - preço superior ao da versão física do produto.

5 - Balenciaga

Com uma visão diferente, a Balenciaga propôs ao Fortnite vender quatro itens de sua coleção para servir de acessórios dos avatares de jogadores, tornando-se a primeira marca de luxo a fechar parceria com o game. Os itens custam 1000 V-Bucks, o que equivale a aproximadamente US$ 8.

6 – Burberry

A marca de moda de 165 anos entrou no metaverso em parceria com o jogo on-line de multijogadores Blankos Block Party. O objetivo é atrair visibilidade e exposição para suas peças, como braçadeiras e jetpacks, que podem ser adquiridas no mundo real. 

7– Stella Artois

A Stella Artois, que já era conhecida por patrocinar pistas de corrida de cavalos premium, adaptou esse conceito para o metaverso. A marca de cerveja apostou no patrocínio dentro de jogos on-line de corrida de cavalos. A parceria foi feita com a Zed Run, plataforma baseada em blockchain.

8 - Lojas Renner

A Renner é a primeira grande varejista brasileira a fazer uma coleção com tecnologia tridimensional de ponta a ponta, unindo o mundo físico ao digital. Por meio do uso de ferramentas 3D para criação, modelagem e prova digital dos produtos, a marca fez um lançamento exclusivo em realidade virtual para os consumidores interagirem com as peças em uma coleção-cápsula criada de forma 100% digital.

9 - Coca-Cola

A Coca-Cola lançou recentemente o Byte, um refrigerante de edição limitada e criado exclusivamente para o jogo Fortnite. O produto tem também edições disponíveis no mundo físico no Brasil, México, Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, China e Estados Unidos. Além disso, a marca também lançou no metaverso uma coleção de produtos da Coca-Cola jeans e Coca-Cola shoes.

 

IMAGEM: Freepik

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