Tentativas de fraudes no e-commerce aumentaram 40% no 1º semestre

Informação faz parte de levantamento da Equifax BoaVista. O estudo mostra ainda que os dispositivos móveis são a principal porta de entrada para os fraudadores

Redação DC
18/Out/2024
  • btn-whatsapp
Tentativas de fraudes no e-commerce aumentaram 40% no 1º semestre

Levantamento da Equifax BoaVista mostra aumento de 40% nas tentativas de fraude no e-commerce no horário comercial, das 12h às 17h59, no primeiro semestre de 2024.

Os dados indicam ainda a manutenção do percentual das tentativas de fraude em 32%, entre 18h e meia-noite, com dados semelhantes entre janeiro e junho de 2024 e 2023. Em contrapartida, os golpes na madrugada, entre meia-noite e 6h da manhã, registraram queda, passando de 8% em 2023 para 6% no mesmo período em 2024.

Segundo a Equifax BoaVista, os dispositivos móveis lideram as tentativas de fraudes no comércio eletrônico com 75% em 2024, contra 74% no mesmo período em 2023. Enquanto os golpes utilizando computadores registraram queda, passando de 26% no ano passado para 25% em 2024.

“O estudo fornece informações cruciais sobre o padrão de comportamento mais frequente dos fraudadores nos horários de alta rotatividade no e-commerce para passarem despercebidos. Isso mostra a necessidade de reforçar medidas de monitoramento nesses períodos do dia”, afirma Rogério Signorini, Vice-Presidente de Produtos e Pré-Vendas da Equifax BoaVista

O estudo revela que o Sudeste é a região que concentra a maioria das tentativas de fraudes, com 63%, sendo que São Paulo e Rio de Janeiro são responsáveis por 50% delas. Mas, no comparativo entre os dois estados, São Paulo registrou aumento nas tentativas de golpes, passando de 40% em 2023 para 41% em 2024. Enquanto o Rio apresentou queda com 11% em 2024, contra 15% em 2023.

Na região Sul, mesmo com a queda das vendas em 2024, foi observado no estudo aumento de 11% das tentativas de golpes, com o Paraná representando 5% delas. No Nordeste, os estados da Bahia e Ceará mantiveram-se como líderes na região com 3%, mesmo percentual do ano passado. Já o Norte teve o menor índice do país com, 6%, por ser a região com menor quantidade de vendas no e-commerce.

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais