Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo
O novo governador terá o desafio de criar um grupo político próprio com quadros de sua confiança e outros de partidos aliados para atuar no seu entorno e constituir o primeiro escalão

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador do Estado de São Paulo. Com 93,6% das urnas apuradas, ele tem 55,3% dos votos válidos, matematicamente eleito, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato do PT, Fernando Haddad, teve 44,6% dos votos válidos.
Com a vitória, o candidato do Republicanos, de 47 anos, põe fim a um período de quase de 30 anos de hegemonia do PSDB no governo do Estado.
Com o desafio de superar a desigualdade social no Estado mais rico do País, o carioca Tarcísio encontrará uma Assembleia Legislativa bastante alinhada às pautas de Jair Bolsonaro.
Tarcísio surpreendeu ao liderar a apuração no primeiro turno, contrariando o sinalizado pelas pesquisas de intenção de voto, que mostravam Haddad na frente. O vice-governador de Tarcísio é Felicio Ramuth (PSD), ex-prefeito de São José dos Campos (SP).
O novo governador terá o desafio de criar um grupo político próprio com quadros de sua confiança e outros de partidos aliados para atuar no seu entorno e constituir o primeiro escalão, após 28 anos de administração do PSDB. Na primeira eleição que disputou na vida e sem história em São Paulo, o ex-ministro bolsonarista está em um partido pequeno e que orbita na área de influência da Igreja Universal, o Republicanos, e já no segundo turno foi pressionado por União Brasil, PSDB e PP a manter as respectivas "ilhas" na máquina.