Threads: como usar a nova rede social no seu negócio

Conexão imediata ao Instagram e uma navegação aparentemente simples, somados à facilidade de atingir comunidades do público-alvo, são as principais vantagens do aplicativo

Cibele Gandolpho
09/Ago/2023
  • btn-whatsapp
Threads: como usar a nova rede social no seu negócio

Nas últimas semanas, muito se falou da nova rede social Threads, lançada pela empresa Meta (antigo Facebook) no início de julho. Trata-se de uma plataforma de conversa com base em textos, bem semelhante ao Twitter.

Nos primeiros cinco dias após seu lançamento, o aplicativo bateu recorde de downloads no mundo e atraiu mais de 100 milhões de usuários. Para efeitos de comparação, o Instagram levou 2 anos e meio para alcançar essa mesma marca; o Tik Tok conseguiu em nove meses; e o ChatCPT, em dois meses. 

Com a febre de interesse pela novidade, grandes marcas e usuários de todo o mundo abriram seus perfis no Threads. Mas será que vale a pena apostar na plataforma para fazer negócios, principalmente para pequenos e médios empreendedores?

A resposta dos especialistas é sim! O Threads é um aplicativo independente, mas que se integra ao Instagram e permite que os usuários façam login usando as mesmas credenciais, trazendo consigo os seguidores da rede irmã. 

“Não é uma moda, é realmente uma ótima ferramenta de trabalho para crescer nos negócios”, avalia João Fernando Saddock, especialista em marketing e inovação. “O Threads já nasceu grande desde o começo e apesar de ainda não permitir anúncios, a Meta deve lançar em breve atualizações que vão beneficiar o empreendedor”, acredita.

A base de usuários do Instagram é uma das maiores vantagens do Threads em relação a outros aplicativos similares. O aplicativo permite que os usuários publiquem posts de até 500 caracteres com links, fotos e vídeos de até 5 minutos. 

COMUNIDADES

Segundo a Meta, a nova rede social fornece uma plataforma de mensagens focada e simplificada, permitindo que as empresas se conectem com seus consumidores facilmente. 

Na área “Rede de Negócios” é possível garantir que anúncios importantes cheguem às pessoas certas imediatamente. Isso pode ser traduzido em dados de produtos, lançamentos, ofertas exclusivas, novidades da empresa e comunicados.

A especialista em marketing e vendas pelas redes sociais, Camila Silveira, diz que uma das principais vantagens do Threads é a simplicidade de publicação e a informalidade. 

“A plataforma traz novas formas de divulgação, deixando o usuário livre do desenvolvimento de grandes produções artísticas, o que pode ser usado como uma grande estratégia para a visibilidade de novos negócios", diz.

Segundo ela, a possibilidade de atuar de forma direcionada pode trazer uma evolução realista aos empreendedores que acabaram não tendo os nichos trabalhados de forma assertiva em outras plataformas. 

“Ele permite que os usuários discutam e compartilhem informações relevantes, criem um senso de pertencimento e fortaleçam o relacionamento”.

Outro ponto importante é a integração com os clientes. “Essa participação demonstrará o compromisso do empresário em ouvir seus clientes e oferecer suporte, estabelecendo uma relação de confiança”, pontua Camila.

O Threads ainda pode ser um espaço valioso para coletar feedback dos clientes e envolvê-los na cocriação de produtos ou melhorias. “As empresas poderão realizar pesquisas, lançar enquetes e pedir sugestões para aprimorar seus produtos e serviços com base nas necessidades e desejos dos consumidores”, ressalta a especialista.

Já para Saddock, é fundamental que um empreendedor, que vislumbra novas oportunidades para seu negócio, esteja na nova rede. “É de graça e mais um meio dele fazer a publicidade de seu negócio. Não tem porquê não estar, mesmo sendo um pequeno ou médio empresário. O Threads traz possibilidades e oportunidades que serão cada vez mais aprimoradas para as empresas e não apenas para usuários comuns.”

Ele acrescenta: “O empreendedor pode, em um primeiro momento, não conseguir postar uma galeria sobre o seu produto, mas, ao conseguir se conectar com seu público-alvo, isso pode fazer esse cliente buscar pelo seu produto em outro momento. É uma oportunidade promissora para os negócios", avalia Saddock.

VANTAGENS PARA O EMPREENDEDOR

Compartilhamento de conteúdo em massa - O Threads se integra automaticamente ao Instagram, o que permite compartilhar conteúdo de texto ou vídeo facilmente. 

A Meta tem abordado influenciadores de redes sociais para estarem no Threads, incentivando-os a postar. Isso deve gerar um fluxo de pessoas muito grande na plataforma, aumentando consideravelmente o apelo para empresas e anunciantes.

Suporte instantâneo ao cliente - O aplicativo oferece uma conexão rápida e direta com o cliente, a fim de solucionar dúvidas ou receber comentários. Os recursos de mensagens rápidas do Threads podem permitir a satisfação e a fidelização do consumidor.

Networking - Estar no Threads abre oportunidades de networking com empresas e profissionais com interesses semelhantes, o que pode gerar parcerias e novas chances de negócios.

Privacidade e segurança melhoradas - Com configurações de privacidade personalizáveis, a empresa pode escolher que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às suas atualizações e conversas de negócios, caso haja alguma informação que não precisa estar aberta a todos, por exemplo. 

ANÚNCIOS EM BREVE

Embora ainda não exista a possibilidade de fazer publicidade aberta, o que deve ser disponibilizado pela Meta em um futuro não tão distante, outros formatos comerciais específicos já estão sendo testados, as chamadas “publis”. 

Nos minutos iniciais que o Threads funcionava, a marca de itens de limpeza Cif, da Unilever, colocou influenciadores conhecidos para falar do produto no aplicativo.

A Meta começou a implementar aos poucos novos recursos que irão permitir que os profissionais de marketing e criadores de conteúdo façam promoções pagas por empresas. 

A companhia já vem buscando aproximar alguns recursos do Instagram e Facebook para o Threads, afirmam os especialistas. A partir disso, é de se esperar que a Meta também importe modelos de monetização de influenciadores, por exemplo, que já foram implementados no passado e passaram por melhorias.

Ainda é cedo para afirmar se a nova rede vai vingar? Há elementos favoráveis para que sim, como a já citada conexão ao Instagram e uma navegação bastante simples. Resta acompanhar o entusiasmo das pessoas que estão entrando na rede e explorar a plataforma para entender melhor as possibilidades e qual o seu diferencial.

COMO ACESSAR?

1 - Para levar sua empresa para a nova rede social basta baixar o aplicativo, que está disponível para usuários de iOS e Android, e criar uma conta. É possível usar as credenciais do Facebook ou do Instagram para isso. Assim, as redes sociais ficam integradas e os seguidores podem ser migrados.

2 - Crie um perfil com foto e uma biografia da sua empresa. Quanto mais detalhado o perfil, mais o aplicativo poderá combiná-lo com conversas e comunidades relevantes. Como o Threads possui uma abrangência grande de comunidades, explore e participe das conversas sobre tópicos de interesse. 

3- Conheça seu público e saiba quais são os interesses dele, os costumes e as percepções.

4 - Explore diferentes formatos de publicação, como fotos e vídeos.

5 - Evite publicar nas duas redes (Instagram e Threads) como se fossem as mesmas, já que o Threads ainda busca uma identidade.

6 - Como ainda não há anúncios pagos, vale criar uma conexão mais direta com o público ao divulgar produtos ou serviços.

 

IMAGEM: divulgação