The Led surfa a onda do retail media, setor em que Brasil se destaca
O investimento médio de painéis de led para retail media no varejo é de R$ 7 mil a R$ 10 mil mensalmente. Retorno pode ser o dobro
Segundo o relatório Latin America Retail Media Trends 2024, da eMarketer para MercadoAds – braço de soluções publicitárias do Mercado Livre –, o universo de retail media na América Latina alcançará a casa de US$ 1,9 bilhão no fim de 2024. Desse volume, o Brasil contribuirá com 40%. Serão pelo menos US$ 770 milhões. O investimento por aqui avançará 42,3% em um ano, o maior crescimento proporcional em todo o mundo, à frente do México (+39,8%), o segundo colocado, e da média global (20,3%).
Retail media é o segmento em que as marcas utilizam espaços (físicos e digitais) dos varejistas para seus anúncios. E essa tendência move também a The Led, empresa brasileira líder em soluções com painéis de led. “Um dos nossos principais impulsionadores tem sido o retail media”, afirmou Richard Albanesi, CEO da empresa. “Queremos crescer 70% nesse mercado em 2024.”
No primeiro semestre, a The Led emitiu R$ 25 milhões em debêntures e pretende utilizar boa parte dos recursos para dobrar para 40 mil metros quadrados, até 2028, o espaço de painéis destinados à retail media. Segundo Albanesi, as empresas varejistas estão atentas à tendência do retail media como forma de diversificação da receita e, ao mesmo tempo, têm feito esforço para separar cada vez mais verba de publicidade para essas ações. O que vale principalmente na temporada de compras de fim de ano. “Com a Black Friday e o Natal se aproximando, temos recebido muitas empresas interessadas em investir mais em estratégias com painéis de led especificamente para retail media.”
No estudo da eMarketer, os investimentos em retail media somarão 8,3% dos gatos com publicidade digital e serão 15,6% no fim de 2028.
Para suportar o crescimento em retail media, a empresa apostou na criação de nova área de negócios, focada no desenvolvimento e gestão de estratégias nesse ambiente. Será liderada pelo recém-contratado Célio Martinez, VP de Retail Media – profissional com 22 anos de experiência nos segmentos de varejo e consumo. Para este ano, a empresa identificou que os segmentos alimentar, farmacêutico e de materiais de construção são os que mais vão investir em tecnologias para publicidade DOOH (digital fora de casa) e retail media no Brasil. “Esses segmentos são nosso foco para este e o próximo ano”, afirmou Albanesi.
LOCAÇÃO
Dados da The Led indicam que o investimento médio de painéis de led para retail media no varejo é de R$ 7 mil a R$ 10 mil mensalmente e o retorno pode representar o dobro desses valores. O modelo mais comum é o de locação. Nele, o cliente recebe, além do equipamento, o suporte para gerenciamento dos conteúdos e a manutenção dos equipamentos. Tudo incluso no valor do serviço. Para entender melhor como encaixar a tecnologia no espaço dos varejistas, a empresa dispõe de uma equipe de arquitetos e engenheiros e realiza um projeto personalizado para cada cliente.
Albanesi diz que a empresa “busca oferecer soluções para as estratégias da comunicação digital no ponto de venda dos varejistas”. Com a estratégia de focar em retail media, a The Led quer crescer 60% neste ano. No ano passado, entregou 1,2 mil projetos, registrando avanço de 150% no volume de negócios e de 50% no faturamento em relação ao ano anterior. Em seus 14 anos de atuação no mercado brasileiro, ela já instalou mais de 80 mil metros quadrados de painéis de led e o varejo representa 25% de todos os painéis da empresa.
IMAGEM: Pão de Açúcar/divulgação