Soneda e Daiso se unem para lançar ‘lojas híbridas’

Modelo de negócio prevê lojas completas das duas marcas, uma ao lado da outra, com caixas e gestão compartilhados. Primeira unidade será aberta em Araçatuba

Fátima Fernandes
26/Jul/2024
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Soneda e Daiso se unem para lançar ‘lojas híbridas’

Faz algum tempo que redes varejistas se unem para, de alguma maneira, surpreender e atender às novas demandas dos consumidores.

O surgimento das tais store in store, loja dentro de loja, é um exemplo. Em um mesmo espaço, marcas atendem os clientes com produtos que, geralmente, se complementam.

Dois exemplos deste modelo de negócio no país são a Swift, dentro de lojas do Pão de Açúcar, e a Daiso Japan, instalada em quase 50 pontos das redes Pão de Açúcar, Hirota e Shibata.

No varejo mundial, um case considerado bem sucedido é o da Ulta Beauty, rede norte-americana de cosméticos, com unidades em pelo menos 100 lojas da Target.

Nos últimos anos, exemplos como esses se multiplicaram em vários setores. A novidade da vez é que, também a partir de parcerias, novos modelos de negócios surgem no varejo brasileiro.

A Soneda Perfumaria, rede com 44 lojas em 16 cidades do estado de São Paulo, e a Daiso Japan, com mais de 150 lojas no Brasil, acabam de se unir para lançar “lojas híbridas”.

O modelo de negócio é o seguinte: cada uma das lojas tem o seu espaço e a sua entrada, como marcas independentes, assim como se vê nos corredores dos shoppings.

A diferença é que os caixas, a gestão de estoque, os custos com marketing e toda a inteligência do negócio são compartilhados, como se fosse uma única loja.

“Não é um modelo store in store, é outro, pode até chamar de híbrido, criando sinergia entre dois mundos, duas marcas”, afirma Minoru Kamachi, diretor da Soneda.

O local escolhido para inaugurar a primeira Casa da Beleza da Soneda no interior, no final de outubro, foi o shopping Praça Nova, em Araçatuba (SP).

Criada pela família Kamachi, em 2018, a Soneda possui experiência com o modelo store in store em 22 lojas. No shopping Ligth, no Centro de São Paulo, a Daiso tem o seu espaço.

O novo modelo de negócio, de acordo com Kamachi, é um avanço nessas parcerias.

Com store in store, diz, há limitação de SKUs (itens em estoque), já que as marcas não conseguem entregar tudo o que poderiam.

A PARCERIA

Para criar a loja híbrida, a Soneda passou a ser uma franqueadora da Daiso na região de Araçatuba, com acompanhamento full time de mix, vendas e gestão da rede japonesa.

“Com este novo modelo, o mix e a experiência para os consumidores ficam completos, com a exploração de todas as categorias das duas marcas.”

A Soneda e a Daiso estarão lado a lado no piso térreo do shopping Praça Nova, em uma área de cerca de 800 metros quadrados.

Outras lojas híbridas serão abertas. A segunda está prevista para inaugurar em Bauru (SP).

A ideia do novo modelo de parceria partiu da Soneda e foi aprovada pela Daiso no Japão.  

“Ouvimos falar o tempo todo em experiência e conveniência para o consumidor. Vamos oferecer uma facilidade para os clientes, que não precisam sair de uma loja e entrar em outra.”

Outras parcerias da Soneda deverão ser anunciadas em agosto, com outras marcas. Desta vez, envolvendo a loja da Avenida Paulista. “É o conceito da conveniência para os clientes.”

MODELOS SIMILARES

As concessionárias de veículos e grupos de alimentação são os que possuem modelos de negócios mais parecidos com este, de acordo com Marcos Hirai, sócio-fundador do NDEV (Núcleo de Desenvolvimento de Expansões Varejistas).

No setor de revenda de carros, um dos principais exemplos é a parceria entre as francesas Citroën e a Peugeot, que dividem a rede de concessionárias no mundo todo.

“Cada uma das marcas tem a sua comunicação visual. Quando o consumidor olha de fora, parecem duas lojas. Quando entra, vê que são conjugadas”, afirma.

Essa é a mesma lógica de parceria seguida por Soneda e Daiso.

“É um modelo de negócio que potencializa um ponto comercial, principalmente em um momento em que os shoppings ainda possuem grandes áreas para serem ocupadas”, diz.

Este tipo de parceria, de acordo com Hirai, torna mais vantajosa as negociações com os shoppings, além de reduzir os custos que envolvem uma loja em um centro comercial.

Algumas empresas do setor de alimentação estão num movimento parecido, com a união de marcas em um mesmo espaço, para facilitar a vida do consumidor e elevar o faturamento. 

O grupo Halipar, que reúne as marcas Griletto, Montana Gril, Jinjin e Croasonho, decidiu, no ano passado, abrir a possibilidade de os franqueados agregarem outras marcas da empresa.

Algumas operações da Croasonho, por exemplo, também oferecem pratos da Santo Strofonoff, marca do grupo.

De acordo com a Halipar, com as duas marcas, o faturamento das lojas chegou a crescer até 30%.

Mais de dez lojas da Croasonho, com mais de 70 lojas espalhadas em 13 Estados do país, já oferecem as duas marcas.

Para Hirai, modelos de parceria como este da Soneda e da Daiso, e o de grupos que passam a reunir as suas marcas em um mesmo espaço, só tendem a crescer no Brasil.

No mundo da moda, o grupo AR&Co inaugurou, em março deste ano, no shopping Morumbi, a Casa Reserva, em um espaço de 250 metros quadrados, para agrupar as suas marcas.

Reserva, Reserva Mini e Reserva Go estão em um único lugar, que também possui áreas para café e bar e realização de eventos.

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